Nesse sentido, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)...
Para que sejam melhoradas algumas características do concreto, tais como trabalhabilidade, impermeabilidade, alteração no início de pega, entre outros, usam-se produtos químicos chamados de aditivos que adicionados ao concreto, antes ou durante a mistura modificam algumas dessas propriedades. Como regras gerais para emprego de aditivos na confecção de concretos, temos:
( ) Sempre que possível, deve-se evitar o emprego de aditivos, procurando obter, sem esse recurso, um concreto com as propriedades desejadas.
( ) Quando houver a necessidade inevitável de se utilizar aditivos, por quaisquer circunstâncias particulares, deverão ser realizados, previamente, os ensaios necessários, sendo efetuado rigoroso controle na sua dosagem, de forma a não existir nenhuma incompatibilidade entre os aditivos e o aglomerante utilizado.
( ) Os aditivos não deverão ser utilizados para corrigir defeitos próprios do concreto, como seleção incorreta dos componentes, má dosagem, ou mesmo deficiente colocação em obra.
( ) Os aditivos devem ser protegidos de maneira adequada: assim, se estão em pó, devem ser conservados em lugares secos evitando a possível formação de torrões por efeito da umidade, o que acarretaria alterações nas suas propriedades: se em estado líquido, devem ser protegidos do calor e agitados antes do seu emprego, para evitar que as sedimentações que porventura se tenham produzido tirem a sua uniformidade.
( ) Devem ser tomadas precauções para que se tenha uma mistura uniforme do aditivo em toda a massa do concreto, já que a falta de homogeneidade poderá ocasionar efeitos indesejáveis.
( ) O emprego de vários aditivos em um único traço de
concreto pode provocar o aparecimento de problemas
patológicos, devidos a uma possível incompatibilidade
da mistura.