Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Farmacêutico - (HU-FURG)
Foram encontradas 23 questões
O indicador biológico é definido como uma preparação caracterizada de micro-organismo específico que fornece uma resistência definida e estável a um determinado processo de esterilização. Sobre os indicadores biológicos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Bactérias formadoras de esporos são os micro-organismos reconhecidos como apropriados para emprego como indicadores biológicos uma vez que, com exceção da radiação ionizante, esses micro-organismos são, significativamente, mais resistentes aos processos de esterilização do que os micro-organismos da carga microbiana natural do produto.
II. Um indicador biológico pode ser usado na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização e no desenvolvimento e estabelecimento do processo de esterilização para um produto específico.
III. Os indicadores biológicos podem ser usados na qualificação de desempenho do equipamento de esterilização, mas jamais poderão ser usados em processos de obtenção de produto estéril em seu recipiente final e na esterilização de equipamentos; materiais e componentes de embalagem, empregados no processo asséptico.
Estão corretas as afirmativas:
A intercambialidade entre dois medicamentos, por exemplo, medicamento de referência e medicamento genérico, também é conhecida como substituição genérica no ato da dispensação do medicamento pelo farmacêutico. Considerando as condições determinantes para que a intercambialidade entre dois medicamentos ocorra, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A bioequivalência é condição indispensável para que haja intercambialidade entre dois medicamentos, e ela diz respeito aos testes realizados in vitro para avaliação da qualidade dos medicamentos por meio de análise comparativa entre o medicamento teste e o medicamento de referência. Dois medicamentos são bioequivalentes se contiverem o mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, mesma forma farmacêutica e via de administração e devem também ser idênticos em relação à potência ou concentração.
II. Quando dois medicamentos são considerados equivalentes terapêuticos assume-se que ambos vão apresentar a mesma eficácia e segurança ao serem administrados ao organismo, assim como o mesmo potencial para causar efeitos adversos.
III. A biodisponibilidade diz respeito à taxa de liberação da quantidade potencial do fármaco distribuída para os tecidos, e tem como fatores determinantes o débito cardíaco, o fluxo sanguíneo regional e o volume tecidual.
Estão corretas as afirmativas:
Em farmacotécnica, todas as operações de preparo de medicamentos, cosméticos, suplementos nutricionais, entre outros, devem estar descritas em Procedimento Operacional Padrão (POP), acompanhadas por ordem de produção. A mistura de pós é considerada uma etapa crítica no processo farmacotécnico. Sobre a mistura de pós, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Em nenhuma situação poderá ser adicionado à mistura de pós qualquer corante, pois não se utiliza corantes em matérias-primas no estado sólido.
II. Sempre se deve misturar pós de tenuidades semelhantes e, se preciso for, dever-se-á haver operação de trituração e tamisação para homogeneizar o tamanho da partícula.
III. Para substâncias de baixo índice terapêutico, no processo de diluição e homogeneização deve ser utilizada a metodologia de diluição geométrica com escolha e padronização de excipientes, de acordo com o que foi utilizado para realização do estudo de perfil de dissolução. Nesse processo, há a recomendação para a utilização de um indicador de mistura (corante permitido).
Estão corretas as afirmativas:
Alguns esteroides presentes na natureza são caracterizados pela sua alta especificidade e poderosa ação que exercem no músculo cardíaco. Esses esteroides ocorrem como glicosídeos esteroidais e devido a sua ação sobre o músculo cardíaco são denominados de glicosídeos cardioativos ou cardíacos. Sobre os glicosídeos cadioativos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Embora os termos glicosídeo digitálico e glicosídeo cardioativo sejam, em geral, utilizados como sinônimos, glicosídeo cardioativo é um termo muito mais abrangente; o termo digitálico deve ser reservado para os agentes derivados das espécies do gênero Digitalis (popularmente conhecidas como digital ou dedaleira).
II. A digoxina pode ser chamada de glicosídeo digitálico
porque é extraída da Digitalis lanata. A ação farmacológica
da digoxina é decorrente da sua capacidade de inibir a
adenosina trifosfatase sódio potássio (Na+-K+-ATPase),
principalmente em células do músculo cardíaco, o que
gera um aumento de sódio intracelular e diminuição
de potássio intracelular. O aumento da concentração
sódica intracelular induz um aumento da concentração
cálcica intracelular, via canais de Na+-Ca++, resultando
em efeito global inotrópico positivo.
III. Apesar de ser capaz de produzir arritmias cardíacas, a digoxina é uma droga considerada segura quando comparada à digitoxina, já que não fornece risco de ocorrência de bloqueio átrio-ventricular e bradicardia, reações adversas comuns com a digitoxina (classificada como droga com índice terapêutico estreito). A digitosina é extraída da espécie Digitalis purpúrea.
Estão corretas as afirmativas:
A energia química resultante do metabolismo celular é responsável pela manutenção de todos os processos orgânicos. Um dos fatores mais importantes para a preservação dos processos metabólicos é a quantidade de íons hidrogênio (H+) no interior e fora das células. Sobre o equilíbrio ácido-base, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O pH do plasma sanguíneo traduz as reações de um infindável número de substâncias dissolvidas, inclusive os sistemas tampão; seu valor normal corresponde a uma estreita faixa que varia entre 7,35 e 7,45. A elevação da concentração do bicarbonato ou diminuição da pressão parcial de CO2 gera alcalose.
II. Receptores aórticos e carotídeos são sensíveis a variações do pH sanguíneo; quando ocorre queda do pH, o centro respiratório aumenta os estímulos respiratórios promovendo taquipneia; contrariamente, em vigência de aumento do pH, o centro respiratório diminui a frequência dos estímulos à respiração e ocorre bradipneia.
III. A elevação dos níveis de hormônios adrenais circulantes eleva a um aumento na reabsorção de bicarbonato; quando a concentração de potássio é normal, a aldosterona age nas porções distais do néfron aumentando a secreção de hidrogênio e diminuindo a reabsorção de bicarbonato, mantendo-se o pH em equilíbrio; na presença de hipocalemia há um aumento da reabsorção de bicarbonato e da secreção de hidrogênio no túbulo proximal, desenvolvendo-se então alcalose metabólica.
Estão corretas as afirmativas: