Questões de Concurso Público EBSERH 2016 para Médico - Pneumologia, (HUPEST-UFSC)
Foram encontradas 25 questões
Sobre as recomendações para a utilização do dímero D, no diagnóstico do TEP (tromboembolismo pulmonar), analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Um teste negativo, por qualquer método exclui TEP em pacientes com baixa probabilidade clínica.
II. Um teste negativo, por qualquer método exclui TEP em pacientes com moderada probabilidade clínica.
III. O dímero D não deve ser usado em pacientes com alta probabilidade clínica.
Sobre o ecocardiograma no diagnóstico do TEP (tromboembolismo pulmonar), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O ecocardiograma transtorácico raramente consegue visualizar o êmbolo pulmonar, mas às vezes revela um trombo flutuando no átrio ou no ventrículo direito.
II. Embolia pulmonar com importante repercussão hemodinâmica é improvável na presença de ecocardiograma normal
III. O ecocardiograma é um exame não invasivo e de alta sensibilidade e baixa especificidade para o diagnóstico do TEP.
Sobre a história natural da asma, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O risco de persistência da asma até a idade adulta aumenta com a gravidade da doença, a presença de atopia, tabagismo e sexo feminino.
II. A prevenção primária por meio do controle de fatores ambientais e a prevenção secundária por meio do uso de corticoides inalatórios mostraram-se capazes de modificar a progressão da doença em longo prazo na infância.
III. As principais características que têm sido utilizadas para prever se a sibilância recorrente na criança irá persistir na vida adulta são as seguintes: diagnóstico de eczema nos três primeiros anos de vida; pai ou mãe com asma; diagnóstico de rinite nos três primeiros anos de vida; sibilância sem resfriado e eosinofilia sanguínea > 3% (na ausência de parasitoses).
Considerando o diagnóstico de DPOC, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Em qualquer adulto com 40 anos ou mais e história de exposição a fatores de risco (tabaco, biomassa, vapores ou poeira ocupacional), com ou sem sintomas respiratórios, deve-se considerar o diagnóstico da DPOC.
II. Para estabelecer o diagnóstico da DPOC é necessária a realização de espirometria, que haja a presença de obstrução ao fluxo de ar e que ela persista após a administração de BD (broncodilatador) (VEF1 / CVF<0,70 pós-BD).
III. A tosse é a manifestação clínica mais frequente.
Sobre as estratégias de tratamento das exacerbações da DPOC, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Há evidência alta e recomendação forte a favor do uso de corticosteroides sistêmicos orais em exacerbações que requerem tratamento ambulatorial ou venosos em casos de internação hospitalar.
II. Há evidência alta e recomendação forte para o uso de antibiótico em exacerbações graves e muito graves.
III. Há evidência alta e recomendação fraca contra o uso de antibiótico em exacerbações leves e moderadas com expectoração purulenta e/ou nível elevado de PCR.