Sobre a silicose, assinale a alternativa incorreta:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q812401 Medicina
Sobre a silicose, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa incorreta é a letra B. Na silicose subaguda, as alterações radiológicas ocorrem após cinco a dez anos de exposição. As alterações radiológicas são de rápida evolução, apresentando-se inicialmente como nódulos que, devido ao componente inflamatório, evoluem para conglomeração e grandes opacidades. Os sintomas respiratórios são precoces e limitantes. É importante lembrar que a silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica cristalina, presente em poeiras de várias atividades profissionais, como mineração, construção civil, cerâmicas, entre outras. A doença pode se apresentar nas formas aguda, subaguda e crônica. A silicose crônica é a forma mais comum e tem como sintomas tosse, dispneia, fadiga e emagrecimento. Além disso, a exposição à sílica também pode aumentar a suscetibilidade a infecções respiratórias, como a tuberculose.

Erro da E:

Mesmo nos expostos não silicóticos, já se demonstrou uma incidência de tuberculose maior que a da população geral. Em silicóticos, a ocorrência de tuberculose é considerada uma importante complicação, uma vez que normalmente implica em rápida progressão da fibrose pulmonar.

Dados que levam à suspeição de silicotuberculose são: rápida progressão de lesões no raio-X, sintomas constitucionais como astenia, emagrecimento e febrícula persistente. Entretanto, as manifestações iniciais podem ser frustras, alterações radiológicas indistinguíveis daquelas relacionadas à silicose, tornando o diagnóstico, em alguns casos, difícil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo