Questões de Concurso Público IAP - PR 2021 para Agente Profissional - Sociólogo
Foram encontradas 19 questões
“A Sociologia é uma forma de conhecimento científico originada no século XIX. Como toda forma de conhecimento, ela reflete as preocupações e necessidades dos homens de seu tempo. O saber sociológico nasce ligado a fatores históricos e sociais. Compreender o contexto no qual essa disciplina nasceu é fator fundamental para se entender as suas características atuais”.
asdasd(SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica. Marx, Durkheim e Weber. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013. 165 p. p. 15).
Dentro desse contexto de fatores que fomentaram o nascimento do saber sociológico, assinale a alternativa incorreta.
Anthony Giddens afirma que as três das mais importantes e recentes perspectivas sociológicas são o funcionalismo, a abordagem de conflito e o interacionismo simbólico, e que há conexão direta ou indiretamente com os teóricos da Sociologia, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os teóricos do conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
( ) Para o funcionalismo a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade, motivo pelo qual entende que a Sociologia deve investigar a relação existente entre as partes de uma sociedade.
( ) A abordagem de conflito, assim como no funcionalismo, entende ser importante as estruturas existentes dentro de uma sociedade, mas considera importante as divisões existentes na sociedade para sua análise.
( ) O interacionismo simbólico considera mais importante a análise das interações existentes entre os membros da sociedade que formam as estruturas e tem como um de seus expoentes, o francês Émile Durkheim (influência indireta) e o alemão Max Weber (influência direta).
( ) Foi a teoria de Karl Marx que influenciou os teóricos do conflito, inclusive Ralf Dahrendorf, em sua clássica obra, Classe e Conflito de Classe na Sociedade Industrial, de 1959, em que relaciona o conflito mais amplamente à autoridade e ao poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na obra Curso de Filosofia Positiva, foi apresentada por Auguste Comte a ideia de fundar um saber encarregado de aplicar o método científico para o estudo da sociedade, com uma ciência que nos mostrasse as leis de funcionamento da sociedade, pois seria uma forma de enfrentar os problemas do mundo moderno, já que para ele a tarefa da ciência era, justamente, “prever para prover”. Analise as afirmativas abaixo:
I. A Sociologia foi criada por Auguste Comte e surge como uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico, e por isso, era conhecida como “física social”.
II. Na visão de Auguste Comte, a Sociologia era uma ciência positiva, e que deveria aplicar os mesmos rigorosos métodos científicos utilizados pela física e pela química, por exemplo.
III. O Positivismo, como era conhecida a corrente filosófica que surgiu na Alemanha, no início do século XIX, tem na ordem e na ciência a chave para o progresso da sociedade.
IV. Para Comte, os esforços humanos para entender o mundo passaram por três etapas, teológico, científico e positivo. É a conhecida Lei dos três estágios de Comte.
V. Ainda que a visão de Comte para a reconstrução da sociedade nunca tenha se realizado, sua contribuição para sistematizar e unificar a ciência da sociedade foi importante para a profissionalização posterior da Sociologia como uma disciplina acadêmica.
Assinale a alternativa correta:
Para defender o marco distintivo da Sociologia como ciência de outras ciências, Jürgen Habermas (1987) afirma que: “Naturalmente, não faltaram tentativas de converter também a Sociologia em uma ciência especializada na integração social. Todavia, não é casualidade, ao contrário, é um sintoma, o fato de que os grandes teóricos da sociedade [...] provenham da Sociologia. A Sociologia foi a única ciência social que manteve sua relação com os problemas da sociedade global”.
(HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo, Martins Fontes, 2000).
Ao analisar a Sociologia como ciência analise as afirmativas abaixo:
I. A Antropologia estuda as formas e as características das sociedades e suas variações ao longo da história, bem como as diferenças culturais.
II. A Sociologia não se especializou em apenas um aspecto da vida social, como fez a economia, a ciência política ou a cultura. Ao contrário essa ciência concentrou-se primordialmente no estudo da organização social moderna.
III. As Ciências Sociais compreendem as ciências que estão voltadas a entender o funcionamento e desenvolvimento das sociedades. É compreendida pela Sociologia, Política, Economia e Antropologia.
IV. A Ciência Política é uma área das ciências sociais que estuda as ideologias, os regimes e sistemas de governo, o funcionamento da política, e também as formas como se desenvolvem as relações de poder.
Assinale a alternativa correta
As décadas de 20 e 30 do século XX foram importantes para o desenvolvimento da Sociologia no Brasil, anos em que muitos estudaram a sociedade brasileira com vistas a entender a sua formação. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Gilberto Freyre
2. Sérgio Buarque de Holanda
3. Caio Prado Júnior
COLUNA II
( ) Tinha uma visão mais crítica sobre a formação da sociedade brasileira, partindo da visão material e econômica da sociedade.
( ) A tese central do autor é de que o legado personalista da experiência colonial no Brasil era um obstáculo que deveria ser vencido para que acontecesse a democracia política no país.
( ) Foi pioneiro na abordagem cultural na compreensão da formação da sociedade brasileira, contribuindo para o estudo da família patriarcal no Brasil.
( ) Para ele, a origem do atraso da sociedade brasileira estaria vinculada ao tipo de colonização do Brasil, considerada por ele como periférica e exploratória.
( ) Traz as características da colonização portuguesa; a utilização da mão de obra escrava; a formação da sociedade agrária e a mistura das três raças, inclusive entendendo essa mistura como a “força” da nossa cultura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O processo pelo qual as crianças, ou novos membros de uma sociedade, aprendem o modo de vida de sua sociedade é chamado de socialização. Sobre esse processo, analise as afirmativas abaixo:
I. A socialização é o principal canal para a transmissão da cultura através dos tempos e das gerações, sendo por meio dela que acontece a conexão entre as diferentes gerações.
II. A socialização primária ocorre na primeira infância e é o mais intenso período de aprendizado cultural. É tempo em que as crianças aprendem a língua e os padrões básicos de comportamento que formam a base para o aprendizado posterior.
III. A sociedade, entendida de forma dialética, é composta de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização. Somente depois de ter realizado a interiorização é que o indivíduo torna-se membro da sociedade. Isso acontece pelo processo ontogenético da socialização primária e secundária.
IV. A socialização secundária tem lugar mais tarde, na infância e na maturidade. Nesta fase, outros agentes de socialização. As interações sociais nos contextos diversos do contexto da família, como a escola, o trabalho, as organizações, por exemplo, ajudam as pessoas a aprenderem valores, normas e crenças que constituem os padrões de sua cultura.
Assinale a alternativa correta
Classes sociais e status são dois temas que ocupam boa parte das teorias sociológicas, notadamente por ser uma maneira de estratificação social. Os teóricos clássicos contribuem para o entendimento desses conceitos. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Max Weber
2. Karl Marx
3. Émile Durkheim
COLUNA II
( ) Em sua teoria, o status refere-se às diferenças existentes entre os grupos sociais quanto à honra ou ao prestígio social conferido pelos demais. O status passou a ser expresso por meio dos estilos de vida das pessoas.
( ) Para ele, existe uma relação de exploração entre as classes, num modelo compreendido por ele como bipolar.
( ) Em sua teoria, as distinções de status eram resultados das divisões de classes dentro da sociedade.
( ) O seu conceito de classe teve que ser reconstruído a partir do conjunto dos seus escritos, que foram interrompidos por sua morte com a seguinte pergunta: “o que constitui uma classe?”
( ) Para esse autor, as divisões de classe originam-se não apenas no controle ou na falta de controle dos meios de produção, mas em diferenças econômicas que não possuem nenhuma relação direta com a propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A ideia de cultura nasce da análise das sociedades antigas, mas o conceito de ideologia é um produto essencialmente moderno, pois antes da Idade Moderna as explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso. Assinale a alternativa incorreta.
“Diante de uma vitrine temos total acesso àquilo que nos espreita do outro lado, mas se trata de um acesso restrito ao campo visual. Do ponto de vista tátil, a vitrine é uma parede, visualmente é uma tela”. (GUIMARÃES, Euclides. No mundo estetizados em que vivemos. Revista Sagarana. Ed. n. 6, 1999) Sobre o consumo, modo de vida e sustentabilidade, assinale a alternativa incorreta.
Para Lakatos (1999), processo cultural é a maneira, consciente ou inconsciente, pela qual as coisas se realizam, se comportam ou se organizam, apresentando peculiaridades em cada uma de suas formas. Assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Mudança cultural é qualquer alteração na cultura, sejam traços, complexos, padrões ou toda uma cultura, que pode acontecer com maior ou menor facilidade, dependendo do grau de resistência ou aceitação. Vários são os fatores que podem expressá-la: o aumento ou diminuição da população, as migrações, os contatos com os povos de culturas diferentes, as inovações científicas e tecnológicas, as catástrofes, as depressões econômicas, as descobertas fortuitas, a mudança violenta de governo, dentre outros.
( ) Aculturação é um processo na dinâmica cultural, em que os elementos ou complexos culturais se difundem de uma sociedade e outra. Quando as culturas são vigorosas tendem a se estender a outras regiões. Pode realizar-se por imitação ou estímulo, dependendo das condições sociais, favoráveis ou não. As condições geográficas e o isolamento são fatores de impedimento.
( ) Difusão cultural é a fusão de duas culturas diferentes que entrando em contato contínuo originam mudanças nos padrões da cultura de ambos os grupos. Pode abranger numerosos traços culturais, apesar de, na troca recíproca, acontece de um grupo dar mais e receber menos. Com o passar do tempo, as culturas fundem-se para formar uma sociedade é uma cultura nova.
( ) A endoculturação é processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infância. Nela também se inclui o processo da enculturação que estrutura o condicionamento da conduta, dando estabilidade à cultura. Ninguém aprende toda a cultura em que está inserido, mas está condicionado a certos aspectos particulares da transmissão de seu grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A metodologia é o aspecto central da teoria sociológica. É através da determinação do objeto de estudo da Sociologia e de seus procedimentos de pesquisa que os clássicos do pensamento social ajudaram a definir o que, ainda hoje, entendemos por Sociologia. Analise as afirmativas abaixo:
I. A metodologia funcionalista de Max Weber tem como categorias centrais os conceitos de fato e função social, e a partir desses conceitos tornase possível perceber que a concepção funcionalista da Sociologia adota uma concepção estruturalista da sociedade. Nessa concepção teórica e a sociedade que determina o comportamento dos indivíduos.
II. O materialismo histórico é o eixo de compreensão da sociedade defendida por Karl Marx, que defende a conhecida divisão da esfera social em duas realidades: a “infraestrutura e a superestrutura”. Para o teórico, “o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”.
III. A metodologia compreensiva de Emile Durkheim está ancorada nos conceitos de “ação social” e de “compreensão”, pois o que importa é identificar a conduta do indivíduo sempre referida a outro sujeito e ao qual está agregado um sentido que lhe é conferido pelo próprio sujeito da ação.
IV. A Sociologia clássica fixou posições fundamentais que ainda hoje são adotadas por diversas correntes teóricas a respeito da relação entre o indivíduo e a sociedade. Elas estão englobadas no que se convencionou chamar de Coletivismo metodológico (Marx e Durkheim) e Individualismo sociológico (Weber).
V. Entre os exemplos de uma postura fortemente individualista está Niklas Luhmann, para quem os sistemas sociais necessitam dos atores sociais. Numa posição intermediária, que defendem o “relacionismo metodológico”, estão Pierre Bourdier, Anthony Giddens e Jurgën Habermas.
Assinale a alternativa correta.
Identidade e cultura são conceitos polissêmicos. São conceitos utilizados por vários campos das ciências sociais. Sobre esses dois conceitos, assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Identidade, numa explicação ontológica está ligada à essência do ser, àquilo que permanece, mas, paradoxalmente, apesar de significar permanência, necessita de permanente mudança para constante reinterpretação, quer seja do indivíduo, do grupo ou da sociedade.
( ) Clifford Geertz defendia que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e por isso, entendia a cultura como uma ciência experimental em busca de leis.
( ) Para Peter Berger, a identidade é entendida como socialmente outorgada, socialmente sustentada e socialmente transformada, uma vez que a identidade do indivíduo é construída em conformidade com a cultura em que ele está inserido.
( ) Patrimônio cultural é um conjunto de bens concretos que devem ser preservados para que sejam transmitidos a outrem. Para cuidar da diversidade de patrimônio espalhado pelo país, em 30/11/1937, foi criado o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
( ) Para o antropólogo Lévi-Strauss, a identidade é uma espécie de fundo virtual ao qual nos é indispensável referirmo-nos para explicar certo número de coisas, porém sem que tenha jamais uma existência real.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nas instituições sociais é possível serem identificados atitudes e comportamentos distintos entre elas, bem como encontrados elementos culturais igualmente distintos. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação do que está descrito como seus principais objetivos.
COLUNA I
1. Família
2. Estado
3. Escola
4. Empresa
5. Igreja
COLUNA II
( ) É a única instituição social capaz de manter e gerir o uso da força, sendo a autoridade máxima na aplicação do poder da coletividade. Em torno dela todos as demais instituições assumem um papel específico.
( ) É uma instituição preocupada em lidar com a natureza do mistério, dos dilemas profundos da existência. Possui gestão hierarquizada e burocrática, e possui um sistema econômico próprio.
( ) É uma instituição social que ao longo do tempo foi se modificando e apresentando diferentes arranjos possíveis.
( ) É entendida mais como uma organização do que uma instituição propriamente dita. Extremamente essencial para a economia de um país. Tendo em vista a complexidade do mundo contemporâneo, faz-se necessário que se atue de maneira globalizada.
( ) É uma instituição de extrema importância para todas as demais, que extrapola o fim a que se destina, principalmente por ser espaço fecundo para interação e socialização dos indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
“Quando trabalhamos só com mira nos bens materiais, construímos nós próprios a nossa prisão. Encerramo-nos, sozinhos com as nossas moedas de cinza, que não compram nada que valha a pena viver”. (Saint-Exupery, in Terra dos homens) O trabalho é mais do que apenas prover bens materiais, pois outros são seus significados, características e função. Analise as afirmativas abaixo:
I. Uma das promessas da sociedade capitalista é a de que é possível romper com a estratificação social por meio do trabalho e do acúmulo de renda.
II. A função moral da divisão do trabalho social é estreitar os laços de solidariedade social entre os indivíduos.
III. A flexibilização do trabalho já esteve na pauta das discussões políticas, mas chegou-se à conclusão que não é necessária que seja considerada para melhorar a questão do trabalho.
IV. O perfil do trabalhador tornou-se mais especializado, o que exige constante investimento em informação e qualificação.
V. O trabalho é uma especialidade humana, criadora de valores. Por meio dessa especialidade, o homem marca a sua capacidade de transformar a natureza, o ambiente e a sua relação com outros seres humanos.
Assinale a alternativa correta.
Partindo do conceito de habitus e da contribuição dada por dois importantes sociólogos contemporâneos, para o entendimento da sociedade e do indivíduo, assinale a alternativa incorreta.
Levando em consideração o que foi desenvolvido pela Sociologia clássica, notadamente pelos teóricos que são igualmente considerados clássico, analise as afirmativas abaixo:
I. Foi a partir da obra realizada sobretudo por Marx, Durkheim e Weber que a Sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com métodos e objetos próprios. Valores e instituições que antes eram considerados de um ponto de vista suprahistórico passam a ser entendidos como frutos da interação humana.
II. O protestantismo foi considerado pela Sociologia clássica como um importante fator de influência para a consolidação do capitalismo, por valorizar os méritos pessoais e permitir a compreensão do trabalho e do enriquecimento como valorizações espirituais, situação propícia à dinâmica do sistema capitalista.
III. A Sociologia clássica identificou que a compreensão do comportamento humano não está limitada ao estudo do indivíduo em sua singularidade.
IV. Na Sociologia clássica, há a defesa de que a sociedade está além do indivíduo e exerce sobre ele um importante papel de contenção de paixões e instintos.
Assinale a alternativa correta.
“A vida social é um constante cabo-de-guerra entre o nosso desejo de ser livre e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social”. (TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. Tradução de Márcia Marques Gomes Navas. Revisão técnica João Clemente de Souza Neto. São Paulo: Makron Books, 2000. 253 p. p. 47). Todos os indivíduos que vivem em sociedade participam de situações que podem ser bem definidas. Tomando os conceitos apresentados por Jonathan H. Turner em seu livro Sociologia: conceitos e aplicações, assinale as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Conjunto de Status é um complexo de posições que cada um de nós ocupa, que marca as estruturas às quais pertencemos e os sistemas de cultura aos quais estamos ligados.
( ) Os status são ligados uns aos outros, de forma que os papéis são afetados pelos status, ao mesmo tempo em que, contrariamente, têm um efeito em papéis desempenhados por outros status.
( ) Rede de status é um comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status, pois quando nos comportamos em um status, tomamos consciência de normas e outros sistemas de símbolos; e então moldamos esse comportamento de formas que preencham nossas necessidades e personalidade assim como as particularidades de uma situação.
( ) Rede de papéis é o lugar que ocupamos em um sistema de posições interligadas e, ao conhecer esse lugar, sabe-se onde se está localizado e o que se é esperado desse lugar.
( ) Papéis sociais é a totalidade de comportamentos a ser desempenhado por todos aqueles que estão inseridos na estrutura social
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No centro da Teoria da Modernidade de Émile Durkheim e de Max Weber estava a preocupação de explicar os efeitos que as transformações modernas ocasionavam nos mecanismos de integração dos indivíduos na sociedade. Suas contribuições para a Sociologia podem ser traduzidas por suas obras. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Max Weber
2. Emile Durkheim
COLUNA II
( ) O suicídio.
( ) Ensaio sobre algumas categorias da Sociologia compreensiva.
( ) A divisão do trabalho social.
( ) As regras do método sociológico.
( ) O Estado nacional e a política econômica.
( ) A ética protestante e o espírito do capitalismo.
( ) As formas elementares da vida religiosa.
( ) A ciência como vocação.
( ) Economia e sociedade.
( ) O sentido da neutralidade axiológica nas ciências políticas e sociais
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
À Sociologia contemporânea é necessário compreender o fenômeno das sociedades massificadas e do impacto das novas mídias da informação e comunicação nas atividades humanas. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) John Thompson, ao analisar a mídia e a sociedade moderna, aproveitou os escritos de Jurgën Habermas para analisar a relação existente entre a mídia e o desenvolvimento das sociedades industriais, e, ao analisar desde as antigas formas de impressão até a comunicação eletrônica, afirma que a mídia tem desempenhado papel central no desenvolvimento das instituições modernas. Em sua teoria a mídia depende de três tipos de interação: a interação face a face, a interação mediada, e a quase-interação mediada. Nesse sentido, o essencial de sua teoria é a certeza de que o terceiro tipo de interação venha a dominar os dois primeiros, assim como defendia Jean Baudrillard.
( ) Na década de 60, do século passado, o sociólogo canadense Marshall McLuhan defendeu a idéia de que, nas sociedades em geral, o modelo de mídia influi mais na estrutura social do que propriamente o conteúdo vinculado. Assim, para ele, numa sociedade em que prevalecesse a mídia impressa, por exemplo, o desenvolvimento dessa sociedade tenderia a ser diferente de outras que prevalecesse outro tipo de mídia.
( ) É do sociólogo Marshall McLuhan a ideia de aldeia global, ou seja, a visão segundo a qual milhões de pessoas em todo o mundo assistem a um só tempo à transmissão de informações sobre todos os assuntos e procuram conhecer o desenrolar dos fatos, tornando-se, de certo modo, participante deles. Assim, muitas opiniões são formadas e acabam influindo no cotidiano mundial.
( ) Em um sistema democrático a mídia exerce o papel de prover a sociedade com as informações necessárias ao exercício da cidadania, com vistas a facilitar aos cidadãos o acesso às informações sobre seus direitos e sobre o andamento das decisões políticas e econômicas, mas na atualidade, as interações estabelecidas pela mídia não apresentam nenhum viés democrático, sobretudo em função de a acessibilidade de meios eletrônicos não ser universal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.