Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Bioquímico

Foram encontradas 20 questões

Q1858488 Biomedicina - Análises Clínicas
O gráfico de controle é aceito universalmente como um parâmetro valioso para se interpretar a variabilidade de um sistema de medição. A análise do gráfico é muito contributiva para compreender a variabilidade de um sistema de medição. Considerando o gráfico de LeveyJennings para analisar uma corrida analítica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1858489 Biomedicina - Análises Clínicas
A sorologia é a ciência que estuda o soro e as respostas imunes que são evidenciadas no soro. Os microrganismos são antigênicos, isto é, aqueles que entram no corpo de um animal estimulam a produção de anticorpos. Os anticorpos são proteínas que circulam no sangue e se combinam de maneira altamente específica às bactérias que causaram a sua produção. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O sistema imune de um coelho inoculado com as bactérias mortas da febre tifoide (antígenos) responde com a produção de anticorpos, contra as bactérias da tifoide. Soluções desses anticorpos utilizadas na identificação de muitos microrganismos de importância médica, encontram-se disponíveis comercialmente, esse tipo de solução é chamado de antissoro. ( ) Se uma bactéria desconhecida é isolada de um paciente, ela não pode ser testada com um antissoro conhecido. ( ) Os testes sorológicos podem diferenciar não somente espécies microbianas, mas também linhagens dentro de uma espécie. Linhagens que apresentam diferentes antígenos são chamadas de sorotipos, sorovares ou biovares. ( ) Os testes sorológicos não podem ser utilizados para a triagem de isolados bacterianos. Se um antissoro reage com as proteínas de diferentes espécies ou linhagens bacterianas, essas bactérias não podem ser testadas posteriormente para a análise de parentesco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1858490 Biomedicina - Análises Clínicas
Os príons são partículas infecciosas de proteináceos que não possuem ácidos nucléicos. São, em grande parte, se não totalmente, compostos por um isoforme anormal de uma proteína celular normal. Em mamíferos causam scrapie e outras doenças neurodegenerativas relacionadas ao homem e aos animais. As doenças provocadas pelos príons também são referidas como encefalopatias espongiformes transmissíveis (TSEs). Diferente de alguns vírus, as propriedades dos príons mudam dramaticamente quando são passados de uma espécie para outra. Tais considerações dos princípios básicos da biologia priônica ajudam a formar a base para a classificação da biossegurança de diferentes príons. De acordo com a classificação do nível de biossegurança, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q1858491 Biomedicina - Análises Clínicas
No Brasil, existe uma certa confusão entre a Biossegurança Legal e a Biossegurança Praticada. A Biossegurança Legal está relacionada à Lei de Biossegurança no 11.105/2005 que versa sobre a manipulação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), células-tronco e clonagem humana, enquanto que a Biossegurança Praticada está centrada nas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Saúde, Resoluções da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), além de diretrizes da Organização Mundial da Saúde e tem por objetivo minimizar ou eliminar a exposição aos riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes encontrados nos ambientes laborais. Quanto aos Níveis de Biossegurança, assinale a alternativa que apresenta qual o nível correto aplicável para laboratórios clínicos, de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção onde o trabalho com agentes exóticos possa causar doenças sérias ou potencialmente fatais, como resultado de exposição por inalação e que a equipe laboratorial deve possuir treinamento específico no manejo de agentes patogênicos e potencialmente letais. 
Alternativas
Q1858492 Biomedicina - Análises Clínicas

A eliminação das escórias do sistema digestório do organismo é essencial para a saúde. Esses resíduos excretados são conhecidos como fezes. A contagem, em matéria fecal, dos ovos de diversos helmintos intestinais é parâmetro de valor incontestável, como índice da intensidade de parasitoses e recurso laboratorial de avaliação da eficácia de procedimentos terapêuticos.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


     A análise das fezes determina suas várias propriedades para fins diagnósticos. O exame de fezes pode ter as seguintes finalidades: detecção de _____ digestiva, obstrução gastro intestinal, icterícia obstrutiva, _____, disenteria, colite ulcerativa e aumento na _____. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: D