Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Bioquímico

Foram encontradas 20 questões

Q1858488 Biomedicina - Análises Clínicas
O gráfico de controle é aceito universalmente como um parâmetro valioso para se interpretar a variabilidade de um sistema de medição. A análise do gráfico é muito contributiva para compreender a variabilidade de um sistema de medição. Considerando o gráfico de LeveyJennings para analisar uma corrida analítica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1858489 Biomedicina - Análises Clínicas
A sorologia é a ciência que estuda o soro e as respostas imunes que são evidenciadas no soro. Os microrganismos são antigênicos, isto é, aqueles que entram no corpo de um animal estimulam a produção de anticorpos. Os anticorpos são proteínas que circulam no sangue e se combinam de maneira altamente específica às bactérias que causaram a sua produção. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O sistema imune de um coelho inoculado com as bactérias mortas da febre tifoide (antígenos) responde com a produção de anticorpos, contra as bactérias da tifoide. Soluções desses anticorpos utilizadas na identificação de muitos microrganismos de importância médica, encontram-se disponíveis comercialmente, esse tipo de solução é chamado de antissoro. ( ) Se uma bactéria desconhecida é isolada de um paciente, ela não pode ser testada com um antissoro conhecido. ( ) Os testes sorológicos podem diferenciar não somente espécies microbianas, mas também linhagens dentro de uma espécie. Linhagens que apresentam diferentes antígenos são chamadas de sorotipos, sorovares ou biovares. ( ) Os testes sorológicos não podem ser utilizados para a triagem de isolados bacterianos. Se um antissoro reage com as proteínas de diferentes espécies ou linhagens bacterianas, essas bactérias não podem ser testadas posteriormente para a análise de parentesco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas
Q1858490 Biomedicina - Análises Clínicas
Os príons são partículas infecciosas de proteináceos que não possuem ácidos nucléicos. São, em grande parte, se não totalmente, compostos por um isoforme anormal de uma proteína celular normal. Em mamíferos causam scrapie e outras doenças neurodegenerativas relacionadas ao homem e aos animais. As doenças provocadas pelos príons também são referidas como encefalopatias espongiformes transmissíveis (TSEs). Diferente de alguns vírus, as propriedades dos príons mudam dramaticamente quando são passados de uma espécie para outra. Tais considerações dos princípios básicos da biologia priônica ajudam a formar a base para a classificação da biossegurança de diferentes príons. De acordo com a classificação do nível de biossegurança, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q1858491 Biomedicina - Análises Clínicas
No Brasil, existe uma certa confusão entre a Biossegurança Legal e a Biossegurança Praticada. A Biossegurança Legal está relacionada à Lei de Biossegurança no 11.105/2005 que versa sobre a manipulação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), células-tronco e clonagem humana, enquanto que a Biossegurança Praticada está centrada nas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Saúde, Resoluções da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), além de diretrizes da Organização Mundial da Saúde e tem por objetivo minimizar ou eliminar a exposição aos riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes encontrados nos ambientes laborais. Quanto aos Níveis de Biossegurança, assinale a alternativa que apresenta qual o nível correto aplicável para laboratórios clínicos, de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção onde o trabalho com agentes exóticos possa causar doenças sérias ou potencialmente fatais, como resultado de exposição por inalação e que a equipe laboratorial deve possuir treinamento específico no manejo de agentes patogênicos e potencialmente letais. 
Alternativas
Q1858492 Biomedicina - Análises Clínicas

A eliminação das escórias do sistema digestório do organismo é essencial para a saúde. Esses resíduos excretados são conhecidos como fezes. A contagem, em matéria fecal, dos ovos de diversos helmintos intestinais é parâmetro de valor incontestável, como índice da intensidade de parasitoses e recurso laboratorial de avaliação da eficácia de procedimentos terapêuticos.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


     A análise das fezes determina suas várias propriedades para fins diagnósticos. O exame de fezes pode ter as seguintes finalidades: detecção de _____ digestiva, obstrução gastro intestinal, icterícia obstrutiva, _____, disenteria, colite ulcerativa e aumento na _____. 

Alternativas
Q1858493 Biomedicina - Análises Clínicas
Os protozoários intestinais são transmitidos por via fecal-oral, de modo que as infecções são muito disseminadas em áreas onde as condições sanitárias são inadequadas. Também são comuns nos EUA, em locais onde predominam incontinência fecal e higiene precária, como pode ocorrer em instituições para o tratamento da saúde mental e creches. Ocasionalmente, ocorreram nos EUA grandes surtos de infecção intestinal por protozoários transmitidos pela água e por alimentos. Com base no que diz respeito aos protozoários intestinais, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1858494 Biomedicina - Análises Clínicas
O coagulograma é fundamental no préoperatório de qualquer procedimento cirúrgico de médio a grande porte. Também deve ser solicitado para investigar sangramentos espontâneos e petéquias. O coagulograma é um conjunto de exames que avalia os mecanismos de hemostasia. Assinale a alternativa incorreta referente a coagulação sanguínea. 
Alternativas
Q1858495 Biomedicina - Análises Clínicas
Os exames que compõem o coagulograma são muito importantes principalmente no préoperatório de cirurgias de médio e grande porte, são fundamentais quando o paciente apresenta histórico de sangramentos repentinos ou de doenças que alteram a coagulação. Também são solicitados quando um paciente for picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a hemostase (coagulação). Existem inúmeras doenças relacionadas a coagulação do sangue e por isso o coagulograma é muito solicitado na prática da clínica médica. Em relação ao Tempo de Coagulação (TC), assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1858496 Biomedicina - Análises Clínicas

Algumas enzimas são proteínas simples consistindo inteiramente de cadeias polipeptídicas, como as enzimas hidrolíticas pepsina, tripsina, lisozima e ribonuclease. Entretanto, a maioria das enzimas somente exercem sua atividade catalítica em associação com co−fatores metálicos e coenzimas. Em relação as enzimas, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

     Sítio ativo é a região na superfície da enzima onde ocorre a _____. O substrato liga-se ao sítio ativo por ligações não−covalentes (interações eletrostáticas, pontes de hidrogênio, interações de van der Waals e interações hidrofóbicas). A especificidade da ligação enzima-substrato depende do arranjo precisamente definido de átomos no sítio ativo. Uma das explicações para a elevada especificidade das enzimas é que suas estruturas tridimensionais permitem um perfeito encaixe com o _____. Dois modelos foram propostos para explicar a especificidade enzimática, o modelo _____ e o modelo _____. 

Alternativas
Q1858497 Biomedicina - Análises Clínicas
Três propriedades distintas das enzimas permitem que elas exerçam papel central na promoção e regulação dos processos celulares, caracterizando-as como componentes vitais aos sistemas vivos. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1858498 Biomedicina - Análises Clínicas
A partir da década de 1970, ficou mais fácil analisar a molécula de DNA com o isolamento das enzimas de restrição. Tratam-se de enzimas produzidas normalmente por bactérias e que possuem a propriedade de defendê-las de vírus invasores. Essas substâncias “picotam” a molécula de DNA sempre em determinados pontos, levando a produção de fragmentos contendo pontas adesivas, que podem se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que tenham sido cortadas com a mesma enzima. Existem três tipos de enzimas de restrição, assinale a alternativa que descreve corretamente o Tipo I de enzima de restrição: 
Alternativas
Q1858499 Biomedicina - Análises Clínicas
A urina é constituída por ureia e substâncias químicas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água. Fatores como: alimentação, atividade física, metabolismo corporal, função endócrina e até mesmo a posição do corpo podem influenciar nas concentrações dessas substâncias. Para a análise de sedimento na urina, assinale alternativa que corresponde ao método de análise correto.
Alternativas
Q1858500 Biomedicina - Análises Clínicas
Proteína na urina (proteinúria) normalmente pode ser detectada pela tira reagente quando está presente em grandes quantidades. As proteínas podem aparecer na urina constantemente ou apenas de forma intermitente, conforme a causa. A proteinúria pode ocorrer normalmente após exercício extenuante, como correr uma maratona, mas é geralmente um sinal de doença renal. Pequenas quantidades de proteína na urina podem ser um sinal precoce de lesão renal devido ao diabetes. Quantidades tão pequenas podem não ser detectadas pela tira reagente. Nestes casos, a urina será coletada durante um período de 12 ou 24 horas e testada por um laboratório. Em relação as implicações clínicas referentes à proteína na urina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1858501 Biomedicina - Análises Clínicas
Os exames bioquímicos são medidas objetivas do estado nutricional e são usados para detectar deficiências subclínicas e para confirmação diagnóstica. Algumas desvantagens limitam o uso desses indicadores na avaliação do estado nutricional como: utilização de alguns medicamentos, condições ambientais, estado fisiológico, presença de estresse, injúria ou inflamação. Um dos exames bioquímicos comumente solicitados pelos médicos é o exame de glicemia. De acordo com afirmativas abaixo, assinale a alternativa incorreta referente ao exame de glicemia.
Alternativas
Q1858502 Biomedicina - Análises Clínicas
A prevalência do diabetes melito tipo 2 tem se elevado vertiginosamente e espera-se ainda um maior incremento. Na América Latina há uma tendência do aumento da frequência entre as faixas etárias mais jovens, cujo impacto negativo sobre a qualidade de vida e a carga da doença ao sistema de saúde é relevante. O aumento das taxas de sobrepeso e obesidade associado às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional, são os principais fatores que explicam o crescimento da prevalência do diabetes tipo 2. As modificações no consumo alimentar da população brasileira - baixa frequência de alimentos ricos em fibras, aumento da proporção de gorduras saturadas e açúcares da dieta - associadas a um estilo de vida sedentário compõem um dos principais fatores etiológicos da obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. Programas de prevenção primária do diabetes vêm sendo desenvolvidos em diversos países, cujos resultados demonstram um impacto positivo sobre a qualidade de vida da população. De acordo com os critérios da ADA (American Diabetes Association), assinale a alternativa incorreta referente aos exames definitivos para diabetes melito: 
Alternativas
Q1858503 Biomedicina - Análises Clínicas

Hemograma é o conjunto de avaliações das células do sangue que, reunido aos dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande número de patologias. Este exame fornece informações diagnósticas valiosas sobre o sistema hematológico e outros sistemas orgânicos, prognóstico e resposta ao tratamento de recuperação. Sobre a coleta de sangue, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

    Deve-se coletar o sangue com o paciente descansado, bem acomodado (deitado ou sentado), com o garrote suficientemente ajustado evitando seu uso prolongado. Usar tubo com _____, tomar os cuidados pertinentes para evitar _____ e realizar homogeneização lenta por inversão no mínimo por cinco vezes. Encaminhar para análise no período máximo de 4 horas.

Alternativas
Q1858504 Biomedicina - Análises Clínicas
A cromatografia é uma técnica de separação de misturas, baseada na passagem de mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A separação depende da diferença de interação dos analitos entra a fase móvel e a fase estacionária. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1858505 Biomedicina - Análises Clínicas
Método qualitativo cujo a técnica não apresenta sensibilidade elevada, não é capaz de detectar bandas monoclonais em baixas concentrações, o que permitiria o diagnóstico laboratorial precoce das gamopatias. Tal método é utilizado para detectar substâncias solúveis imunogênicas, desde que os imunocomplexos formados tenham tamanho suficiente para formar as linhas de precipitação. A técnica também permite a caracterização de proteínas com confiabilidade, detectando anormalidades estruturais (padrão de mobilidade eletroforética) e alterações nas concentrações (espessura do arco de precipitação formado). Das técnicas abaixo, assinale a alternativa que apresenta o método descrito.
Alternativas
Q1858506 Biomedicina - Análises Clínicas
Em 1985, surgiu a primeira geração de ensaios para o diagnóstico da infecção pelo HIV. Esses ensaios empregavam antígenos virais, obtidos a partir da lise viral em cultura de células. A detecção de anticorpos era baseada na metodologia denominada ELISA indireto. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
    Atualmente os testes ELISA do tipo sanduíche ou _____ são muito utilizados no diagnóstico da infecção pelo HIV. Em sua fase sólida estão fixados _____ que se ligam aos _____ (imunoglobulinas) presentes na amostra. Em seguida, é adicionada uma solução de _____ recombinantes e peptídeos sintéticos do HIV-1 e grupo O e HIV-2, conjugadas com uma enzima. A revelação da reação ocorre pela adição de _____ (cromógeno e peróxido de hidrogênio – H2O2), que produzirá cor e será medida por um espectrofotômetro. Os resultados são determinados pela leitura da densidade ótica, obtida no final do ensaio. Cada conjunto diagnóstico indica como calcular o ponto de corte, a partir do qual as reações são interpretadas como reagentes, não reagentes ou indeterminadas. 
Alternativas
Q1858507 Biomedicina - Análises Clínicas
Os marcadores tumorais são substâncias que podem ser encontradas no corpo, normalmente no sangue ou na urina, quando o câncer está presente. Junto com outros exames, os marcadores tumorais podem ser utilizados para ajudar a diagnosticar o tipo de câncer, e, em alguns casos, para monitorar o tratamento. Sobre marcadores tumorais, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: D
6: B
7: C
8: A
9: D
10: C
11: B
12: A
13: C
14: B
15: D
16: C
17: B
18: A
19: C
20: A