Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Médico Ginecologista

Foram encontradas 20 questões

Q1885944 Medicina
Dentre os componentes de suporte do assoalho, destacam-se as fáscias pélvicas, o diafragma pélvico e o diafragma urogenital. O principal componente do diafragma pélvico é o músculo levantador do ânus, que se divide em 4 músculos menores. Sobre eles, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1885945 Medicina
O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre todas as mulheres, com aproximadamente 500.000 novos casos diagnosticados por ano, dos quais 80% dos casos diagnosticados de países em desenvolvimento. No Brasil, estima-se que o câncer de colo do útero seja a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo de mama, sendo a quarta causa de morte em mulheres. Os fatores de risco relacionados ao câncer de colo uterino são: a idade superior a 40 anos, o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais, frequência de coito, multiparidade, baixas condições socioeconômicas, higiene íntima inadequada e o tabagismo. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O HPV tem papel muito importante no desenvolvimento da Displasia das células cervicais, este está presente em mais de 90 % dos casos.
( ) O câncer do colo é considerado de bom prognóstico caso seja diagnosticado e tratado precocemente e adequadamente , pois esse tipo de câncer apresenta evolução lenta.
( ) Cerca de 30 a 85% dos carcinomas in situ não tratados evoluem para invasão em 10 anos.
( ) Fazer o diagnóstico em fase mais avançada da doença, este pode ser o maior responsável pela manutenção das taxas de mortalidade elevadas.
( ) É indicado o tratamento nos estádios IA2, IB2 e em casos selecionados no estadio IIA.
( ) Pode ser indicado a radioterapia, radioterapia com quimiossensibilização e a quimioterapia neoadjuvante seguida de cirurgia nos estádios IIB, III e IVA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1885946 Medicina
Paciente de 16 anos, sexo feminino, comparece ao hospital devido a quadro de dor abdominal em região hipogástrica há 10 dias, acompanhada de disuria e diarreia, sem alteração de cor e sem sangramento associado. Já estava fazendo uso de norfloxacino há 6 dias sem melhora clínica. Nega febre, náuseas e vômitos. Nega comorbidades, nega cirurgias e nega uso de drogas licitas ou ilícitas. Nega uso de outros medicamentos. Refere menarca aos 11 anos e coitarca aos 12 anos. Foi abusada sexualmente pelo padrasto quando tinha 13 anos de idade, porém atualmente refere só ter relações sexuais consentidas e omitiu quando foi sua última relação sexual. Refere atraso menstrual provavelmente de 10 dias. Nega uso de método contraceptivo. Ao exame físico, apresentava-se em regular estado geral, normocorada, hidratada, temperatura axilar de 37,8ºC, frequência cardíaca de 124 batimentos por minuto, normotensa e eupneica. Auscultas cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdome discretamente distendido, difusamente doloroso, sobretudo em fossa ilíaca esquerda, sinal de Blumberg negativo. Genitália trófica e desenvolvimento dos pelos pubianos Tunner III. O exame especular foi dificultado pela dor da paciente, identificando apenas secreção amarelada e fétida com presença de lesão no terço proximal da vagina impedindo a visualização do colo uterino. No exame vaginal bimanual observou-se uma lesão no terço proximal da vagina, estenosante. Apresentou dor tanto na mobilização do colo do útero, quanto ao realizar a palpação anexial bilateral. Os exames que deveriam ser solicitados nesse primeiro momento à hipótese diagnóstica mais adequada e tratamento seriam: 
Alternativas
Q1885947 Medicina
A.C.M., sexo feminino, 28 anos, caucasiana, G1PC1A0 1CP, último parto há três anos, nega comorbidades, emuso regular de anticoncepcional oral, procurou atendimento na emergência devido a quadro de distensão abdominal e dor de forte intensidade em região de hipogástrio de início há 5 meses; relata dor tão intensa que dificultava sua deambulação. Foi realizado ultrassonografia transvaginal que evidenciou cisto multilocular, de superfície lisa, 30x19x11cmcom volumede 5.225g, extensão da região pélvica à região epigástrica e presença de pseudomixoma peritoneal. A principal hipótese diagnóstica, bem como linhagem histológica e tratamento trata-se de: 
Alternativas
Q1885948 Medicina
Os leiomiomas uterinos são tumores benignos de origem nas células musculares lisas do miométrio. São causa comum de morbidade em mulheres em idade reprodutiva, porém a grande maioria apresenta-se assintomática sem necessidade de intervenção. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) São classificados de acordo com sua localização em intramurais, submucosos, subserosos e cervicais. São ditos intramurais, quando o seu desenvolvimento ocorre dentro do miométrio. Estes podem admitir grandes volumes aponto de distorcer a cavidade uterina, bem como sua superfície serosa. Os miomas submucosos são formados de células miometriais que se encontram logo abaixo do endométrio e estes crescem para a cavidade uterina, na maioria das vezes. Os miomas subserosos têm origem na superfície serosa do útero e podem ter uma base ampla ou pedunculada e podem ser intraligamentares. Os miomas cervicais localizam-se na cérvice uterina.
( ) Normalmente, tornam-se sintomáticos em mulheres entre 40 e 50 anos de idade. A incidência apresenta grande variação de 5% a 80% –, dependendo do método diagnóstico utilizado. Os fatores de risco são a nulíparidade, tabagismo, consumo exagerado de carne vermelha, obesidade, ser da raça negra e histórico familiar. Os fatores protetores seriam uso de Anticoncepcional Oral ou injetável (que tenha em sua formulação Valerato de estradiol) e consumo de peixes, crustáceos e vegetais.
( ) Os miomas sintomáticos tem relação com o número de ocorrência, tamanho e localização. As principais queixas são as alterações menstruais como menorragia e hipermenorreia, anemia ferropriva, dor ou pressão em pelve, sintomas obstrutivos e disfunção reprodutiva. Os miomas submucosos normalmente são os mais associados há menorragia. A ultrassonografia transvaginal associada, caso haja necessidade da realização do exame por via abdominal, é o padrão ouro, com sensibilidade de 95 a 100%. A ressonância magnética também pode ser usada como método diagnóstico e esta faz diferença, quando comparado ao ultrassom, quando nos deparamos com situações de múltiplos miomas ou de grandes volumes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1885949 Medicina
A.M.B.P., sexo feminino, 25 anos, refere apresentar ciclos irregulares com intervalo de aproximadamente 50 a 65 dias entre eles. IMC de 31 Kg/m², com dificuldade em perda de peso, aumento de pelos onde não havia percebido anteriormente. Realizou exame de imagem que mostrou ovários com vários cistos periféricos. Com relação à Síndrome de Ovário Micropolicístico, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1885950 Medicina
M.S.S.L., sexo feminino, 22 anos, P0G0A0, solteira, ensino médio completo, procurou ambulatório de ginecologia devido à queixa de amenorreia primária e ausência de desenvolvimento mamário. Referiu pubarca aos 13 anos, ausência de telarca e menarca e coitarca aos 16 anos. A mesma negou o uso de métodos contraceptivos e refere apenas fazer uso de carbamazepina. Ao exame físico, observou-se mamas em estágio M2 de Tanner, genitália em estágio P3 de Tanner, com grandes e pequenos lábios hipotróficos e simétricos, além de hipotrofia do clitóris. Foi observada alteração auditiva. Foram solicitados exames laboratoriais que incluíram dosagens hormonais, ultrassonografia pélvica e cariótipo.
As dosagens hormonais que merecem destaque são: T4 livre 0,88 ng/dl; TSH 3,16 μUI/ml; FSH 199,02 mUl/ml; LH 41,95 mUl/ml; Prolactina 12,69 ng/ml; Estradiol 75,00pg/ml;Progesterona 0,39ng/ml; 17αhidroxiprogesterona 91 ng/ml; Testosterona < 20 ng/ml.
A USG pélvica realizada mostrou útero medindo 0,6 cm³, e gônadas em fita, medindo os ovários direito e esquerdo 0,4 cm³ e 0,5 cm³,respectivamente. Cariótipo 46, XX. Analise as afirmativas abaixo:
( ) Trata-se de quadro de hipogonadismo hipergonadotrófico, Sd. De Perrault.
( ) Trata-se de quadro de hipogonadismo hipergonadotrófico, Sd. De Swyer.
( ) Alguns folículos podem ser observados em pacientes com essa síndrome durante a puberdade. O diagnóstico precoce é de extrema importância para se evitar as complicações do hipoestrogenismo crônico, como osteoporose, aumento do risco cardiovascular e síndrome metabólica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1885951 Medicina
Com relação à Sífilis, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1885952 Medicina
Com relação à fisiologia do ciclo menstrual, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1885953 Medicina
Com relação às leucorreias, analise as afirmativas abaixo:
( ) Na vaginose bacteriana o PH vaginal encontrase > ou = a 4.5.
( ) No exame a fresco das vaginites por cândida observa-se hifas e esporos.
( ) Esquema alternativo de vaginose bacteriana deve ser realizado com clindamicina gel vagina 100 mg, por 3 noites e clindamicina 300 mg via oral de 12/12 h, por 10 dias.
( ) Durante a gestação o tratamento ideal de vaginose bacteriana deve ser realizado sempre com metronidazol via oral, salvo em condições onde a paciente for alérgica ao sal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1885954 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o que mais altera a secreção de prolactina.
Alternativas
Q1885955 Medicina
A.P.F., 20 anos, casada, G1P0A1, foi realizar exames de rotina equandoindagada a respeito dos seus hábitos e vícios,relatou ser usuária de drogas e ter relação extraconjugal, com uso irregular de condom. Relata que ela e seu esposo estão pensando em uma nova gravidez e, diante disso, informou à médica que não manteria mais as relações extraconjugais e que já estava suspenso o uso das drogas, afirmando que já planejou há suspensão de tais narcóticos, por completo, 2 meses antes de engravidar, para não afetar a gestação. Diante de todo esse relato, foram solicitados exames de sorologia, dentre eles, o de Hepatite C e HIV foram positivos. A paciente foi convocada a comparecer ao ambulatório sendo informada a respeito de tais resultados. A médica a encaminhou ao serviço de infectologia e informou que o marido deveria ser alertado dos diagnósticos, pois o mesmo teria que realizar exames de sorologia e ficar ciente do risco de manter relações desprotegidas, caso exame negativo. A paciente implorou à médica que não informasse aomarido, prometeuquenãoteria mais relações desprotegidas e que daria um jeito de pedir a ele para fazer exames, porem sem saber o motivo pelo qual estaria fazendo-os. Solicitou também que não relatasse no prontuário tais informações. A médica orientou a paciente que isso não seria possível e deu um curto prazo para a mesma contar espontaneamente ao marido, caso contrário, ele seria convocado para ter ciência dos fatos. Com relação aos princípios da bioética e prontuário médico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quando a paciente implorou à médica que não informasse ao marido, prometendo que não o deixaria exposto ao risco de contrair as DSTs e que o faria fazer os exames de sorologia, deveria ter sido acatado pela médica, pois ela iria impedir uma crise no casamento de sua paciente.
( ) Quando pediu para a médica não relatar o fato no prontuário e a mesma negou, esta estava correta, pois o prontuário médico deve ser preenchido corretamente, sem omitir dados, pois é a principal defesa médica e este deve ser guardado por no mínimo 25 anos. Após esse período, o mesmo pode ser mantido apenas em arquivo digital.

( ) Quando a médica estipulou prazo permitindo que a paciente informasse seu diagnóstico ao esposo estava correta pois respeitava o artigo 73 do código de ética médica (Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente).
( ) A médica infligiu o código de ética médica, pois a mesma foi imprudente e não deveria mais conduzir o caso, uma vez que não havia mais relação de confiança e que a relação médico- paciente estava ameaçada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1885956 Medicina
A.M.F., 15 anos, portadora de Síndrome de Down, sexo feminino, deu entrada no pronto socorro do hospital acompanhada de sua tia, que é sua tutora legal, com relato de que a mesma está gestante de 6 semanas e que foi decorrente de relação consentida pela sua sobrinha com um colega da escola, porém a tia informa que a mesma não tem condições de administrar essa situação e que entende o ocorrido como sendo abuso sexual e resolveu procurar ajuda a fim de realizar o aborto. Quando o médico plantonista foi examinar a paciente, a mesma informou ao médico que é apaixonada pelo amigo e que não queria fazer o aborto. Foram realizados exames que confirmaram gestação de 6 semanas. Diante desse relato, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Por a vítima ser considerada vulnerável, ter apenas 15 anos, o médico deve acionar à polícia independente do desejo da mesma ou de seu representante legal.
( ) Segundo a Lei nº 12.845/2013, todos os hospitais da rede pública e privada devem oferecer às vítimas atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, além de encaminhar aos serviços de referência a gestante que manifeste o desejo de interromper a gravidez decorrente do estupro, tendo apenas a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência.
( ) O consentimento da vítima é necessário para o abortamento em quaisquer circunstâncias, salvo em caso de iminente risco de vida ou quando esta for considerada vulnerável e tiver idade inferior a 14 anos. De acordo com os arts. 3º, 4º, 5º, 1631, 1690, 1728 e 1767 do Código Civil.
( ) Segundo o Código Penal, doutrina e jurisprudência não é crime e não se pune o abortamento praticado por médico(a), com o consentimento da mulher ou, se incapaz, de seu representante legal (art. 128, II, do CP), se a gravidez for resultante de estupro (ou outra forma de violência sexual).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1885957 Medicina
Com relação às normas relacionadas à reprodução assistida, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1885958 Medicina
Segundo o INCA e suas recomendações da nomenclatura brasileira de laudos cervicais e condutas, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1885959 Medicina
Com relação às patologias benignas e malignas da mama, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1885960 Medicina

A.M.M., 20 anos, sexo feminino, G2Pc1A0, com idade gestacional de 15 semanas, procurou assistência médica e ao proceder o exame físico a médica observou pressão arterial de 160 x 110 mmHg, edema periférico, palidez cutâneo- mucosa, altura uterina de 26 cm, ausculta fetal negativa, presença de sangramento vaginal escasso. Foi solicitado exame ultrassonografia que revelou massa heterogênea intrauterina, com estruturas anecóicas arredondadas e ecos amorfos com aspecto de vesículas, com dopplervelocimetria revelando baixa resistência ao fluxo nas artérias uterinas. Foram solicitados exames laboratoriais descriminados a seguir: tipagem sanguínea: O positivo; hematócrito: 25,8%; hemoglobina: 8,7 g%; proteinúria: 2,39 g/24 h; ácido úrico: 7,5 mg/dL; β-hCG quantitativo: 408.208 mUI/mL; TSH: 0,05 mUI/mL; T4 livre: 3,63 ng/dL. Não apresentou alterações ao exame de radiografia de tórax e a tomografia computadorizada do crânio. Foi realizado o esvaziamento uterino e enviado material para exame anátomo patológico. No pós-operatório imediato apresentou cefaleia e alterações visuais seguidas por 3 episódios de convulsões tônico-clônicas que cessaram após tratamento medicamentoso. Após 3 semanas de alta hospitalar, observou regressão na queda do β-hCG e posterior ascensão de seus títulos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para suspender as crises convulsivas deve-se proceder a administração de sulfato de magnésio hepta-hidratado a 50% na dose de ataque de 4 g intravenoso e manutenção com 2 g de 2/2 h, por via endovenosa.


( ) A mola hidatiforme completa tem cariótipo diploide, 46XX devido à falha na segunda divisão mitótica.


( ) A mola hidatiforme completa tem cariótipo triplóide, 69XX ou 69XY.


( ) Existe cariótipo 46XY decorrente de mola hidatiforme completa.


( ) O hipertireoidismo está presente em 30% das pacientes com mola hidatiforme, porém apenas 5% a 18% tem importância clinica.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas
Q1885961 Medicina
Com relação ao abuso de drogas durante a gestação, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1885962 Medicina
A Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), é causada pela incompatibilidade sanguínea e ocorre através dos antígenos eritrocíticos do sistema ABO ou Rh. Com relação a essa patologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1885963 Medicina
A pré-eclâmpsia aumenta os riscos de morte materna e perinatal, sendo responsável pelo aumento na incidência da prematuridade. Com relação a pré-eclampsia, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: D
6: C
7: C
8: B
9: B
10: A
11: D
12: A
13: C
14: A
15: C
16: C
17: B
18: D
19: B
20: A