Questões de Concurso Público SES-DF 2022 para Médico - Gastroenterologista
Foram encontradas 40 questões
I. Endoscopia digestiva alta (EDA) com esofagite erosiva grau A de Los Angeles com tempo de exposição ácida total na phmetria de 24h acima de 3%.
II. EDA normal com tempo de exposição acida total na phmetria de 24h acima de 3%.
III. EDA normal com tempo de exposição acida total na phmetria de 24h acima de 6%.
IV. EDA com esofagite erosiva grau A de Los Angeles com tempo de exposição ácida total na phmetria de 24h entre 4% e 6%.
Assinale a alternativa associada ao diagnóstico de certeza da doença do refluxo gastroesofágico.
I. Lesão de crescimento lateral (LST) granular homogênea de 30 mm (milímetros).
II. LST granular nodular mista de 20 mm.
III. LST não granular de 20 mm.
IV. LST pseudo-deprimida de 10 mm.
V. Pólipo classificação de Paris 0-Is de 7mm.
Dentre as lesões apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à lesão com maior risco de invasão neoplásica de submucosa.
A diarreia crônica é um sintoma comum e o correto diagnóstico da doença de base é um desafio diagnostico. Analise as afirmativas abaixo.
I. A abordagem do paciente deve diferenciar a diarreia orgânica da diarreia funcional.
II. Pacientes com sangramento nas fezes, diarreia noturna e sinais de comprometimento sistêmico devem ser investigados a fim de se descartar doença orgânica.
III. Colonoscopia com biopsias é indicada nos pacientes que apresentam diarreia orgânica.
IV. Doença celíaca deve ser considerada somente quando houver associação com desnutrição, perda ponderal, edema e elevação de transaminases.
Estão corretas as afirmativas:
I. O segmento VI é o mais próximo do rim direito.
II. Cada segmento hepático constitui uma unidade funcional do fígado, possui tríade portal individualizada e é drenado pelos ramos de uma das veias hepáticas.
III. Quanto mais intensa é a deposição de gordura no fígado, mais hiperecogênico é o parênquima hepático. Assim, a esteatose hepática pode ser graduada pelo ultrassom.
IV. O ultrassom de abdômen é o método mais utilizado e amplamente aceito para o rastreamento de nódulos hepáticos. Ele apresenta uma sensibilidade que varia de 60-80%, com uma especificidade superior a 90%, o que garante uma boa acurácia diagnóstica.
Estão corretas as afirmativas: