Questões de Concurso Público SES-DF 2022 para Médico - Gastroenterologista

Foram encontradas 40 questões

Q1943542 Medicina
Paciente com melena foi submetido à endoscopia digestiva alta (EDA) durante o plantão, que revelou uma úlcera duodenal, classificação A1 de Sakita, Forrest IIa. Foram realizadas terapia endoscópica e biópsias gástricas para pesquisa de Helicobacter pylori. Em relação ao manejo desse paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1943543 Medicina
Paciente de 50 anos com queixa de pirose diária foi tratado empiricamente com inibidor de bomba de prótons por 8 semanas, sem melhora total dos sintomas. A endoscopia digestiva alta (EDA) diagnosticou esofagite grau A de Los Angeles. Assinale a alternativa correta sobre o exposto. 
Alternativas
Q1943544 Medicina
Considerando os conceitos atuais sobre a doença do refluxo gastroesofágico, analise as situações clínicas abaixo.
I. Endoscopia digestiva alta (EDA) com esofagite erosiva grau A de Los Angeles com tempo de exposição ácida total na phmetria de 24h acima de 3%.
II. EDA normal com tempo de exposição acida total na phmetria de 24h acima de 3%.
III. EDA normal com tempo de exposição acida total na phmetria de 24h acima de 6%.
IV. EDA com esofagite erosiva grau A de Los Angeles com tempo de exposição ácida total na phmetria de 24h entre 4% e 6%. 

Assinale a alternativa associada ao diagnóstico de certeza da doença do refluxo gastroesofágico. 
Alternativas
Q1943545 Medicina
A colonoscopia pode prevenir o câncer colorretal através da detecção precoce e tratamento adequado de lesões precursoras. Analise as lesões endoscópicas colorretais a seguir:
I. Lesão de crescimento lateral (LST) granular homogênea de 30 mm (milímetros).
II. LST granular nodular mista de 20 mm.
III. LST não granular de 20 mm.
IV. LST pseudo-deprimida de 10 mm.
V. Pólipo classificação de Paris 0-Is de 7mm. 

Dentre as lesões apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à lesão com maior risco de invasão neoplásica de submucosa. 
Alternativas
Q1943546 Medicina
Em relação à infecção pelo Helicobacter pylori, assinale a alternativa que apresenta somente indicações formais de tratamento. 
Alternativas
Q1943547 Medicina
Cálculos biliares são entidades patológicas comuns e podem se apresentar na forma de colecistite calculosa aguda em grande parte dos pacientes com doença sintomática. Sobre o tratamento da colecistite aguda, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1943548 Medicina
Em relação à indicação para tratamento endoscópico do adenocarcinoma precoce de estômago, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1943549 Medicina
A colecistite calculosa aguda é uma doença biliar comum, muito frequentemente encontrada no departamento de emergência e seu diagnóstico continua sendo um desafiador em alguns casos. A evidência de vesícula biliar inflamada contendo cálculos é o pilar de um diagnóstico apropriado. Sobre o diagnóstico de colecistite calculosa aguda, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1943550 Medicina
A pancreatite aguda é uma das principais causas de internação em enfermaria de Gastroenterologia. Assinale a alternativa que apresente apenas indicadores de prognóstico na pancreatite aguda. 
Alternativas
Q1943551 Medicina
Paciente de 53 anos, portadora de cirrose hepática, foi encaminhada ao pronto socorro por hematêmese. Negou episódios de sangramento previamente. Sobre a abordagem inicial, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1943552 Medicina
Mulher de 48 anos, com diagnóstico de esclerodermia, apresenta queixa de engasgos eventualmente com alimentos secos e regurgitação ácida frequente há 1 ano. Nega tosse, globus, perda ponderal, odinofagia, rouquidão e pirose. Foi solicitado endoscopia digestiva alta, que identificou esofagite erosiva grau B de Los Angeles. Após o resultado deste exame foi iniciado inibidor de bomba de prótons (IBP) em dose dobrada por 40 dias, todavia não houve melhora dos sintomas. Em relação à melhor conduta na condução do caso, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1943553 Medicina

A diarreia crônica é um sintoma comum e o correto diagnóstico da doença de base é um desafio diagnostico. Analise as afirmativas abaixo.


I. A abordagem do paciente deve diferenciar a diarreia orgânica da diarreia funcional. 

II. Pacientes com sangramento nas fezes, diarreia noturna e sinais de comprometimento sistêmico devem ser investigados a fim de se descartar doença orgânica. 

III. Colonoscopia com biopsias é indicada nos pacientes que apresentam diarreia orgânica.

IV. Doença celíaca deve ser considerada somente quando houver associação com desnutrição, perda ponderal, edema e elevação de transaminases.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q1943554 Medicina
Além de comprometerem a qualidade de vida dos pacientes e estarem associadas a aumento de mortalidade, as Manifestações Extraintestinais (MEI) na doença inflamatória intestinal podem exigir escalonamento precoce da terapia biológica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta.  
Alternativas
Q1943555 Medicina
Sobre a profilaxia para tromboembolismo venoso em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) na urgência, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1943556 Medicina
As infecções intestinais por vermes parasitas representam um relevante problema de saúde pública no Brasil. Quanto a este tema, assinale a alternativa incorreta.  
Alternativas
Q1943557 Medicina
A ultrassonografia é um método não invasivo, de baixo custo e útil no diagnóstico e seguimento de pacientes com doença hepática crônica. Sobre este método, analise as afirmativas abaixo. 
I. O segmento VI é o mais próximo do rim direito. 
II. Cada segmento hepático constitui uma unidade funcional do fígado, possui tríade portal individualizada e é drenado pelos ramos de uma das veias hepáticas.
III. Quanto mais intensa é a deposição de gordura no fígado, mais hiperecogênico é o parênquima hepático. Assim, a esteatose hepática pode ser graduada pelo ultrassom.
IV. O ultrassom de abdômen é o método mais utilizado e amplamente aceito para o rastreamento de nódulos hepáticos. Ele apresenta uma sensibilidade que varia de 60-80%, com uma especificidade superior a 90%, o que garante uma boa acurácia diagnóstica. 

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q1943558 Medicina
As leveduras do gênero Candida têm grande importância pela alta frequência com que colonizam e infectam o hospedeiro humano. Sobre a candidíase esofágica, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1943559 Medicina
As doenças infecciosas do esôfago representam um importante causa de odinofagia e disfagia. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto. 
Alternativas
Q1943560 Medicina
Homem de 51 anos comparece ao pronto socorro com história de uso de abusivo de bebidas alcoólicas há 26 anos, adinamia, febre e náuseas. Interrompeu o consumo de álcool nos últimos 10 dias. No exame físico apresentase consciente e orientado, ictérico e com sinais vitais estáveis. Fígado no rebordo costal direito e sinal de Murphy negativo. Assinale a alternativa incorreta sobre o caso acima. 
Alternativas
Q1943561 Medicina
Os fármacos são causas relativamente comuns de lesão hepática, que é definida geralmente por anormalidades dos níveis dos testes bioquímicos hepáticos, em especial por aumento na alanina aminotransferase sérica, no nível de fosfatase alcalina ou de bilirrubina, para mais do dobro do limite superior da normalidade. Sobre este tema, assinale alternativa incorreta.  
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: D
5: E
6: C
7: A
8: B
9: E
10: B
11: A
12: C
13: D
14: A
15: E
16: E
17: D
18: D
19: E
20: B