Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Hepatologia
Foram encontradas 30 questões
Sobre os padrões de FAN (Fator Anti-Núcleo), assinale a alternativa incorreta.
Sobre o diagnóstico da Colangite biliar primária (CBP), é correto afirmar:
Sobre a Colangite esclerosante primária (CEP), assinale a alternativa incorreta.
Sobre a Hepatite autoimune (HAI), é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O nível de transaminases está intimamente ligado à gravidade da lesão hepática.
( ) A queda progressiva das transaminases e aumento dos níveis de bilirrubina no contexto de insuficiência hepática aguda consta como marcadores de bom prognóstico.
( ) A silimarina é bem indicada como medicação parte do arsenal de protetores hepáticos.
( ) O aumento do tempo de protrombina (ou INR) e o aparecimento de encefalopatia hepática, independente do grau, são - de maneira geral - indicadores de gravidade nas hepatopatias.
( ) As medicações da classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais são indicados no tratamento das hepatites virais, desde que não haja insuficiência renal ou diabetes mellitus associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o vírus da Hepatite B:
Podemos afirmar que o paciente tem doença hepática gordurosa metabólica baseado somente nos dados fornecidos nas alternativas:
1) Sexo feminino, HDL= 55, IMC= 26 e esteatose hepática ao exame de imagem.
2) Diabéticos com peso ideal e esteatose hepática ao exame de imagem.
3) Triglicerídeos acima de 150mg/dL, uso de medicamento hipotensor em paciente com IMC= 24 com esteatose hepática ao exame de imagem.
4) Sexo masculino, pré-diabetes, HDL= 35 e com esteatose hepática ao exame de imagem.
5) Sexo masculino, IMC= 24, PA > 140/90, HOMA-IR < 2,0 e com esteatose hepática ao exame de imagem.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a Doença de Wilson, é incorreto afirmar:
Quais pacientes seriam indicados ao transplante hepático no Brasil:
1) Paciente com ascite grau 3 e necessidade de paracenteses de alívio 3 vezes por mês. Contraindicação ao uso de diuréticos por precipitação de encefalopatia hepática ou lesão renal.
2) Paciente com carcinoma hepatocelular, sendo eles 2 nódulos de 3 cm e 3,2cm em segmento VIII e 1 nódulo de 4cm em segmento II.
3) Paciente com carcinoma hepatocelular, sendo nódulo único de 4,7cm em segmento III.
4) Paciente com carcinoma hepatocelular, sendo 2 nódulos de 1,4 cm e 2,5 cm, em segmentos I e IV, respectivamente associado a alfafetoproteína de 2.010mg/dL.
5) Paciente com ascite grau 3 e necessidade de paracenteses de alívio 3 vezes por mês. Sódio urinário de 230mg/dL. Sem adesão à dieta hipossódica.
Assinale a alternativa correta.
Sobre hepatite alcoólica é correto afirmar:
A imagem abaixo representa a estrutura hepatocitária. De acordo com a figura e o seu conhecimento sobre doença Budd-Chiari (BC), é correto afirmar:
Leia com atenção o caso abaixo:
Paciente L.R.T., 63 anos, apresenta doença hepática avançada secundária à hepatite C, diagnosticada em 2015. Tratou a doença somente em abril/2020, com Resposta Virológica Sustentada (RVS) após o tratamento. Perdeu o seguimento ambulatorial durante 3 anos e comparece ao pronto-socorro referindo vômitos sanguinolentos em grande quantidade há 3 horas. Nega episódio semelhante prévio. Nega uso de qualquer medicação. Nega etilismo.
Sinais vitais: Pressão arterial: 80/60mmHg; Frequência cardíaca: 98 bpm; Saturação 95%; Frequência respiratória: 20 irpm; Dextro 122 mg/dL
Exame físico: REG, confuso, ictérico +/4+, acianótico, desidratado 2+/4+. Exames laboratoriais da admissão: Hb 6,2; Ht 38%; Plaquetas 54.000; INR 1,9.
Pela hipótese de Hemorragia digestiva alta varicosa (HDAv), assinale a alternativa correta:
Em um ambulatório de hepatites, comparecem os pacientes abaixo, numerados de 1 a 5.
De acordo com o atual PCDT 2023 para o tratamento de hepatite B no Brasil, analise a seguir os pacientes que deverão receber o tratamento para esta doença e qual seria a melhor conduta, respectivamente:
1. 7 anos, com HBV-DNA > 20.000. HBeAg positivo. ALT= 20. Elastografia < 6 kPa. Não é necessário iniciar o tratamento neste momento.
2. 18 anos, com HBV-DNA < 2.000. Não-cirrótico. ALT= 20. Elastografia < 6 kPa. Mãe tem carcinoma hepatocelular em decorrência da hepatite B. O paciente deve ser tratado e uma opção viável para o tratamento é o tenofovir desoproxila (TDF).
3. 67 anos, cirrótico, hipertenso e com doença renal crônica estágio IV. Já usou lamivudina previamente. O paciente deve ser tratado com tenofovir alafenamida (TAF).
4. 20 anos, não-cirrótico, apresenta Anti-HBc IgG positivo, HBsAg negativo e Anti-HBs positivo. Diagnosticado com Linfoma Hodgkin e receberá terapia com Rituximabe. Deve-se iniciar profilaxia de reativação da hepatite B com entecavir (ETV).
5. 47 anos, cirrótico, com osteoporose. No momento, apresenta-se com ascite grau 2. Nunca recebeu tratamento para hepatite B. O paciente deve ser tratado com entecavir (ETV) em dose dobrada.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a insuficiência hepática aguda (IHA), assinale a alternativa incorreta.
A Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE) possui prevalência significativa em pacientes cirróticos, e seu manejo inadequado resulta em aumento da mortalidade. Considerando esse tipo de infecção e seu tratamento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para o diagnóstico da PBE, é necessária a realização de paracentese, sendo esta indicada somente para os pacientes com INR abaixo de 1,5 e plaquetas > 100.000.
( ) O diagnóstico de PBE é feito quando na análise do líquido ascítico é encontrada a presença de mais de 250 linfócitos/mm³ e na ausência de fonte cirúrgica de infecção.
( ) Para o início do tratamento da infecção é necessário o preenchimento dos dois critérios diagnósticos, que são a alteração da celularidade e a presença de cultura do líquido ascítico positiva.
( ) A profilaxia da PBE deve ser iniciada em casos de hemorragia digestiva em pacientes cirróticos descompensados. Ela pode ser feita com Ceftriaxona 1g/dia e o tratamento pode ser realizado com o uso de Ceftriaxona 2g/dia.
( ) A indicação de reposição de albumina após a retirada de 5L de líquido ascítico serve para evitar ocorrência de disfunção circulatória pós-paracentese e síndrome hepatorrenal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Para responder as questões 46 e 47, analise o caso abaixo.
Paciente F.R.T, 54 anos, é um paciente cirrótico de etiologia alcoólica. Encontra-se abstêmio há 1 ano. Evoluiu com ascite intratável pela piora de função renal após introdução de diuréticos. Foi listado para o transplante hepático e convocado para a cirurgia.
Em relação às possíveis complicações que envolvem o transplante hepático:
Para responder as questões 46 e 47, analise o caso abaixo.
Paciente F.R.T, 54 anos, é um paciente cirrótico de etiologia alcoólica. Encontra-se abstêmio há 1 ano. Evoluiu com ascite intratável pela piora de função renal após introdução de diuréticos. Foi listado para o transplante hepático e convocado para a cirurgia.
Em relação ao seguimento do paciente após o transplante hepático:
Sobre a lesão hepática induzida por drogas, assinale a alternativa incorreta.
Em relação às lesões hepáticas benignas, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), com base nos seus conhecimentos sobre as manifestações extra-hepáticas dos vírus B e C.
( ) Há relação bem estabelecida e proporcional entre a gravidade dos sintomas sistêmicos e o estágio da doença hepática. Ou seja, quanto mais avançada a hepatopatia, mais grave serão as manifestações extra-hepáticas.
( ) A crioglobulinemia mista é manifestação extrahepática comum na hepatite B. O seu diagnóstico envolve a presença das crioglobulinas, fator reumatóide positivo e redução dos níveis de complemento.
( ) O líquen plano, manifestação extra-hepática típica do HCV, pode tanto melhorar quanto piorar com o tratamento da hepatite C.
( ) A erradicação do HCV está indicada nos casos de linfoma relacionado à hepatite C (como o linfoma não-Hodgkin de células B) porque pode induzir à remissão de linfomas indolentes e prevenir a recidiva do linfoma por remover o estímulo antigênico.
( ) O aparecimento de manifestação extrahepática no paciente com hepatite B configura-se como indicação de tratamento, assim como existência de coinfecção com HIV e HCV.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.