Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Médico - Medicina Paliativa
Foram encontradas 30 questões
A via de acesso subcutânea, a hipodermóclise, é ferramenta importante para a administração de medicamentos em cuidados paliativos. Sobre as medicações que podem ser administradas por via subcutânea, assinale a alternativa incorreta.
Dos sítios recomendados para punção de hipodermóclise e do volume que cada sítio tolera por dia, assinale a alternativa correta.
Há antibióticos que podem ser utilizados por via subcutânea com eficácia e segurança. Sobre as drogas que tem indicação de utilização por hipodermólise, assinale a alternativa incorreta.
Leia o seguinte trecho:
“Homem portador de adenocarcinoma de pâncreas com metástases hepáticas, com quimioterapia suspensa devido à toxicidade e recusa do paciente em manter tratamento oncológico clínico, apresenta quadro de anorexia, caquexia, passando a maior parte do tempo sentado ou deitado, precisando de auxílio considerável para seu autocuidado. Em relação à escala de avaliação funcional Palliative Performace Scale (PPS), podemos afirmar que o PPS do paciente é ____.”
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Quanto a avaliação sistemática de sintomas em Cuidados Paliativos, assinale a alternativa que apresenta corretamente a escala indicada para esta avaliação.
A escala de avaliação prognóstica em paciente com câncer avançado conhecida como Palliative Performance Index (PPI) leva em consideração cinco variáveis. Assinale a alternativa que apresenta essas variáveis.
Sobre as ferramentas de avaliação de dor em pacientes idosos com dificuldade de comunicação, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta as variáveis avaliadas na escala de PAINAD (Pain Assessment in Advanced Dementia Scale) para inferir presença ou ausência de dor.
Paciente com neoplasia maligna renal com metástases ósseas difusas e quadro de dor forte em uso de morfina 30 mg 2 cps de 4/4 h, gabapentina 400 mg 1 cp 6/6 horas e amitriptilina 25 mg 1 cp a noite, Palliative performance scale (PPS) na última consulta ambulatorial era 70%, chega em consulta hoje no ambulatório de Cuidados Paliativos de um hospital terciário com PPS 30%, relatando dor forte em região lombo-sacra, perda dos movimentos das pernas há 3 dias, com sensação de formigamento e queimação em ambos os membros inferiores, dor abdominal, náusea, anorexia, dificuldade para urinar e constipação há 8 dias. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e conduta mais adequada frente a esse quadro clínico.
Paciente com neoplasia de próstata e metástases ósseas difusas interna em uma enfermaria de cuidados paliativos com Palliative Performance scale (PPS) de 20%, com quadro de hipercalcemia da malignidade, lesão renal aguda (taxa de filtração glomerular segundo o CKDEPI = 30ml/min/1,73m2), miose e bradipneia, mantendo estabilidade hemodinâmica e ausência de sinais de processo ativo de morte. Fazia uso em casa de morfina 60 mg por via oral de 4/4horas devido a dores fortes de origem óssea. Em relação ao manejo da dor e uso de opioide neste contexto atual do paciente, assinale a alternativa correta.
Quanto aos sinais clínicos de intoxicação por opioide e conduta terapêutica mais adequada para seu manejo, assinale a alternativa correta.
Paciente com carcinoma ductal invasivo de mama e metástase óssea, PPS (Palliative performance scale) = 70%. Está em uso domiciliar de morfina 30 mg 1cp de 4/4horas por via oral com controle adequado da dor óssea, porém paciente queixa-se de incômodo com as tomadas dos comprimidos de 4/4horas e gostaria de esquema farmacológico com intervalos de doses maiores. Paciente tem função renal e hepáticas normais e não apresenta sinais de intoxicação pelo opioide. Assinale a alternativa correta.
Paciente masculino de 60 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) avançada e terapêutica especifica otimizada, em uso de oxigenioterapia domiciliar 24 horas por dia com grande limitação na realização de seu autocuidado devido a intensa dispneia aos mínimos esforços, nunca fez uso de opioides e tem função renal e hepática normais. Assinale a alternativa que apresenta o melhor plano terapêutico ambulatorial visando controle de dispneia neste contexto.
Paciente com neoplasia maligna de ovário e carcinomatose peritoneal, com suspensão de quimioterapia paliativa pela equipe da oncologia devido à progressão de doença e perda de performance status, interna em uma enfermaria de cuidados paliativos devido a dor forte em abdome, náuseas e vômitos de conteúdo fecaloide, parada da eliminação de fezes e flatos há 10 dias. Ao exame físico, tem o abdome globoso e distendido, doloroso a palpação difusa, não sendo possível ouvir ruídos hidroaéreos à ausculta; à palpação há presença de massa endurecida em flanco esquerdo. Paciente fazia uso em casa de morfina 10 mg, 1cp por via oral de 4/4 horas devido a dor abdominal, sem controle adequado do quadro álgico. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e as condutas mais adequadas para este caso.
Quadros de hemorragia em cuidados paliativos são quadros dramáticos, que trazem grande sofrimento ao paciente, aos familiares e à equipe, devendo ser tratados de forma rápida e eficaz, posto que pode tratar-se de evento final da vida do paciente. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.
A avaliação espiritual em cuidados paliativos é de grande importância e deve ser realizada rotineiramente pela equipe. Sobre ferramentas para nortear uma anamnese espiritual, assinale a alternativa incorreta.
Em caso de obstipação induzida por opioide, analise as afirmativas abaixo sobre a melhor conduta terapêutica em um contexto de cuidados paliativos.
I. Suspender o opioide, aumentar ingesta hídrica e de fibras.
II. Suspender o opioide, introduzir laxantes irritativos.
III. Manter opioide e introduzir óleo mineral.
IV. Manter opioide e introduzir laxante irritativo.
Estão corretas as afirmativas:
O prurido é um sintoma que traz impacto negativo na qualidade de vida, especialmente em pacientes em condição de fim de vida. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
Soluços são comuns em doenças que afetam o sistema nervoso central e em doenças gastrointestinais. Soluços de difícil controle impactam negativamente a qualidade de vida, o humor do paciente, afetando a alimentação, interação social e sono. Em relação a essa condição, assinale a alternativa incorreta.
A fadiga é sintoma comum e subdiagnosticado nos pacientes com doenças avançadas, impactando negativamente a qualidade de vida e influenciando diretamente o status funcional do paciente. Sobre a fadiga no contexto de cuidados paliativos, assinale a alternativa incorreta.