Questões de Concurso Público EBSERH 2023 para Psicólogo - Neuropsicologia

Foram encontradas 19 questões

Q2352173 Psiquiatria

O crânio pode ser dividido em duas partes, sendo elas o crânio neural e o crânio visceral. Em relação a composição e a função destes, analise as afirmativas abaixo.

I. O crânio, num todo (neural e visceral), é composto por 22 ossos.

II. O crânio visceral é composto pelo osso zigomático, os ossos nasais, maxilar e mandíbula, totalizando, entre todos estes, 14 ossos.

III. O crânio visceral, conhecido como os ossos da face, estão relacionados com órgãos do sistema digestivo e respiratório.

IV. O crânio neural é composto pelos ossos que formam as faces superior, posterior, lateral, anterior e inferior da cabeça, e tem como uma de suas principais finalidades abrigar o encéfalo.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q2352174 Psiquiatria
Um neurônio é composto por diversas partes, sendo elas o corpo celular, dendritos, axônios e terminal pré-sináptico, além de possuir diferentes classificações. Quanto a essas classificações, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352175 Psiquiatria
Em 1848, um acidente com o jovem Phineas Gage, que teve o crânio atravessado por uma barra de ferro em uma explosão, da qual sobreviveu, permanecendo lúcido nas horas que se seguiram ao acidente, contribuiu quase que de maneira revolucionária com os estudos em relação às funções dos lobos frontais, antes conhecidos como “lobos silenciosos”, já que não são dotados da especificidade de apresentar uma função única, prontamente classificável. Em relação a função dos lobos frontais, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352176 Psiquiatria
A neuropsicologia, no intuito de avaliar as funções cognitivas, lança mão de diferentes métodos, dentre eles, estão os testes neuropsicológicos. Quanto a avaliação da memória, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352177 Psiquiatria
Malloy-Diniz Et-al (2016) em seu livro Neuropsicologia Aplicações Clínicas, apresenta diversas reflexões acerca da Neuropsicologia seu conceito e funções. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação cujo objetivo geral é esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo, comportamental e em menor grau emocional de um paciente.
(  ) Diferente de outras modalidades de avaliação cognitiva, o exame neuropsicológico parte necessariamente de um pressuposto monista materialista segundo o qual todo comportamento, processo cognitivo ou reação emocional tem como base a atividade de sistemas neurais específicos.
(  ) Os testes psicológicos são indispensáveis na prática da neuropsicologia, porém muitas vezes são supervalorizados em diversos programas de formação em neuropsicologia e por profissionais em início de carreira.
(  ) Embora os testes sejam muito utilizados nas avaliações neuropsicológicas, eles correspondem apenas a um dos pilares deste tipo de exame, sendo os demais: a entrevista, a observação comportamental e as escalas de avaliação de sintomas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 
Alternativas
Q2352178 Psiquiatria
Cada área cerebral apresenta funções específicas. Há um lobo cerebral que tem dentre suas funções as percepções visuais. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2352179 Psiquiatria
Leia atentamente a definição de um dos diferentes tipos de diagnóstico em neuropsicologia. 

“O diagnóstico ______ consiste em descrever os sinais e sintomas em termos de padrões de associação de sinais e sintomas (síndromes) ou dissociações entre funções ______ e ______, as quais são interpretadas no contexto de modelos de processamento de informação. É construído a partir dos dados de história clínica e observação do comportamento”.
(MALLOY-DINIZ Et-al, 2016). 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q2352180 Psiquiatria

Existem etapas para realização do exame neuropsicológico que visam garantir a confiabilidade e efetividade dessa avaliação (MALLOY-DINIZ Et-al, 2016). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.



I. O primeiro passo é a entrevista clínica na qual deve-se realizar uma exaustiva anamnese sobre o paciente, investigando a fundo sua história de vida e levantando dados para formulação de hipóteses sobre sua condição.


II. O primeiro passo é a definição dos testes que serão usados na bateria, para posteriormente ser realizada a entrevista clínica com o paciente.


III. Na entrevista clínica, o profissional deve tomar cuidado para não obter muitos dados sobre a história de vida do paciente, para que tais dados não influenciem na análise dos resultados dos testes usados.


IV. A definição da bateria de testes deve ser necessariamente a mesma para todos os pacientes, permitindo a comparação entre os sujeitos.



Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q2352181 Psiquiatria

A entrevista clínica é o componente mais importante de um exame neuropsicológico de modo que é visto por alguns autores da área como o “cérebro” desse procedimento clínico. Analise as afirmativas abaixo. 

I. A entrevista clínica na neuropsicologia é um processo com objetivo específico, que deve ser planejada e estruturada com antecedência, considerando os principais pontos a serem abordados e o conjunto de informações que serão essenciais para o diagnóstico e acompanhamento do caso.

II. Os dados obtidos pela entrevista clínica não são totalmente confiáveis, e por isso, não devem servir como fundamento para a definição das hipóteses diagnósticas que posteriormente serão testadas.

III. Apesar de não haver consenso sobre a melhor estruturação da entrevista clínica, ela deve contemplar ao menos aspectos sociodemográficos, familiares e culturais, aspectos relacionados ao desenvolvimento e saúde do paciente, queixa e sintomas atuais, o curso clínico desses sintomas e suas respectivas repercussões sociais e funcionais.

IV. O modelo mais usado nas entrevistas clínicas em neuropsicologia é o semiestruturado, no qual a partir de um conjunto de perguntas predeterminado, o psicólogo tem autonomia e flexibilidade para abordar outros tópicos que possam surgir. 

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q2352182 Psiquiatria
O exame do estado mental é um recurso usado por áreas como a Psicologia, Neurologia e a Psiquiatria. Dentro de um exame neuropsicológico, o exame do estado mental pode ajudar na identificação de sinais e sintomas que posteriormente podem ser avaliados por métodos específicos como testes e escalas. A respeito dos aspectos a serem contemplados durante a realização do exame do estado mental, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2352183 Psiquiatria
A neuroanatomia divide o cérebro em dois hemisférios (direito e esquerdo), e esses ainda são subdivididos em quatro lobos cerebrais, sendo eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital. Compondo o lobo frontal, temos o córtex préfrontal e, mais especificamente, o córtex órbitofrontal. Pensando nos córtex mencionados, quanto à(s) função(ões) neuropsicológicas dos mesmos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352184 Psiquiatria

As funções executivas (FE) são a base do nosso comportamento intencional e incluem diversos processos cognitivos. Leia abaixo o conceito de um desses processos.

“______ consiste na capacidade de inibir respostas prepotentes (impulsivas) fazendo com que evitemos ______”.

(MALLOY-DINIZ Et-al, 2016).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Alternativas
Q2352185 Psiquiatria
De forma simplificada a neuropsicologia pode ser entendida como o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento. Os principais métodos e técnicas para a investigação das relações entre o cérebro e comportamento incluem a manipulação do sistema nervoso e a mensuração de parâmetros do sistema nervoso. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352187 Psiquiatria
João, 8 anos de idade, é encaminhado pela escola para avaliação neuropsicológica devido a queixa de dificuldade de aprendizagem. Durante a entrevista inicial a mãe relata que o mesmo não se prende a detalhes e comete erros repetidos e descuidados em trabalhos escolares, têm dificuldade para completar tarefas e jogos que inicia e dificuldade de seguir instruções. A partir desses dados iniciais, assinale a alternativa correta quanto à provável função cognitiva alterada. 
Alternativas
Q2352188 Psiquiatria
A Neuropsicologia é um campo de atuação da Psicologia, que apresenta seu objetivo de estudo, métodos e fundamentos próprios para seu estudo. Com base no autor HAASE (2012), assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2352189 Psiquiatria
Com base nos estudos da neuropsicologia, algumas áreas do cérebro humano, exercem papéis importantes para a função da linguagem. Referente a essa área, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352190 Psiquiatria
Um indivíduo possui dificuldade na compreensão da fala e em decorrência disso, apresenta dificuldade na expressão da mesma. Existe uma área do crânio intimamente ligada a esta função (fala). A respeito das áreas do cérebro, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352191 Psiquiatria
Dentre as funções cognitivas presentes no comportamento humano está a capacidade de promover interação social, possibilitando desenvolver psicologicamente aspectos maturacionais e sociais. Considerando a função cognitiva descrita acima, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2352192 Psiquiatria
As funções cognitivas estão relacionadas ao processamento de informações, sendo um importante componente para a avaliação psicológica. Sobre as habilidades de responsabilidade do lobo frontal, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: A
6: A
7: D
8: A
9: D
10: E
11: B
12: B
13: C
14: A
15: B
16: C
17: B
18: E
19: E