A entrevista clínica é o componente mais importante de um ex...
A entrevista clínica é o componente mais importante de um exame neuropsicológico de modo que é visto por alguns autores da área como o “cérebro” desse procedimento clínico. Analise as afirmativas abaixo.
I. A entrevista clínica na neuropsicologia é um processo com objetivo específico, que deve ser planejada e estruturada com antecedência, considerando os principais pontos a serem abordados e o conjunto de informações que serão essenciais para o diagnóstico e acompanhamento do caso.
II. Os dados obtidos pela entrevista clínica não são totalmente confiáveis, e por isso, não devem servir como fundamento para a definição das hipóteses diagnósticas que posteriormente serão testadas.
III. Apesar de não haver consenso sobre a melhor estruturação da entrevista clínica, ela deve contemplar ao menos aspectos sociodemográficos, familiares e culturais, aspectos relacionados ao desenvolvimento e saúde do paciente, queixa e sintomas atuais, o curso clínico desses sintomas e suas respectivas repercussões sociais e funcionais.
IV. O modelo mais usado nas entrevistas clínicas em neuropsicologia é o semiestruturado, no qual a partir de um conjunto de perguntas predeterminado, o psicólogo tem autonomia e flexibilidade para abordar outros tópicos que possam surgir.
Assinale a alternativa correta.