Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2018 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 15 questões

Q1149047 Engenharia Florestal
O Bioma cerrado, que é considerado um Hot Spot, tem sofrido um impacto muito grande com as práticas agrícolas, nesse sentido é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1149048 Engenharia Florestal
O ambiente exerce sobre a atividade cambial, refletindo na diferenciação das células do xilema secundário, podendo modificar sua estrutura, assim como as propriedades e qualidades tecnológicas da madeira. Sobre essa temática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Quando o suprimento hídrico é adequado os elementos de vaso são maiores e ocorrem em menor número. ( ) Quando ocorre déficit hídrico, os elementos de vaso são menores, mais agrupados e bastante numerosos. ( ) Com o aumento da latitude, os elementos de vaso tornam-se mais numerosos, mais estreitos e mais curtos. ( ) Estudos, principalmente no hemisfério norte, onde a poluição vem causando sérios prejuízos econômicos, reduzindo a taxa de crescimento não somente de árvores das áreas florestais, como também das áreas cultivadas para comercialização, afirmam que estruturalmente, as árvores provenientes de ambientes poluídos produzem grande extensão de lenho inicial, sofrendo redução no tamanho dos elementos celulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1149049 Engenharia Florestal
A área basal é um importante parâmetro da densidade do povoamento florestal. Walter Bitterlich, idealizou um método chamado de método de Bitterlich para estimar a área basal por hectare em povoamentos florestais sem a necessidade de medir os diâmetros das árvores e nem lançar parcelas fixas.
Imagem associada para resolução da questão
Utilizando a barra de Bitterlich onde a abertura da barra d = 2cm e o comprimento L = 1m, calcule a área basal por hectare no ponto da figura a seguir:
Alternativas
Q1149050 Engenharia Florestal
Diagnose de doenças florestais consiste na identificação do agente causal da doença com vistas ao seu controle. Nem sempre o diagnóstico de uma doença é imediato e pode ser feito in loco. Dependendo da doença, pode levar semanas ou meses para ser completado. Nessas situações, é necessário coletar amostras seguindo critérios para essa coleta, a fim de viabilizar o diagnóstico laboratorial. Sobre a coleta de amostras, analise as afirmativas a seguir:
I- A amostragem deve ser realizada somente na área do talhão onde ocorre a doença. II- Deve-se coletar amostras em diferentes estádios de evolução da doença, sem incluir plantas aparentemente sadia. III- Para plantas de pequeno porte, sempre que possível colete a planta inteira e realize uma amostra de solo rizoférico. IV- Em se tratando de sintomas localizados, pode-se coletar apenas o órgão doente, como caule, folha e ou ramos individuais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1149051 Engenharia Florestal
A Resolução CONAMA nº 392/2007 define parâmetros para a classificação da regeneração de Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros para a classificação de estágio médio de regeneração de floresta estacional semidecidual:
Alternativas
Q1149052 Engenharia Florestal
Os erros não amostrais são originários de várias causas e independem de processo de amostragem, podem ser minimizados por eficiente supervisão ou monitoramento de atividade de coleta de dados, em um inventário florestal de vegetação nativa.
Assinale a alternativa que apresenta a variável que tem a MENOR possibilidade de apresentar erros NÃO amostrais.
Alternativas
Q1149053 Engenharia Florestal
A Deliberação Normativa COPAM nº 217/2017, estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, bem como os critérios locacionais a serem utilizados para definição das modalidades de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais no Estado de Minas Gerais.
Assinale a alternativa que apresenta um critério locacional que NÃO é contemplado por essa legislação:
Alternativas
Q1149054 Engenharia Florestal
O pequi, a bolsa-de-pastor e a pindaíba são os nomes vulgares dados a que espécies de cerrado:
Alternativas
Q1149055 Engenharia Florestal
Sobre a sucessão florestal espécies de plantas inicias, também chamadas de pioneiras, é CORRETO afirmar que apresentam como característica.
Alternativas
Q1149056 Engenharia Florestal
Quanto à implantação e as práticas utilizadas nos viveiros florestais, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1149057 Engenharia Florestal
Na recuperação de áreas degradas, são consideradas técnicas de controle do processo erosivo:
Alternativas
Q1149058 Engenharia Florestal
Para a produção de mudas florestais de qualidade são necessários alguns tratamentos silviculturais.
Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que NÃO é considerada um tratamento silvicultural.
Alternativas
Q1149059 Engenharia Florestal
Considerando o Código Florestal, Lei n° 12.651/2012 e suas alterações, no art. 4° que define as Áreas de Preservação Permanente (APP), em zonas rurais ou urbanas, assinale a alternativa que NÃO é considerada uma APP:
Alternativas
Q1149060 Engenharia Florestal
Diversas práticas, técnicas e modelos são utilizadas nas ações de restauração florestal de áreas degradadas ou perturbadas.
Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que NÃO é considerada uma atividade da restauração florestal.
Alternativas
Q1149061 Engenharia Florestal
Assinale a alternativa que apresenta características que NÃO pertencem a ordem isoptera.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: A
6: D
7: C
8: C
9: A
10: B
11: A
12: D
13: A
14: C
15: A