Questões de Concurso Público Prefeitura de São João del Rei - MG 2021 para Assistente Social
Foram encontradas 10 questões
[...] o planejamento é basicamente um processo de racionalidade, é indiscutível que todo homem é capaz de planejar, sendo inerente à sua natureza essa atitude, em si dialética, de tomar decisões em relação ao futuro. (Barbosa, 1991, p.17).
Após a II Guerra Mundial concentram-se estudos buscando o desenvolvimento dos países em um contexto de correlações de forças, de disputa por projetos societários.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
O planejamento é um importante instrumento utilizado no serviço social – “planejamento é decorrente de uma visão de mundo que se ampara na ideia de que “nossa realidade é injusta ......” (GANDIN, 2010, p.28).
O assistente social deve ter domínio das várias metodologias de planejamento. Gandin (2010) defende que a melhor delas é aquela em que o ato de governar administra os meios para atingir os fins; este processo ele divide em quatro etapas: I – Preparação; II – Elaboração do Plano Global de Médio Prazo; III – Elaboração de Planos Globais de Curto Prazo e IV – Elaboração de Planos Setoriais.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a metodologia de planejamento defendida por Gandim (2010).
A Norma Operacional Básica do SUAS (2012) prevê o pacto de aprimoramento das ações desse sistema. Esse pacto é firmado entre as três esferas governamentais: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Tem por finalidade aprimorar a gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
Tendo como referência o pacto de aprimoramento das ações do SUAS, assinale a alternativa CORRETA:
A Lei nº 8.080/90 sofreu algumas modificações através da Lei nº 11.108/2005, uma delas foi sobre o acompanhamento durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto.
Sobre o acompanhamento durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto, assinale a alternativa CORRETA:
Compete ao SUAS-Sistema Único de Assistência Social,
[...] as aquisições materiais, socioeducativas ao cidadão e cidadã e suas famílias para suprir suas necessidades de reprodução social e individual e familiar; desenvolver capacidades e talentos para a convivência social, protagonismo e autonomia. (NOB/SUAS 2005: 89).
Tendo como referência os equipamentos e ofertas de serviços previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analise as afirmativas a seguir:
I- Toda oferta dos serviços de Proteção Social Especial de média e alta complexidade é responsabilidade exclusiva do Estado que repassa verbas para os municípios.
II- De acordo com a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – CENTROPOP integra a proteção social especial de alta complexidade.
III- O CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social é referência para os casos da pessoa idosa em situação de violência, cabendo-lhe investigar e responsabilizar os autores da violência.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
A Política Nacional de Assistência Social/2004 – PNAS defende que o conhecimento das demandas de proteção social deve ultrapassar a identificação de necessidades por segmento, uma vez que o princípio da homogeneidade por segmentos na definição de prioridades de serviços, programas e benefícios são insuficientes para organização do Sistema Único de Assistência Social.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a base estratégica de organização desse Sistema enquanto leitura diferenciada das vulnerabilidades.
“...a complexidade e diversidade alcançadas pela intervenção profissional, no sentido de atender às demandas e requisições originadas das classes sociais, colocam a dimensão instrumental como dimensão mais desenvolvida da profissão, e, portanto, capaz de indicar as condições e possibilidades das mesmas.”
Tendo como base o enunciado, analise as assertivas:
I- As demandas e requisições postas
cotidianamente para o assistente social
exigem criação e recriação tanto intelectivas
como interventivas,
Desta forma,
II- As racionalidades do serviço social podem ser tomadas como um conduto de passagem e eixo articulador entre teorias e práticas.
Após sua análise, assinale a alternativa CORRETA:
“No cotidiano, o home vê o “nós” através do “eu”; o eu tem fome, como diz Heller (1992).”
Matos (2017) faz uma importante discussão sobre o cotidiano ao analisar a ética profissional. Pode-se afirmar que é no cotidiano, insuprimível, que a prática do assistente social toma consistência. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Para uma reflexão crítica é preciso que o assistente social eleva a singularidade para a genericidade, ou seja, o caso representa uma expressão da questão social.
II. A moral pode propiciar a suspensão da vida cotidiana e possibilitar a interligação entre singularidade e genericidade, desta forma a intervenção profissional busca atender a coletividade.
III. O assistente social sendo um ser social fica impossibilitado de suspender o cotidiano uma vez que faz parte do sistema capitalista enquanto sujeito, e também enquanto trabalhador.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Os vários dispositivos que fazem parte da política de saúde mental representam forte resistência à perpetuação de práticas manicomiais. Vasconcelos (2010) destaca os serviços residenciais terapêuticos como potentes para constituição de uma sociedade mais inclusiva. O asilamento, proposta diversa dos serviços residenciais terapêuticos, pode comprometer o acesso aos direitos humanos do portador de transtorno mental.
Sobre os serviços residenciais terapêuticos, assinale a alternativa CORRETA: