Questões de Concurso Público Prefeitura de Brejetuba - ES 2020 para Professor de Geografia

Foram encontradas 7 questões

Q1748169 Geografia
Os mapas, formam um importante meio de comunicação, pois são os instrumentos utilizados para a representação de um dado local no espaço, transmitindo não só a localização, mas também as características diversas e previamente selecionadas sobre o lugar em questão. Dessa forma, para facilitar a leitura e melhor transmitir as informações, existem alguns itens que são de extrema importância para que o cartograma seja mais facilmente lido: trata-se dos elementos que compõem um mapa, aqueles que estão presentes na maioria dos mapas produzidos, servindo como instrumentos de leitura e análise. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/ele mentos-que-compoem-um-mapa.htm (Modificado)
Dada à importância dos elementos que compõe os mapas, assinale a alternativa que expressa o conceito descrito: “caracteriza-se por apresentar a relação de proporção entre a área real e a sua representação e indicar o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido”.
Alternativas
Q1748170 Geografia

IBGE ESTIMA ALTA DE 4,2% NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO BRASIL


A colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2019 foi projetada em 236 milhões de toneladas.


O IBGE divulgou nesta quarta-feira aumentou nesta quinta-feira (11) em 4,2% a projeção para a produção agrícola em 2019 para 236 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas.

Já a estimativa da área a ser colhida foi de 62,8 milhões de hectares, 3% maior que a de 2018 (mais 1,8 milhão de hectares).

O arroz, o milho e a soja representam 92,5% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. (...)

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/07/11/ibge-estima-alta-de-42percent-na-producao-agricola-do-brasil.ghtml 


A agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. A alta da atividade agrícola no Brasil pode ser justificada pela:

Alternativas
Q1748171 Geografia

(...) É a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando cerca de US$ 60 bilhões anuais em empréstimos e doações aos 187 países-membros.


Atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/bancomundial/(Modificado)


As últimas décadas do século XX apresentaram mudanças significativas na ordem econômica, representadas pelo dinamismo do grande capital financeiro-especulativo em escala mundial. A alternativa que explicita o organismo supranacional descrito no fragmento é:

Alternativas
Q1748173 Geografia
No dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia. Posteriormente se integraram ao bloco, os seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, além do Turcomenistão, que atualmente é um membro associado à CEI.  Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/(Modificado) https://www.google.com/search?q=CEI.&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj1hv_- ybzmAhXhJbkGHQZ9AdwQ_AUoAnoECA4QBA&biw=1242&bih=597#imgrc=mCnrDNvbK6qCVM:
Em relação ao processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) podemos afirmar que:
Alternativas
Q1748174 Geografia
“[A industrialização no tempo de Getúlio Vargas] teve como primeira característica (...) o surgimento de novos setores produtivos”. No lugar dos tradicionais ramos de tecidos, vestuário e produtos alimentícios, cresceriam, doravante, setores como a metalurgia, mecânica, cimento, material elétrico e transportes, além das indústrias químicas e farmacêuticas. Uma série de bens industriais que até aquele momento eram importados pelo país passaria, daí por diante, a ser produzidos internamente. A esse processo damos o nome de substituição de importações. Esta seria a 'marca registrada' da história da industrialização brasileira até meados da década de 1950. (...) O Estado seria o principal agente dessa transformação. (...) A principal tarefa agora era implantar um setor industrial que produzisse bens de produção [que servem para produzir outros bens. Por exemplo, fábricas de aço, máquinas, tratores, peças etc], isto é, um setor de indústrias de base ou pesadas. Somente com suas criações haveria chances de êxito para o processo de substituição de importações, sem o país precisar importar do exterior tudo o que necessitasse em matéria de equipamentos ou matérias-primas industriais (...). A burguesia brasileira não tinha condições de aplicar seus recursos nesse tipo de empreendimento. (...) O empresariado voltou-se para o Estado e dele exigiu uma postura intervencionista naqueles setores onde a iniciativa privada fosse insuficiente." (MENDONÇA, Sônia. A industrialização brasileira. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 40-44)
Com a crise do modelo agrário-exportador, em fins de 1929, foram geradas diversas condições para o crescimento da indústria nacional. No que se refere à industrialização brasileira durante o governo de Vargas, é possível verificar que:
Alternativas
Q1748175 Geografia
A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf
A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
Alternativas
Q1748177 Geografia

LÍBIA É O QUARTO PRODUTOR DE PETRÓLEO DA ÁFRICA


Líder nacionalizou petróleo, limitou produção e criou a Companhia Nacional. Maior exportação é a países europeus como Itália, Alemanha e Espanha. A Líbia, membro da Organização de Países Produtores de Petróleo (Opep), é o quarto produtor de petróleo da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com cerca de 1,8 milhão de barris diários e possui reservas avaliadas em 42 bilhões de barris.

Disponível em: < http://g1.globo.com/revoltaarabe/noticia/2011/02/libia-e-o-quarto-produtor-de-petroleo-da-africa.html>.


Sobre as potencialidades dos recursos naturais da África, entende-se que o continente tem como característica:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: D
6: E
7: D