Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Psicólogo - Área Hospitalar

Foram encontradas 9 questões

Q1330666 Saúde Pública

São implicações organizativas do Sistema Único de Saúde, EXCETO:

Alternativas
Q1330667 Saúde Pública
Municípios limítrofes querem se organizar como “regiões de saúde”, porém não apresentam serviços de vigilância em saúde. Dessa forma, é correto afirmar que os municípios
Alternativas
Q1330668 Saúde Pública

À direção nacional do Sistema Único de Saúde, compete participar na formulação de políticas de:


I. saneamento básico;

II. controle das agressões ambientais;

III. controle das condições dos ambientes de trabalho.


Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q1330669 Saúde Pública
“Determinantes sociais são fatores que impactam diretamente na incidência de diversas doenças. Doenças crônicas e infecciosas são ligadas a esse fator de forma veemente.”  

Sobre os fatores sociais que são considerados determinantes de doenças, analise.


I. Renda.

II. Educação.

III. Desenvolvimento infantil.


Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q1330670 Saúde Pública
“Determinantes sociais são fatores que impactam diretamente na incidência de diversas doenças. Doenças crônicas e infecciosas são ligadas a esse fator de forma veemente.”  
É considerada doença associada com maior relevância à determinação social implicada à falta de saneamento básico:
Alternativas
Q1335384 Saúde Pública
A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) define, no art. 3º, os fatores determinantes e condicionantes em saúde. Essa regulamentação evidencia que a educação em saúde é, um processo que exige, também, a urgência de uma compreensão biopsicossocial da saúde dos indivíduos, grupos e comunidades. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, fatores determinantes e condicionantes do estado de saúde.
Alternativas
Q1335386 Saúde Pública
Em meados da década de 70 e início dos anos 80, surgiu uma nova forma de encarar o planejamento em saúde, a partir das críticas e fracassos que acompanhavam a visão normativa adotada até aquele momento. Contudo, com o desenvolvimento das várias vertentes do planejamento estratégico e de suas releituras e reelaborações foram se desenvolvendo uma série de abordagens e métodos de planejamento em saúde e uma vasta literatura, na qual são utilizadas diferentes terminologias. O Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde (Sisplam) consiste em um sistema federal de planejamento com uma pauta estabelecida, que busca responder às exigências constitucionais e legais, entre as quais figura a elaboração do plano plurianual (a cada quatro anos) e as propostas anuais de diretrizes orçamentárias e do orçamento que balizam a aprovação das respectivas leis. Assinale a alternativa que apresenta os objetivos do Sisplam.
Alternativas
Q1335387 Saúde Pública
Em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório no qual consta que cerca de 450 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de transtorno mental ou comportamental, em uma razão de 4:1. Além disso, entre as dez maiores causas de incapacitação e morte prematura, cinco se deviam às condições psiquiátricas. A partir desses dados, a OMS incluiu na agenda de suas ações estratégias não somente de intervenção, mas, também, de prevenção em saúde mental. A respeito das estratégias de prevenção primária em saúde mental, é correto afirmar que
Alternativas
Q1335388 Saúde Pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo reorientar o sistema de saúde brasileiro através das várias instituições dos três níveis do governo (União, Estados e Municípios) e do setor privado, contratado e conveniado, para dar cumprimento ao mandamento constitucional de disciplinar legalmente a proteção e a defesa da saúde. Os princípios do SUS são: integralidade, descentralização, racionalidade e equanimidade. As estratégias do SUS incluem ações no âmbito da saúde mental. Acerca da Reforma Psiquiátrica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Consiste em um processo político assistencial, em nível mundial e em diferentes formas, derivado da queda do paradigma asilar.

( ) Viabiliza a modificação da assistência, exclui mudanças na cultura e as mudanças normativas e jurídicas.

( ) Dá início, muito antes da década de 1980, ao processo de desinstitucionalização proposto por priorizar a subjetividade do paciente.

( ) Promove outros recursos assistenciais e regulamenta a internação compulsória.

( ) Combate os estigmas e garante tratamento aos pacientes sem necessidade asilar.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: E
9: D