Questões de Concurso Público INCA 2017 para Analista em Ciência e Tecnologia Pleno K – I - Engenharia de Infraestrutura – Engenharia Civil

Foram encontradas 18 questões

Q769793 Engenharia Civil
O concreto reforçado com fibras é definido como sendo o concreto produzido com cimento hidráulico, contendo agregados miúdos, ou miúdos e graúdos e fibras descontínuas discretas. Essas fibras podem ser produzidas a partir de material natural (por exemplo, asbesto, sisal, celulose) ou são produtos industrializados como vidro, aço, carbono e polímeros (por exemplo, polipropileno, kevlar). Algumas outras características significativas das fibras são: o fator de forma, forma e textura superficial, comprimento e estrutura, cuja fibra pode suportar uma tensão máxima (Շf), que depende da resistência da aderência interfacial (Ƭ); do diâmetro médio da fibra (d); e, do comprimento da fibra (L), onde L < Lc, e Lc é o comprimento crítico da fibra. A fórmula que melhor condiz com a tensão máxima da fibra é:
Alternativas
Q769794 Engenharia Civil
Para se computar a precipitação média em uma superfície qualquer, é necessário utilizar as observações das estações dentro dessas superfícies e nas suas vizinhanças. O método que dá bons resultados quando o terreno não é muito acidentado, o qual consiste em dar pesos aos totais precipitados em cada aparelho, proporcionais à área de influência de cada um, denomina-se:
Alternativas
Q769795 Engenharia Civil

Uma fundação do tipo radier pode estar localizada na superfície ou enterrada no solo para compensar toda ou parte das cargas aplicadas. Com frequência, elas são descritas como fundações enterradas, pois trabalham como lajes flutuantes quando parte ou todas as cargas oriundas da superestrutura são compensadas através do embutimento. A respeito dos tipos de lajes flutuantes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Laje enterrada celular: é uma estrutura de concreto em caixão, apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. Lajes enterradas celulares são utilizadas onde há cargas muito elevadas, em espaço subterrâneo, e com uma barreira de água quando apoiadas abaixo do nível do lençol freático.

( ) Laje enterrada compensada: é uma laje de concreto apoiada sobre uma escavação em uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa total ou parte da tensão aplicada. Este tipo de laje enterrada é usado em estruturas com pavimentos múltiplos ou outras estruturas quando as cargas de pilares são muito grandes e um espaço profundo subterrâneo é necessário. Ao remover a massa de solo para compensar toda ou parte da tensão aplicada, o potencial para ruptura por cisalhamento e recalque excessivo é levemente aumentado.

( ) Laje espessa apoiada sobre um greide: é uma laje de concreto apoiada sobre uma superfície acabada de solo e com aumento de espessura nas regiões de pilares e paredes para melhor resistência do concreto aos esforços de torção. Uso semelhante como para laje apoiada em um greide, mas, neste caso, as cargas dos pilares ou das paredes são maiores, de modo que a espessura da laje sob os pilares e paredes é aumentada para proporcionar a resistência necessária aos esforços de torção.

( ) Laje enterrada com nervuras invertidas: é uma laje de concreto com nervuras alinhadas com os pilares apoiada em uma escavação a uma profundidade tal que a tensão de sobrecarga removida compensa toda ou parte da tensão aplicada. O piso da laje é integrado com a laje enterrada. Em geral são utilizadas em estruturas levemente carregadas.

A sequência está correta em

Alternativas
Q769796 Engenharia Civil
De acordo com a Norma de Instalação de Água Quente, a execução das instalações deverá obedecer rigorosamente ao projeto aprovado, bem como algumas precauções deverão ser tomadas quanto às canalizações, como, EXCETO:
Alternativas
Q769797 Engenharia Civil
A NBR nº 15.310/2005 estabelece os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos exigíveis para as telhas cerâmicas, para a execução de telhados de edificações, bem como estabelece seus métodos de ensaio. A determinação da carga de ruptura à flexão tem por finalidade simular situações genéricas no transporte, no uso, na construção e na manutenção das telhas. “Quanto às cargas mínimas de ruptura a flexão, é correto afirmar que para a telha ___________ tem-se um valor mínimo de _____ kgf.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q769800 Engenharia Civil
Quanto à divisão das instalações elétricas, toda a instalação deverá ser dividida em vários circuitos, de modo a limitar as consequências de uma falta, a qual provocará apenas seccionamento do circuito defeituoso; facilitar as verificações, os ensaios e a manutenção; evitar os perigos que possam resultar da falha de um único circuito, como, por exemplo, no caso da iluminação. Com relação às divisões dos circuitos, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q769801 Engenharia Civil
A estaca é um elemento estrutural longo, instalado no terreno para transferir as cargas estruturais para os solos a uma profundidade significativa abaixo da base da estrutura, que pode ser de aço, concreto, madeira, plástico ou mesmo da combinação destes materiais. A respeito das definições dos termos principais das estacas, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Estaca concretada “in situ”. 2. Estaca de atrito. 3. Estaca de ponta. 4. Estaca flutuante. ( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo na ponta ou na base de uma estaca. ( ) Transfere quase toda a carga da estrutura para o solo por cisalhamento lateral ao longo de um comprimento substancial da estaca. ( ) Estaca por atrito para a qual a resistência de ponta é desconsiderada. ( ) É construída utilizando concreto lançado em um pré-furo. A sequência está correta em
Alternativas
Q769802 Engenharia Civil
Quanto à compactação dos solos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q769804 Engenharia Civil
O gradiente hidráulico (i) indica a direção do movimento das águas subterrâneas. É calculado em função de dh, que é a mudança na carga (elevação) entre dois pontos na parte superior do lençol freático e em função de dl, que é a distância entre os dois pontos. Dessa forma, quando o lençol freático tem certa declividade, pode-se afirmar que o gradiente hidráulico é dado por:
Alternativas
Q769805 Engenharia Civil
A areia, geologicamente, é um sedimento clássico inconsolidado de grãos, em geral, quartzosos. Considerada como material de construção, a areia é o agregado miúdo. Os diâmetros limites adotados para classificar um agregado como a areia variam conforme o ponto de vista que se encara a questão. Como material de construção, ela precisa ter grãos formados de material consistente, bem como possuir as seguintes propriedades mecânicas, EXCETO:
Alternativas
Q769807 Engenharia Civil
“Método de cálculo de iluminação de interiores que se baseia na ‘teoria de transferência de fluxo’ e só se justifica quando aplicado a instalações de alto padrão técnico, em que é exigida maior precisão de cálculos. Esta teoria estabelece que, se uma superfície ‘A’ emite ou reflete um fluxo de modo completamente difuso, parte deste fluxo é recebida por uma superfície ‘B’. A percentagem do fluxo total emitido por ‘A’ que é recebido por ‘B’ é chamada fator de forma de ‘B’ em relação a ‘A’. Um recinto a iluminar é constituído por paredes, teto e chão, que atuam como superfícies refletoras de fluxo emitido pela fonte luminosa.” O método de cálculo de iluminação descrito é
Alternativas
Q769809 Engenharia Civil
Em relação às instalações de esgoto sanitário em nível inferior à via pública, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q769810 Engenharia Civil
Nos telhados empregam-se calhas que, conforme o detalhe do projeto de engenharia ou mesmo em áreas e pátios, recorre-se, às vezes, a canaletas abertas ou recobertas com grelhas, tampas de concreto armado ou ferro fundido. No dimensionamento das calhas podem ser calculadas as mesmas por meio de fórmulas da hidráulica de canais, ou usar tabelas e ábacos que, evidentemente, foram calculados por fórmulas a partir de hipóteses quanto à precipitação pluvial. O cálculo do dimensionamento das calhas pode ser realizado através do emprego de equações clássicas de hidráulica de canais, a saber: equação da continuidade, Chezy e Manning-Strickler, onde S = área molhada; V = velocidade de escoamento; R = raio hidráulico (razão entre a área molhada e o perímetro molhado); I = declividade (altura disponível dividida pelo comprimento da calha); n = coeficiente de rugosidade; C = coeficiente de Chezy. NÃO corresponde a nenhuma das equações clássicas:
Alternativas
Q769811 Engenharia Civil
O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra. Esse estudo considera o movimento da água a partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo saturado de umidade ou impermeável, escoa pela sua superfície, formando, sucessivamente, as enxurradas ou torrentes, córregos, ribeirões, rios e lagos ou reservatórios de acumulação. No escoamento superficial, tem-se as grandezas características. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q769812 Engenharia Civil
Folhas finas de metal têm sido utilizadas para telhados desde tempos ancestrais e permanecem sendo um material popular para telhados até hoje. Elas são instaladas com a utilização de engenhosos sistemas de juntas e fixações para garantir impermeabilidade. Emendas entre as folhas devem ter um espaçamento pequeno o suficiente para segurar adequadamente as folhas contra arrancamento pelo vento e absorver a expansão e a contração entre as folhas em função das variações de temperatura. Essas emendas também criam fortes padrões visuais que podem ser manipulados pelo projetista para enfatizar as qualidades da forma do telhado. Um telhado de folhas metálicas tem um custo reativamente alto, mas, quando adequadamente instalado, pode se esperar que dure por muitas décadas. Vários tipos de metais podem ser utilizados na produção de telhados de folhas metálicas. Quanto aos tipos de metais e suas características, para telhados de folhas metálicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Chumbo é um metal duro, dificilmente conformado, de grande durabilidade, que oxida com o tempo, formando uma cor branca sem brilho. É também um material tóxico, que requer precauções especiais com relação à saúde durante sua manipulação. ( ) Cobre é um metal relativamente macio, que oxida gerando uma bonita cor azul esverdeada em um ar limpo e um preto austero em uma atmosfera industrial; vários tratamentos químicos podem ser utilizados para obter e preservar a cor desejada. ( ) O zinco apresenta grande durabilidade e é produzido com uma liga de zinco com pequenas quantidades de cobre e titânio para melhorar a trabalhabilidade. Normalmente envelhece formando uma cor cinza escura e também pode ser tratado de várias formas para alterar ou preservar sua aparência. ( ) Folhas de cobre revestido com chumbo são, algumas vezes, utilizadas para combinar a maior resistência do cobre com a cor cinza esbranquiçada do chumbo e para evitar o manchamento dos materiais das paredes por óxidos de cobre, que podem ocorrer com o escorrimento de água da chuva de telhados de cobre não revestidos. A sequência está correta em
Alternativas
Q769813 Engenharia Civil
Quanto à origem e à classificação dos solos, há vários conceitos a respeito dos solos residuais, sedimentares e de formação orgânica. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Solos sedimentares (ou autóctones) são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (quando transportados pelo vento), coluvionares (quando transportados pela ação da gravidade) e glaciares (pelas geleiras). As texturas desses solos variam com o tipo de agente transportador e com a distância de transporte. ( ) Solos residuais (ou alotóctones) são os que permanecem no local da rocha de origem, observando-se uma gradual transição do solo até a rocha. ( ) Solos de formação orgânica são os de origem essencialmente orgânica, seja de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal (conchas). ( ) O massapê é um solo residual, não laterítico, de cor escura, muito fértil, apresentando comportamento peculiar do ponto de vista geotécnico. A sequência está correta em
Alternativas
Q769815 Engenharia Civil
Sobre a locação de obras, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q769817 Engenharia Civil
“É aplicado a uma família de aglomerantes de composição variada, obtidos pela calcinação de rochas calcárias que, natural ou artificialmente, contenham uma porção apreciável de materiais argilosos. O produto goza da propriedade de endurecer sob a água, embora, pela quantidade de hidróxido de cálcio que contém, sofra também a ação de endurecimento pela carbonatação proveniente da fixação de CO2 do ar.” A descrição anterior refere-se à:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: D
6: C
7: A
8: D
9: B
10: C
11: C
12: B
13: B
14: C
15: D
16: B
17: A
18: D