Questões de Concurso Público Prefeitura de Tenente Ananias - RN 2017 para Assistente Social

Foram encontradas 9 questões

Q1115428 Serviço Social
“Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.” De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, as informações referem-se:
Alternativas
Q1115430 Serviço Social
No que se refere à história do Serviço Social na América Latina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1115431 Serviço Social
É tarefa inerente à profissão compreender a lógica de formação e o desenvolvimento da sociedade capitalista e os impasses colocados pelos conflitos sociais, tendo como campo de atuação as expressões da questão social. Nessa perspectiva, é INCORRETO afirmar que o assistente social:
Alternativas
Q1115432 Serviço Social
A competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política são requisitos fundamentais que permitem ao profissional colocar-se diante das situações com as quais se defronta, vislumbrando com clareza os projetos societários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1115433 Serviço Social
O SUASSistema Único de Assistência Social, cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações socio assistenciais.
Diante do exposto, assinale a
afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1115434 Serviço Social
Sobre a formação profissional do assistente social,marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) 
As condições que circunscrevem o trabalho do assistente social expressam a dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade. O exercício profissional é necessariamente polarizado pela trama das relações e interesses sociais e participa tanto dos mecanismos de exploração e dominação quanto, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, de respostas institucionais e políticas às necessidades de sobrevivência das classes trabalhadoras e da reprodução do antagonismo dos interesses sociais.
(   ) 
O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade e na aproximação as forças vivas de nosso tempo, tendências e possibilidades aí presentes,passíveis de serem apropriadas pelo profissional e transformadas em projetos de trabalho profissional.
(   ) 
Os assistentes sociais têm nas múltiplas expressões da “questão social”, tais como vividas pelos indivíduos sociais, a “matéria” sobre a qual incide o trabalho profissional. Ela é moldada tanto pelas políticas públicas quanto pelas lutas sociais cotidianas de diferentes segmentos subalternos que vêm à cena pública para expressar interesses e buscar respostas às suas necessidades.
(   ) O Estado, nos diversos níveis da federação, é hoje o maior empregador dos assistentes sociais, e a atuação na órbita das políticas públicas um espaço profissional privilegiado desse profissional onde não existe autonomia entre o trabalho profissional na política pública.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1115435 Serviço Social
Os direitos sociais surgiram em razão do tratamento desumano vivido pela classe operária e os excessos capitalistas durante a Revolução Industrial. Diante desse tratamento opressivo, diversos países positivaram em suas constituições os direitos sociais. No Brasil, os direitos sociais estiveram presentes em todas as constituições, umas com mais intensidade e em outras menos, merecendo destaque a atual Carta Magna, também chamada de Constituição Cidadã. Sobre a trajetória dos direitos sociais,assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1115436 Serviço Social
Sobre a questão social,analise as afirmativas a seguir.

I. 
A questão social,como problema relacionado às condições de vida do proletariado urbano,emerge no século XIX, na Europa, com o processo de industrialização. Este fenômeno social traduziu para a esfera pública as demandas por melhorias das condições de vida dos trabalhadores assalariados.
II. 
A análise da questão social é indissociável das configurações assumidas pelo trabalho e encontra-se necessariamente situada em uma arena de consenso entre projetos societários.
III. 
A questão social expressa uma correlação de forças sociais que se traduz numa disputa por poder político, busca inserir na agenda do Estado os interesses das classes trabalhadoras.
IV. 
A questão social pode ser analisada como sendo o conflito social que expressa a organização da sociedade em classes, onde o trabalho assalariado é subordinado ao capital, enfrentando as crises cíclicas da economia em que ocorrem desemprego e redução dos salários, afetando de forma negativa as condições de vida dos trabalhadores.

Está(ão) cor
reta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1115437 Serviço Social
As políticas sociais têm-se constituído como estratégia fundamental de enfrentamento às manifestações da questão social na sociedade capitalista atual. Sobre as políticas sociais no Brasil,assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: B
6: B
7: A
8: D
9: C