Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde - PE 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 25 questões

Q1631630 Psicologia
De acordo com a resolução de fiscalização e orientação profissional nº11/2019 do Conselho Federal de Psicologia, sobre os atos do processo (título III), julgue os itens abaixo:

I. Os Conselhos de Psicologia adotarão, como regra, salvo justificativa expressa, o uso de meio eletrônico na tramitação de seus processos, na comunicação de seus atos e na transmissão de peças processuais.

II. Os processos investigativos e disciplinares terão caráter sigiloso, não sendo permitida vista dos autos.

III. Todos os atos processuais deverão ser praticados na sede do Conselho competente, salvo decisão fundamentada da Comissão Processante em sentido contrário, hipótese em que sua realização dependerá da presença de pelo menos um dos membros da Comissão Processante, exceto quando a diligência for realizada por meio de carta precatória.

IV. Salvo no caso dos processos que tramitarem de forma eletrônica, todos os atos e termos do processo deverão constar de duas vias, sendo que as segundas vias, juntadas aos demais documentos em cópia ou fotocópia, formarão autos suplementares, que permanecerão juntamente com os originais na sede do Conselho Regional ou Federal, quando, neste caso, o processo for de sua competência originária ou atuar como instância recursal.


Está incorreto:
Alternativas
Q1631631 Psicologia
No que diz respeito ao código de processamento disciplinar do Psicólogo, são considerados suspeitos para o exercício da função de relatora(or), mediador, membro de Comissões e perito, bem como para votar ou participar do processo, em qualquer instância, de acordo com a resolução nº11/2019 do Conselho Federal de Psicologia, exceto:
Alternativas
Q1631632 Psicologia
Serão considerados nulos os atos processuais, de acordo com a resolução de fiscalização e orientação nº11/2019 do Conselho Federal de Psicologia, exceto:
Alternativas
Q1631633 Psicologia
São penalidades aplicáveis às infrações disciplinares ordinárias e éticas das(os) psicólogas(os), de acordo com a resolução nº11/2019 do Conselho Federal de Psicologia, exceto:
Alternativas
Q1631634 Psicologia
De acordo com a resolução CFP nº11/2019, as infrações disciplinares praticadas por psicólogas(os) são classificadas em ordinárias, funcionais e éticas. Julgue os itens abaixo:

I. Infrações ao Código de Ética Profissional.

II. Infrações às normas de natureza administrativa e editadas pelos Conselhos de Psicologia.

III. Infrações praticadas por qualquer membro dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia no exercício do seu cargo.

A classificação correta é, respectivamente:
Alternativas
Q1631635 Psicologia
Julgue os itens abaixo, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e não promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II. O psicólogo atuará com responsabilidade social analisando crítica e historicamente apenas a realidade social e cultural dos indivíduos.

III. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

IV. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

V. O psicólogo deve assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.


São princípios fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo:
Alternativas
Q1631636 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, “o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações” (art. 7º, resolução CFP nº10/05):

I. A pedido do profissional responsável pelo serviço.

II. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

III. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.

IV. Quando se trata de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q1631637 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, está incorreto:
Alternativas
Q1631638 Psicologia
São modalidades de documentos psicológicos, de acordo com a resolução CFP nº 06/2019, exceto:
Alternativas
Q1631639 Psicologia
De acordo com a resolução CFP nº06/2019, sobre a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional, está correto:
Alternativas
Q1631640 Psicologia
“...consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita” (Resolução CFP nº 06/2019).

O texto acima descreve o documento psicológico:
Alternativas
Q1631641 Psicologia
São autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a prestação dos serviços psicológicos abaixo, através de meios tecnológicos da informação e comunicação, exceto:
Alternativas
Q1631642 Psicologia
De acordo com as normas sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos (Resolução CFP nº 17/2012), julgue os itens abaixo:

I. A atuação do psicólogo como perito consiste em uma avaliação direcionada a responder demandas específicas, originadas no contexto pericial.

II. O trabalho pericial pode contemplar observação, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos e outros instrumentos, garantindo o bem-estar de todos os sujeitos envolvidos.

III. O psicólogo poderá atuar em equipe multiprofissional, podendo estar subordinado técnica e cientificamente ao profissional de outra área que chefia o processo pericial.

IV. O psicólogo, com profissionais não psicólogos, compartilhará somente informações relevantes para qualificar os serviços prestados.

Estão corretos:
Alternativas
Q1631643 Psicologia
Sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, julgue os itens abaixo:

I. Em caso de serviço psicológico prestado em serviços-escola e campos de estágio, o registro deve contemplar a identificação e assinatura do responsável técnico/supervisor que responderá pelo serviço prestado, bem como do estagiário.

II. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo, ou, apenas quando justificada impossibilidade do profissional, a guarda será feita pela instituição em que ocorreu o serviço.

III. Quando em serviço multiprofissional, o registro deve ser realizado em prontuário único.

IV. O período de guarda deve ser de no mínimo 04 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por mais tempo.

V. O registro documental deve ser mantido em local que garanta o sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos disciplinares e à defesa legal.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q1631644 Psicologia
Os documentos e registros decorrente de prestação de serviços psicológicos, devem contemplar, exceto:
Alternativas
Q1631645 Psicologia
Os testes psicológicos abarcam também os instrumentos abaixo, exceto:
Alternativas
Q1631646 Psicologia
“Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação)” (art. 2º, resolução CFP nº 09/2018).
Julgue os itens abaixo:

I. Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo.

II. Entrevista psicológica e anamnese.

III. Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

IV. Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão.

V. Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

De acordo com a resolução CFP nº 09/2018, são fontes fundamentais de informação:
Alternativas
Q1631647 Psicologia
Para que os testes psicológicos sejam reconhecidos para uso profissional de psicólogas e psicólogos, devem possuir consistência técnico-científica e atender os requisitos mínimos obrigatórios. (Resolução CFP nº 09/2018). Fazem parte dos requisitos mínimos obrigatórios, exceto:
Alternativas
Q1631648 Psicologia
São técnicas utilizadas na terapia comportamental, exceto:
Alternativas
Q1631649 Psicologia
“As teorias psicodinâmicas da personalidade enfatizam a importância dos motivos, das emoções e de outras forças internas. Supõem que a personalidade desenvolva-se à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância” (DAVIDOFF, 2009).

Fazem parte das teorias psicodinâmicas, exceto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: B
6: A
7: E
8: A
9: C
10: A
11: B
12: E
13: C
14: E
15: E
16: E
17: C
18: B
19: D
20: D