Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Letras Português/Espanhol

Foram encontradas 9 questões

Q516759 Pedagogia
Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União:

Alternativas
Q516761 Pedagogia
O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes. Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q516762 Pedagogia
No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade. 
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitamse a segui-los. 
A sequência correta é:
Alternativas
Q516776 Pedagogia
A Lei 11.161, de 5 de agosto de 2005, dispõe sobre o ensino da língua espanhola no Brasil. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o que determina referida lei.
Alternativas
Q516777 Pedagogia
. Todas as alternativas a seguir estão corretas sobre o que deve ser considerado com relação à variação linguística no ensino da Língua Estrangeira, EXCETO:
Alternativas
Q516778 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua estrangeira defendem a perspectiva sociointeracionista de ensino. Sobre essa perspectiva, analise as proposições a seguir: 
I. Leva em conta as necessidades dos alunos, ou seja, deve-se sempre perguntar por que o brasileiro precisa aprender outra língua e para quê. 
II. Determina que o aluno domine a gramática normativa e a tradução.
 III. Propõe que o aluno comece a pensar no idioma estrangeiro, sem traduzi-lo, por meio de contato direto com o idioma.
IV. Para ensinar a língua estrangeira, criam-se situações de uso de diversos gêneros textuais, promovendo a reflexão sobre eles.
Alternativas
Q516779 Pedagogia
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, independentemente de se reconhecer a importância do aprendizado de várias línguas, em vez de uma única, e de se pôr em prática uma política de pluralismo linguístico, nem sempre há a possibilidade de se incluir mais do que uma língua estrangeira no currículo. Os motivos podem ir da falta de professores até a dificuldade de incluir um número elevado de disciplinas na grade escolar. Assim, uma questão que precisa ser enfrentada é qual, ou quais línguas estrangeiras incluir no currículo. 
Ao referir-se sobre o pluralismo linguístico, a orientação dos PCN faz menção:
Alternativas
Q516780 Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira apontam que o distanciamento proporcionado pelo envolvimento do aluno no uso de uma língua diferente o ajuda a aumentar sua autopercepção como ser humano e cidadão. Ao entender o outro e sua alteridade, pela aprendizagem de uma língua estrangeira, ele aprende mais sobre si mesmo e sobre um mundo plural, marcado por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social.
Nesse contexto, pode-se definir corretamente alteridade como:
Alternativas
Q516781 Pedagogia
Como todos os aspectos de uma avaliação formativa, os testes também devem ter por objetivo melhorar o conhecimento e não apenas fazer julgamentos. Isso significa que se torna essencial a interação professoraluno em relação ao teste, após sua utilização: a devolução deve envolver uma discussão dos resultados e das possíveis razões para a falta de sucesso, se for o caso, evitando-se, assim, um sentimento de fracasso. 
Sobre essa reflexão, pode-se afirmar corretamente que a avaliação formativa é aquela em que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: C
6: D
7: A
8: D
9: A