Questões de Concurso Público IFC-SC 2015 para Pedagogia – Educação Infantil
Foram encontradas 22 questões
( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los.
A sequência correta é:
( ) O Método de Piaget não consiste em medir a inteligência com testes e provas, mas entender como o indivíduo compreende o mundo que o cerca, como formula suas hipóteses e resolve problemas.
( ) A proposta de Piaget é uma estratégia de trabalho pedagógico, o que faz com que esse método verifique as singularidades de cada sujeito, sendo que cada aluno deve ser tratado de uma forma massificada, em que todos devem seguir o mesmo ritmo.
( ) A preocupação central de Piaget foi a elaboração de uma teoria do conhecimento que pudesse explicar como o organismo conhece o mundo, pois para ele só o conhecimento possibilita um estado de equilíbrio interno, que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.
( ) A concepção epistemológica adotada por Piaget aproxima suas ideias de todas as correntes pedagógicas que enfatizam a atividade do educando e a estruturação de um ambiente escolar que corresponda às características pessoais do aluno, seus interesses, sua personalidade, seu conhecimento cotidiano.
( ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.
( ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.
( ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.
( ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.
A sequência correta é:
I. O estudo do desenvolvimento humano tem sido alvo de grande interesse dos estudiosos e educadores, já que o conhecimento dos processos de desenvolvimento encontra-se no âmago da educação. Acredita-se que, sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento do comportamento humano, os educadores podem apenas supor técnicas educacionais apropriadas, sem que estejam incorporadas experiências de aprendizado, não só ligadas à idade cronológica, mas também, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.
II. O desenvolvimento humano deve ser estudado a partir de um ponto de vista estanque, isto é, totalmente separado, dissociado, ora em esferas (cognitiva, afetiva e psicomotora), ora em comportamentos relacionados à idade (neonatal, infância, adolescência, idade adulta, meia idade, velhice), onde uma esfera não tem nenhuma relação com a outra.
III. Vários estudiosos partem da premissa que o desenvolvimento é contínuo e permanente, o seja, inicia-se na concepção e encerra-se com a morte, dado que inclui todos os aspectos do comportamento humano. Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificações e as possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e se manifestam de formas variadas, completas e complexas.
IV. Já que o movimento é o meio de expressão fundamental da criança na Educação Infantil, os educadores tem a obrigatoriedade de compreender esse movimento que vai além do olhar biológico ou fisiológico, porque o corpo que corre, que transpira, que cresce, é o mesmo que sente, conhece e se expressa.
Assinale a alternativa correta:
I. Na Idade Antiga, foram criados novos modelos educacionais que vieram ao encontro de como a sociedade europeia se desenvolvia. O desenvolvimento científico, o crescimento comercial e as atividades artísticas presentes no período Renascentista contribuíram para a existência de novas visões sobre a criança e sobre como ela deveria ser educada.
II. As crianças da Idade Média eram vistas como adultas, como uma fase ruim, que anteciparia a fase da responsabilidade (adulta). Então, por muitas vezes elas eram afastadas de seus pais e a aprendizagem se dava pela convivência com adultos. A transmissão de valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não era, portanto, nem asseguradas nem controladas pela família. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-la.
III. A partir do século XVII acontece uma grande mudança e a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, ou seja, a partir desse momento, as crianças têm seu próprio local, deixando de ser misturadas como os adultos e também de aprender diretamente em contato com eles. As crianças eram separadas dos adultos, ficavam presas, numa espécie de quarentena, para depois serem largadas no mundo. Essa quarentena chegou à escola, sendo um tempo marcado por um enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até os dias de hoje, chamada de escolarização.
IV. Um novo tempo surge sobre a ideia de educação infantil na Europa, iniciando-se uma fase avançada da Idade Moderna, com o crescimento da urbanização e a transformação da família patriarcal em nuclear. A Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnicista e científico originados do crescimento comercial vivido naquele período da Europa Ocidental, fez com que se formulassem novas ideias de um pensamento pedagógico para esse novo tempo. A discussão sobre a escolaridade obrigatória, que se fez mais presente em diversos países da Europa nos séculos XVIII e XIX, ressaltou sobre a necessidade da educação para o desenvolvimento social. A criança a partir daí, passou a ser vista como um sujeito de necessidades e objeto de expectativas e cuidados, fazendo parte de um período de preparação para o ingresso na vida adulta, o que faz da escola (para aqueles que tinham a oportunidade de frequentar) um instrumento fundamental.
Assinale a alternativa correta: