Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Cerrito - SC 2017 para Enfermeiro
Foram encontradas 10 questões
I. São utilizadas transcrições de falas de pesquisadores sobre o tema em questão de modo a conferir veracidade às informações. II. Os verbos usados no texto estão conjugados predominantemente no tempo presente, o que faz com que o leitor sinta o assunto mais próximo de sua realidade. III. As aspas presentes ao longo do texto têm, todas, a mesma função. IV. Há numerais exatos, e não em quantidade aproximada, o que confere veracidade ao texto.
Assinale C (certo) ou E (errado) para a justificativa do emprego da vírgula nas proposições a seguir. Depois marque a alternativa que contenha a ordem correta de respostas.
( ) Em: “Uma vez que o celular e o SMS são usados com facilidade e entusiasmo por adolescentes, eles poderiam ser usados como um suporte de aprendizado escolar”, a virgula justifica-se por estar isolando uma oração reduzida antecipada.
( ) Em: “quando a prática do envio de SMS já está enraizada, após um ano, ‘não há nenhuma ligação entre o nível de ortografia tradicional e a forma dos SMS’", as vírgulas justificam-se por estar isolando um adjunto adverbial intercalado.
( ) Em: “Esse estudo mostra que, quando os jovens começam a escrever SMS, é o nível de escrita tradicional que determina a forma dos SMS enviados”, as vírgulas estão isolando uma oração subordinada adverbial.
( ) Em: “Além disso, a escrita tradicional ensinada na
escola e as mensagens de texto redigidas fora de
qualquer quadro institucional ‘dependem das
mesmas habilidades cognitivas’", a vírgula justificase por separar termos coordenados de uma oração.
Avalie as alternativas a seguir e assinale a única correta.
I. A palavra “têm” (primeiro parágrafo) é acentuada por ser um monossílabo tônico. II. Ao retirar o acento da palavra ”prática”, ela tem seu sentido modificado e se torna paroxítona. III. Se a palavra “franceses” for vertida ao singular, ela deve levar acento por se tratar de uma oxítona terminada em “e”, seguido de “s”. IV. O acento da palavra “contrário” justifica-se por ser uma paroxítona terminada em ditongo. Ao retirarmos esse acento, teríamos outro sentido para a palavra e ela se tornaria uma oxítona não acentuada.
“As abreviações ou variações e aproximações ortográficas de uma palavra em relação à escrita tradicional utilizadas nos SMS são frequentemente apontadas [...]”.