Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Médico Especialista IV - Pediatra

Foram encontradas 6 questões

Q2585676 Medicina

O Código de Ética Médica traz em seu Capítulo IV comandos relacionados a Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos nos quais são vedados ao médico. Em relação a este capítulo é correto afirmar:


I. É vedado ao médico participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.

II. É vedado ao médico deixar de esclarecer o doador, o receptor ou seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplante de órgãos.

III. É vedado ao médico retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.

IV. É vedado ao médico participar direta ou indiretamente da comercialização de órgãos ou de tecidos humanos.


A alternativa correta é:

Alternativas
Q2585681 Medicina

Habitualmente, as helmintíases são diagnosticadas pelo exame de amostras fecais ou de outras amostras com presença de ovos, larvas ou, às vezes, vermes adultos ou seus segmentos. É correto afirmar:


I. O exame macroscópico das fezes quanto à sua cor, consistência, a visualização da presença de qualquer verme ou seus segmentos, ou de sangue ou de muco podem dar uma pista sobre o agente etiológico.

II. Devido à eliminação intermitente de ovos e/ou larvas e à variação da carga da infestação, várias amostras (pelo menos três) coletadas durante o período de 10 dias são mais sensíveis para detectar parasitas.

III. Além da análise direta das fezes, o diagnóstico de algumas helmintíases pode ser realizado ou inferido por outros exames, tais como hemograma, sorologia e testes moleculares.


A alternativa correta é:

Alternativas
Q2585682 Medicina

A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil em virtude das altas prevalências e da estreita relação com o desenvolvimento das crianças. No mundo, é considerada a carência nutricional de maior magnitude, destacando-se a elevada prevalência em todos os segmentos sociais, acometendo principalmente crianças menores de dois anos de idade e gestantes. É correto afirmar:

Alternativas
Q2585683 Medicina

Em 2023, o Ministério da Saúde atualizou um protocolo antigo e muito conhecido: Manejo do Paciente com Diarreia. A nova publicação foi feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Infectologia e trouxe mudanças importantes nos planos de tratamento. É correto afirmar:

Alternativas
Q2585684 Medicina

O tratamento de crianças com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) envolve grandes desafios peculiares à faixa etária, como irregularidades no padrão de alimentação, do sono, da atividade física, necessidade de doses menores de insulina, maior risco de hipoglicemia noturna e maior variabilidade glicêmica. Além disso, crianças menores, nem sempre conseguem referir adequadamente os sintomas para auxiliar o tratamento realizado por seus cuidadores. É correto afirmar:


I. É recomendado que crianças com DM1, em todas as idades, utilizem insulinoterapia intensiva com múltiplas aplicações de insulina ao dia, para reduzir o risco de complicações microvasculares.

II. Deve ser considerado buscar a meta de HbA1c>7,0% em crianças com DM1 para reduzir os riscos da hiperglicemia crônica no desenvolvimento cognitivo. No entanto, esta meta somente deverá ser buscada quando houver acesso à tecnologia de monitorização, para evitar o aumento do risco de hiperglicemia.

III. É recomendado a utilização de seringas ou canetas com incrementos de meia unidade em crianças pequenas, e diluição da insulina quando o sistema de infusão contínua de insulina (SICI) não for disponível, para maior acurácia e menor risco de hipoglicemia.

IV. É recomendado a utilização do sistema de infusão contínua de insulina (SICI) como o método de preferência para crianças menores de 7 anos com DM1, por proporcionar melhor controle glicêmico e menor número de hipoglicemias graves.


A alternativa correta é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: B