As convulsões em crianças podem ocorrer como eventos isolado...
As convulsões em crianças podem ocorrer como eventos isolados ou recorrentes (epilepsia). A etiologia pode ser estrutural, genética, infecciosa, metabólica, imune ou desconhecida. Deve-se tentar identificar o (s) tipo (s) de epilepsia e a síndrome epiléptica reconhecendo-se um padrão de tipos de convulsões, as características clínicas, etiologias e as características do eletroencefalograma. É correto afirmar:
I. O tratamento irá variar dependendo da síndrome epiléptica. As opções incluem medicamentos anticonvulsivantes, dietas cetogênicas, estimulação do nervo vago e cirurgia, bem como consideração de fatores de estilo de vida.
II. Na investigação de um quadro convulsivo acompanhado por febre na infância devemos considerar três possibilidades: infecção de sistema nervoso central; estar diante de uma criança epiléptica na qual a crise é desencadeada pelo estresse da febre; e uma convulsão febril.
III. A maioria das convulsões febris simples são autolimitadas, mas exigem avaliação neurológica adicional, eletroencefalograma (EEG) e exames de imagem devem ser realizados para a avaliação de rotina de uma criança sadia com uma convulsão febril simples.
IV. Um primeiro episódio deve ser investigado especialmente na presença de anormalidades no exame neurológico. Lactentes abaixo de 18 meses devem ser submetidos a exame de imagem urgente na presença de crises convulsivas focais.
A alternativa correta é: