Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2024 para Auxiliar de Ensino - Educação Infantil
Foram encontradas 30 questões
I. Os princípios éticos tratam da valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
II. Os princípios éticos tratam da valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
III. Os princípios políticos referem-se aos direitos da cidadania, ao exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
IV. Os princípios estéticos tratam da valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
A sequência correta é:
I. O plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados.
II. O plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento dos docentes que nela estão.
III. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção e da Secretaria Municipal de Educação.
IV. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
A sequência correta é:
I. As Instituições de Educação Infantil, devem promover, em suas Propostas Pedagógicas, práticas de educação e cuidados que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.
II. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem buscar, a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora livres e espontâneas, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conceitos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
III. O ambiente de gestão democrática por parte dos educadores, a partir da liderança responsável e de qualidade, deve garantir direitos básicos de crianças e suas famílias à educação e cuidados, num contexto de atenção multidisciplinar com profissionais necessários para o atendimento.
IV. As Propostas Pedagógicas e os regimentos das Instituições de Educação Infantil devem, em clima de cooperação, proporcionar condições de funcionamento das estratégias educacionais, do uso do espaço físico, do horário e do calendário escolar, que possibilitem a adoção, execução, avaliação e o aperfeiçoamento das diretrizes.
A sequência correta é:
I. Do ponto de vista da teoria pedagógica, fomos entendendo ao longo do processo de discussão que a PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA seria aquela, dentre as várias teorias, que mais nos capacitaria entender o trabalho educativo no momento histórico em que vivemos, tendo em vista suas múltiplas determinações, ao mesmo tempo em que nos aponta possibilidades de transformação.
II. Do ponto de vista da teoria pedagógica, fomos entendendo ao longo do processo de discussão que a PEDAGOGIA HISTÓRICO-TRADICIONAL seria aquela, dentre as várias teorias, que mais nos capacitaria entender o trabalho educativo no momento histórico em que vivemos, tendo em vista suas múltiplas determinações, ao mesmo tempo em que nos aponta possibilidades de transformação.
III. Do ponto de vista da teoria pedagógica, fomos entendendo ao longo do processo de discussão que a PEDAGOGIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS seria aquela, dentre as várias teorias, que mais nos capacitaria entender o trabalho educativo no momento histórico em que vivemos, tendo em vista suas múltiplas determinações, ao mesmo tempo em que nos aponta possibilidades de transformação.
IV. Do ponto de vista da teoria pedagógica, fomos entendendo ao longo do processo de discussão que a PEDAGOGIA DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS seria aquela, dentre as várias teorias, que mais nos capacitaria entender o trabalho educativo no momento histórico em que vivemos, tendo em vista suas múltiplas determinações, ao mesmo tempo em que nos aponta possibilidades de transformação.
V. Do ponto de vista da teoria pedagógica, fomos entendendo ao longo do processo de discussão que a PEDAGOGIA DAS HABILIDADES EMOCIONAIS seria aquela, dentre as várias teorias, que mais nos capacitaria entender o trabalho educativo no momento histórico em que vivemos, tendo em vista suas múltiplas determinações, ao mesmo tempo em que nos aponta possibilidades de transformação.
A sequência correta é:
I. Teoria Psicossocial.
II. Psicologia Comportamental.
III. Teoria Cognitivista.
IV. Psicologia Histórico-Cultural.
V. Psicologia Behaviorista.
A sequência correta é:
I. Assuma a responsabilidade de compartilhar igualmente a educação e cuidado das crianças com as famílias.
II. Possibilite tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
III. Promova a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
IV. Construa novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
A sequência correta é:
I. A indivisibilidade das dimensões expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
II. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
III. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
IV. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.
V. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.
A sequência correta é:
I. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
II. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
III. Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
IV. Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem negativa de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
A sequência correta é:
I. Ser a forma que mais se aproxima da realidade da Rede de Ensino.
II. Compreender que possibilita ao docente uma organização da sua prática.
III. Que o aperfeiçoamento profissional se dá de maneira democrática, inclusiva e igualitária.
IV. Que supera a fragmentação, incentiva a pesquisa e contextualiza as ações nos ambientes de aprendizagem.
V. Que o foco está no desenvolvimento integral e contextualizado das crianças da Educação Infantil.
A sequência correta é:
I. Compreender que a passagem do mundo exterior para nosso corpo é marcada pela experiência que converte e transforma o mundo material em mundo simbólico. Em outras palavras, o processo de significação do mundo externo é feito pelo cérebro e passa, tanto pela referência da relação que construímos, como por aquilo que internalizamos e que, por isso, tornar-se-ão parte de nossa singularidade (PEPRMESJ, 2019, p.34 apud 2020, p. 135).
II. Compreender que a passagem do mundo exterior para nosso o corpo é marcada pela experiência que converte e transforma o mundo material em mundo simbólico. Em outras palavras, o processo de significação do mundo externo é feito pelo corpo e passa, tanto pela referência da relação que construímos, como por aquilo que internalizamos e que, por isso, tornar-se-ão parte de nossa singularidade (PEPRMESJ, 2019, p.34 apud 2020, p. 135).
III. Compreender que a passagem do mundo interior para nosso o corpo é marcada pela experiência que converte e transforma o mundo fictício em mundo simbólico. Em outras palavras, o processo de significação do mundo externo é feito pelo corpo e passa, tanto pela referência da relação que construímos, como por aquilo que internalizamos e que, por isso, tornar-se-ão parte de nossa singularidade (PEPRMESJ, 2019, p.34 apud 2020, p. 135).
IV. Compreender que a passagem do planeta interior para nossa mente é marcada pela experiência que converte e transforma o mundo material em mundo simbólico. Em outras palavras, o processo de significação do mundo externo é feito pelo corpo e passa, tanto pela referência da relação que construímos, como por aquilo que internalizamos e que, por isso, tornar-se-ão parte de nossa singularidade (PEPRMESJ, 2019, p.34 apud 2020, p. 135).
V. Compreender que a passagem do córtex cerebral para nosso o corpo é marcada pela experiência que converte e transforma o mundo material em mundo simbólico. Em outras palavras, o processo de significação do mundo externo é feito pelo corpo e passa, tanto pela referência da relação que construímos, como por aquilo que internalizamos e que, por isso, tornar-se-ão parte de nossa singularidade (PEPRMESJ, 2019, p.34 apud 2020, p. 135).
A sequência correta é: