Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2024 para Professor - Geografia
Foram encontradas 30 questões
(...) “a partir da Constituição Federal de 1988, no artigo 208, inciso I, que garante a provisão política de Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive a todos que não tiveram acesso na idade própria (BRASIL,1998). Isso implica que, como direito o acesso deve ser garantido, não importando a faixa etária dos estudantes”. (Currículo Base da Educação Josefense p 99)
I. Cabe considerar, que a oferta da educação de Jovens e Adultos e sua consolidação enquanto modalidade de ensino perpassa pelas lutas dos movimentos sociais da educação popular e dos compromissos e acordos realizados nas Conferências Internacionais de Educação de Jovens e Adultos – CONFINTEAS, garantindo assim o direito a educação, amparado na legislação.
II. Com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, art. 37, a EJA deixa de ser programa e passa a ser considerada modalidade, passando a integrar os sistemas de ensino.
III. Com o objetivo de garantir um modelo pedagógico diferenciado, o qual atenda as especificidades dessa modalidade de ensino, seja no aspecto das diferentes faixas etárias, dos perfis e das situações de vida dos educandos. A partir disso, a Resolução CNE/CEB n.º 1, de 05 de julho de 2000, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, que estabelece como princípios da EJA: a equidade, a diferença e a proporcionalidade.
IV. A Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de São José não tem um olhar diferenciado ao contexto do educando da EJA.
sequência correta é:
“Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa”. (Blog www2.eca.usp.br/moran).
“Os Temas Contemporâneos Transversais na BNCC também visam cumprir a legislação que versa sobre a Educação Básica, garantindo aos estudantes os direitos de aprendizagem, pelo acesso a conhecimentos que possibilitem a formação para o trabalho, para a cidadania e para a democracia e que sejam respeitadas as características regionais e locais, da cultura, da economia e da população que frequentam a escola”. (TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos 2019, p.04).
I. Nos últimos 20 anos, desde a década de 97, vem-se consolidando a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens. Essa proposta orientou, portanto, a inserção de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos alunos.
II. Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano e, quando isso deixa de acontecer, produz alienação e perda do sentido social e individual no viver. É preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem.
III. Teóricos consagrados, que se interrogam sobre o futuro e a importância da educação, defendem a visão da necessária associação do conteúdo escolar com a realidade vivida. Consideram que a educação escolar tem responsabilidade de transformar a realidade, trabalhando além dos conteúdos considerados clássicos também aqueles que tenham uma finalidade crítica social.
IV. Os Temas Contemporâneos Transversais têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC.
A sequência correta é:
Dado esse contexto sobre metodologia e práticas de ensino para o EJA, assinale a alternativa correta:
I. Tais informações subsidiam a ações pedagógicas para esses sujeitos.
II. De maneira geral, podemos dizer que o primeiro segmento da EJA, que compreende os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é formado, em sua grande maioria, por pessoas adultas e idosas, sem instrução formal ou pouco tempo de escolarização, decorrente, em muitos casos, do abandono escolar para adentrar ao mercado de trabalho, devido às necessidades financeiras familiares.
III. O segundo segmento da EJA, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental, é composto por um público mais jovem e adulto. Muitos deles são oriundos de um processo de evasão escolar e retornaram aos estudos devido às exigências do contexto socioeconômico que estamos inseridos.
IV. A Educação de Jovens e Adultos não deve trabalhar a valorização do sujeito, fazer com que ele renove seus interesses quanto à necessidade do saber e da importância das relações pessoais, bem como promover a apropriação do conhecimento.
A sequência correta é:
“Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta”. (Base Nacional Comum Curricular, p.311/312).
Dado esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
“(...) a BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade”. (Base Nacional Comum Curricular, p.313).
“Sempre que se falar de globalização deve-se estar atento para o fato de que ela representa vários aspectos das relações socioculturais, políticas e econômicas entre as diferentes localidades e lugares do mundo. Longe de caracterizar uma nova estruturação dessas relações, como algo pronto e acabado, é preciso entendê-la mais como um processo em estruturação”. (Parâmetros Curriculares nacionais, PCN- p.103).
I. O importante é que o professor consiga estudar e ensinar para seus alunos que essa globalização está impregnada daquilo que se convencionou chamar de “tempos rápidos”.
II. No mundo contemporâneo, o que melhor caracteriza o fenômeno da globalização é a rapidez como a informação chega aos mais distantes e diferentes lugares, garantindo uma interação instantânea e simultânea.
III. Obviamente que, para que isso aconteça, será necessário que esses lugares estejam conectados entre si por um conjunto de condições técnicas informacionais que vão desde a comunicação por satélites aos complexos sistemas da computação.
IV. Para o professor, mais importante do que ficar estudando a genealogia da globalização, o que não significa deixar de explicar para os alunos o seu significado, é procurar ajudá-los a compreender como a globalização veio redefinindo uma nova territorialidade do espaço, principalmente quando se verifica o que aconteceu com a estruturação e o conceito de redes urbanas, tema de grande interesse para a Geografia.
A sequência correta é:
(https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/08285 223032015Teoria_e_Metodo_da_Geografia_Aula_4.pdf , (Rosana de Oliveira Santos Batista)
“O conceito científico de paisagem é normalmente apresentado aos estudantes do Ensino Fundamental II no início do 6° ano. Neste momento, o aluno está em fase de transição, não somente de um ciclo escolar para outro, mas também em seu desenvolvimento cognitivo, o que requer uma proposição didática que considere esses fatores como um importante ponto no processo ensino-aprendizagem, uma vez que compreender o espaço geográfico é compreender o mundo onde se está inserido”.
(https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/37653/ html, Milaine Aparecida Pichiteli e Claudivan Sanches Lopes).
I. Dessa maneira, concorda-se com Busquets (2011) quando afirma que a análise geográfica, baseado na leitura e interpretação das relações estabelecidas entre o natural e o humano, proporciona um método científico de interpretação da paisagem que se mostra muito eficaz no cumprimento dos objetivos da aprendizagem.
II. Por meio da análise geográfica, não se pode proporcionar ao aluno o desenvolvimento das habilidades de observar, descrever, analisar e imaginar paisagens.
III. Segundo Callai (2003), em contato com tradições geográficas basilares, o aluno se transforma em um investigador do próprio mundo, tendo, assim, condições de formar o raciocínio geográfico. Para a autora, esse raciocínio só fará sentido para ele se for como um processo que parta dele e nele se desenvolva.
IV. Por ser a Geografia uma disciplina de reflexão de identidades individuais e coletivas, Roux (2001) entende a observação e a interpretação da paisagem como tradição e herança da ciência geográfica permanecendo como um instrumento de interrogação epistemológica.
A sequência correta é: