Questões de Concurso Público IF-ES 2023 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 23 questões

Q2343537 Pedagogia

Para Sacristán (1998), “na linguagem cotidiana se atribui ao verbo avaliar o significado de estimar, calcular, taxar, valorizar, apreciar ou apontar o valor, atribuir o valor a alguma coisa”. Mas, o autor admite que, na prática dominante, o significado de avaliar é menos polissêmico.   



Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa o significado de avaliar na prática dominante: 

Alternativas
Q2343538 Pedagogia
Após analisar as afirmativas abaixo, assinale a alternativa que NÃO está relacionada à avaliação: 
Alternativas
Q2343539 Pedagogia
A didática como ciência, como arte e como práxis necessita apoiar-se em alguma teoria da aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que corresponde à teoria da Gestalt ou teoria de campo: 
Alternativas
Q2343540 Pedagogia

A partir das finalidades sociais e políticas da educação, podem-se distinguir duas concepções dos processos de organização e gestão, quais são: concepção científico-racional e concepção sociocrítica (LIBANEO, 2018).


Após analisar as afirmativas a seguir, seguindo o critério de (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo:



a. (   ) As escolas que operam no modelo científico-racional dão forte peso a estrutura organizacional, normas, regulamentos e outros.


b. (   ) Na concepção sociocrítica, a escola é uma realidade objetiva e neutra que pode ser planejada, organizada e controlada.


c. (   ) Na concepção sociocrítica, tanto a gestão como o processo de tomada de decisão se dão coletivamente.


d. (   ) Na concepção sociocrítica, a organização escolar é algo construído pela comunidade educativa, envolvendo professores, alunos e pais.


e. (   ) Na concepção científico-racional,  a organização escolar funciona como um sistema que agrega pessoas, preocupa-se com as interações sociais e as relações da escola com o contexto sociocultural e político. 

Alternativas
Q2343541 Pedagogia

Vasconcellos (2008) aponta três grandes elementos como a estrutura básica da elaboração do Projeto Político-Pedagógico na linha do planejamento participativo. A seguir, relacione esses três grandes elementos às suas funções e assinale a alternativa que represente a sequência CORRETA, de cima para baixo:



A. Marco referencial


B.  Diagnóstico


C.  Programação



(   )  Conhecer a realidade.


(   )  Decidir a ação para diminuir a distância em relação ao ideal desejado.


(   )  Tensionar a realidade no sentido de superação.


(   )  Julgar a realidade.


(   )  Fornecer parâmetros para o diagnóstico 

Alternativas
Q2343542 Pedagogia
Para Vasconcellos (2008), “A prática educativa escolar dependerá, em grande medida, da concepção de currículo que se tem, [...]”. Em termos estruturais, há dois grandes modelos em que o currículo pode ser organizado: seriação e ciclos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que NÃO corresponde às características do currículo organizado em ciclos: 
Alternativas
Q2343543 Pedagogia

Planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Na área da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Associe a segunda coluna com a primeira e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:



1. Planejamento escolar


2. Planejamento curricular


3. Planejamento de curso


4. Planejamento de unidade


5. Planejamento de aula



a. (   ) Especifica e operacionaliza os procedimentos diários para a concretização dos planos de curso e de unidade.


b. (   ) Prevê os diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com previsão de objetivos gerais e dos conteúdos de cada componente.


c. (   ) Organiza  um conjunto de aulas de assuntos correlatos, cujos conteúdos fazem parte da disciplina como um todo.


d. (   ) É o planejamento geral das atividades de uma escola, prevê ações que devem ser executadas por toda a equipe escolar.


e. (   ) É a previsão dos conhecimentos e atividades para um determinado período de tempo, geralmente um semestre ou ano letivo. É um desdobramento do plano curricular. 



Assinale a sequência CORRETA

Alternativas
Q2343544 Pedagogia
Das alternativas abaixo, assinale aquela que, epistemologicamente, representa um pressuposto da teoria de aprendizagem construtivista: 
Alternativas
Q2343545 Pedagogia
A prática educacional se orienta para alcançar determinados objetivos por meio de uma ação intencional e sistemática. Os objetivos podem ser expressos de forma geral e específica. Os objetivos gerais direcionam a ação educativa como um todo. Os objetivos específicos direcionam, de forma mais direta, o processo de ensino e aprendizagem. Quanto aos objetivos específicos, assinale a alternativa que NÃO representa sua função: 
Alternativas
Q2343546 Pedagogia
A aula expositiva pode assumir duas posições didáticas: exposição dogmática e exposição aberta ou dialogada. Das alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO está relacionada à aula expositiva aberta ou dialogada: 
Alternativas
Q2343547 Pedagogia
A seleção e organização dos conteúdos para o processo de ensino e aprendizagem demanda do professor conhecimento da estrutura da disciplina, das necessidades e interesses do aluno. Para a seleção de conteúdos, Haydt (2006) aponta alguns critérios. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que corresponde ao critério de utilidade: 
Alternativas
Q2343548 Pedagogia
Para ensinar conteúdos procedimentais, Zabala (1998) diz que “o dado mais relevante é determinado pela necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formam os procedimentos, as técnicas ou estratégias”. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que NÃO representa uma condição determinada para as sequências didáticas dos conteúdos procedimentais: 
Alternativas
Q2343549 Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/1996), alterada pela lei 13.415 de 2017, a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Curricular Comum NÃO poderá ser superior a 
Alternativas
Q2343551 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias de bell hooks (2017) descritas no livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade: 
Alternativas
Q2343552 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta a composição da educação escolar, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: 
Alternativas
Q2343553 Pedagogia
 A educação como prática da liberdade consiste na apropriação da pedagogia engajada, descrita por bell hooks (2017) no livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Ou seja, pensar a educação em um movimento de ruptura, de desconstrução, de um fazer-se e desfazer-se contínuo, uma educação que seja ponte, que acolha as diferenças, que se posicione ao lado das minorias, que faça sentido para as pessoas, que assuma um caráter transformador e libertador, que se movimente no sentido de promover ações de liberdade, de desconstrução do velho, do cartesiano, da lógica binária, do certo ou errado, dos estigmas, dos rótulos, do “normal” e do “anormal”; enfim, uma pedagogia engajada é uma pedagogia da transformação, de abertura para o novo, para o vir a ser constante, para aquilo que não é, mas pode ser. Diante do exposto, qual a tendência pedagógica brasileira que mais se aproxima da proposta da pedagogia engajada e que foi influência para bell hooks? 
Alternativas
Q2343554 Pedagogia
Certamente, o livro Documentos de Identidade - uma introdução às teorias do currículo, de Tomaz Tadeu da Silva (2005), é extremamente interessante como introdução, tal qual o próprio título informa, às discussões teóricas do campo social, filosófico e educacional que abordam diretamente a questão do currículo ou que, a despeito desse enfoque, conduziram a diferentes formas de se pensar sobre o tema. De acordo com o autor, é INCORRETO afirmar que o currículo é 
Alternativas
Q2343555 Pedagogia

Como "sinalizadores" da renovação da teoria educacional e curricular, o autor do livro Documentos de Identidade - uma introdução às teorias do currículo, Silva (2005), apresenta dois deslocamentos que, em grande parte, definem a organização do livro. O primeiro intenso deslocamento seria proporcionado pelas Teorias Críticas ao demarcar o campo do currículo como espaço de poder. O segundo deslocamento seria ocasionado pelas teorias Pós-Críticas ao descentralizar a ênfase nas dinâmicas de classe e consolidar a importância dos processos de produção de subjetividade. De acordo com as teorias Pós-Críticas, analise as proposições e assinale (V) para as VERDADEIRAS ou (F) para as FALSAS, conforme o significado do currículo:



a. (   ) É linear, sequencial, estático; sua epistemologia é realista e objetivista.


b. (   ) É disciplinado e fragmentado, rigidamente separado entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano, segue fielmente as grandes narrativas das ciências, tomadas como verdades.


c. (   ) Desconfia profundamente dos impulsos emancipadores e libertadores da teoria crítica, que se fundamenta na vontade de domínio e controle da epistemologia moderna. Constitui-se em um ataque à própria ideia de educação.


d. (   ) Enfatiza a indeterminação, a incerteza no conhecimento. Os significados são culturais e socialmente produzidos, envoltos em relações de poder e no questionamento de significados “transcendentais” ligados à religião, política e ciência, buscando onde, quando e por quem foram inventados.


e. (   ) Não representa uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos políticos, estéticos e epistemológicos. 



Assinale a opção que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo: 

Alternativas
Q2343556 Pedagogia
De acordo com a Filosofia da Educação, para Aranha (2006), o principal benefício de uma boa relação entre professor/a e aluno/a é 
Alternativas
Q2343557 Pedagogia
“Ninguém é autônomo primeiro para depois decidir. A autonomia vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras decisões que vão sendo tomadas […]. Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos vinte e cinco anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser” (FREIRE, 2002). Essa citação é de Paulo Freire, um dos mais importantes educadores brasileiros, que defendia a pedagogia da autonomia como um princípio ético e político da educação. Qual das seguintes afirmações NÃO corresponde ao pensamento de Paulo Freire, de acordo com o livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: A
4: D
5: A
6: A
7: X
8: B
9: D
10: A
11: B
12: E
13: C
14: B
15: A
16: A
17: E
18: A
19: C
20: A