Questões de Concurso Público IF-MS 2019 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 20 questões
Os sistemas estruturais, quando estão submetidos a carregamentos, podem falhar de várias formas, o que vai depender do material usado, do tipo de estrutura, das condições de apoio, entre outras considerações. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I. Trata-se de uma metodologia de cálculo que tem como resultado a obtenção dos momentos principais de inércia do pilar em estudo.
II. Trata-se de uma metodologia de cálculo que tem como resultado a obtenção dos momentos principais de inércias polares do pilar em estudo.
III. Trata-se de uma metodologia de cálculo também conhecida como processo de Mohr para cálculo de pilares esbeltos.
IV. A carga crítica de Euler é diretamente proporcional à rigidez ao momento fletor, sendo este conhecido pelo produto entre o módulo de Young e o momento de inércia da seção transversal do pilar sob estudo.
V. A carga crítica de Euler é a maior carga de cisalhamento que pode ser aplicada a um pilar esbelto.
Observe as seguintes informações a respeito do uso da curva “S” para planejamento e controle de obras:
I. A curva “S” representa a previsão de gastos com manutenção de equipamentos em uma obra (manutenção preditiva, preventiva e corretiva).
II. A curva “S” é utilizada para planejamento e controle de obras, proporcionando a comparação gráfica entre os valores planejados e os valores realizados de fato na obra, em um determinado tempo.
III. A curva “S” é utilizada para caracterizar quais são os insumos mais significativos em uma obra no que tange aos seus valores financeiros acumulados em relação ao valor financeiro total dos demais insumos da obra.
IV. A curva “S” é uma ferramenta para o cálculo dos impostos que incidirão sobre os insumos da obra, tendo como resultado o índice de variação de custos da obra.
V. A curva “S” é uma ferramenta para o cálculo dos impostos que incidirão sobre a mão de obra do empreendimento, tendo como resultado o índice de variação de custos da obra.
Diante do exposto, marque a alternativa CORRETA:
A previsão de recalques de aterros sobre solos moles é um dos grandes desafios da geotecnia. Diante dessa informação, observe as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I. O método de Asaoka tem como objetivo a obtenção de índices de expansibilidade de argilas moles, que podem influenciar nos valores de atrito negativo de estacas utilizadas em aterros estaqueados em solos moles.
II. O método de Asaoka tem como objetivo a obtenção de índices de expansibilidade de argilas moles, que podem influenciar nos valores de tensões de cargas horizontais profundas, conhecidas como efeito Tschebotarioff, em estacas utilizadas em aterros estaqueados em solos moles.
III. No caso de realização de aterros sobre solos moles, o método de Asaoka propõe a previsão de recalques de tais aterros através do tempo, sendo utilizado monitoramento de campo (medições de recalques na obra).
IV. O método de Asaoka proporciona a obtenção de parâmetros geotécnicos em laboratório, sendo previstos recalques que possam ocorrer em aterros sobre solos moles, nos quais a vantagem de tal método é a possibilidade de previsão de recalques antes do início da obra de execução do aterro.
V. O método de Asaoka é utilizado para obtenção, em laboratório, de parâmetros geotécnicos para avaliação de solos colapsíveis.
Em construções de estruturas metálicas é comum o aparecimento de uma grande variedade de defeitos nas soldas. Diante dessa informação, analise as afirmativas abaixo.
I. Fraturas a frio: são fraturas que ocorrem no material da solda durante a solidificação e são devidas à presença de impurezas, solidificandose à temperatura mais baixa do que a do aço.
II. Fraturas a quente: são fraturas que ocorrem devido ao calor interno imposto pelo processo da solda, que afetam a microestrutura tanto do metal da solda quanto do metal-base adjacente à poça de fusão da zona termicamente afetada (ZTA).
III. Porosidade: usual em soldas feitas em várias camadas.
IV. Inclusão de escória: retenção de pequenas bolhas de gás durante o resfriamento.
V. Fusão incompleta, penetração inadequada, decorrem em geral de insuficiência de corrente.
Considerando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa CORRETA:
Quando implantamos edificações em uma encosta, naquelas que possuem uma declividade pronunciada, ao optarmos pelo contato total da base da edificação no terreno, devemos criar uma plataforma de apoio da futura edificação, que poderá provocar um desequilíbrio no arranjo natural da estrutura do solo local. Uma das soluções para evitar esse desequilíbrio é optarmos, de forma parcial, ou total, por estruturas denominadas muros de arrimo.
Sobre os tipos de implantação em edificações em locais de terreno acidentado (encostas), observe as informações seguintes:
I. Comparadas à técnica de muros de arrimo, as técnicas de suavização de taludes são as que menos impactam no equilíbrio natural do terreno da encosta.
II. Muros de arrimo são estruturas utilizadas para conter o empuxo do solo de uma encosta, quando executamos um corte transversal ao sentido de um talude dessa encosta.
III. Os muros de arrimo devem ser utilizados quando temos um grande espaço de terreno disponível para a implantação da edificação, pois se tratam de estruturas que necessitam de grande espaço para serem implantadas.
IV. Em ambos os casos, tanto na técnica de suavização de taludes, como na utilização de muros de arrimo, devemos levar em conta formas corretas de direcionar o fluxo das águas superficiais nos terrenos acidentados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
As fundações de uma edificação poderão ser rasas (superficiais) ou profundas. Existem inúmeros tipos de fundações que podem ser utilizadas em edificações. Sobre esse assunto, observe as afirmativas a seguir:
I. Em obras de pequeno porte (baixa aplicação de cargas), se as condições de resistências das camadas de solo do subsolo permitirem a aplicação de fundações rasas, pode-se optar pela adoção de blocos de concreto ciclópico ou sapatas corridas, levando-se em conta a solução mais econômica entre as duas modalidades.
II. Em obras de grande porte, as cargas transmitidas ao subsolo são elevadas. Se, neste subsolo, o lençol freático for muito próximo à superfície, a única opção de fundação será estaca pré-moldada.
III. Sob o ponto de vista da tecnologia atual, a única forma de se decidir pela finalização da cravação de uma estaca de concreto pré-moldado é a medida da “nega” da estaca.
IV. Em locais onde existem edificações vizinhas antigas, sempre que possível, deve-se pesquisar sobre o tipo de fundação dessas edificações e, caso não seja possível acessar essa informação, deve-se evitar a adoção de fundações cuja execução provoque vibrações no subsolo. Como precaução, deve-se fazer, antes da execução das fundações da nova edificação, um laudo pericial das construções vizinhas próximas, com observações e registros de imagens de patologias pré-existentes.
Diante do exposto, é CORRETO o que se afirma em:
A forma de uma edificação é originada de uma estrutura, cuja geometria é condicionada pelo equilíbrio das forças estruturais nela incidentes. São levados em conta, por exemplo, o grau de evolução da engenharia estrutural, dos materiais e dos métodos construtivos disponíveis e acessíveis ao local da edificação, bem como a velocidade executiva, as características do empreendimento, o uso de equipamentos e o espaço no canteiro.
Todos os conceitos mencionados são adotados pelo projetista de estruturas e são denominados partidos estruturais. No Brasil, o concreto associado ao aço faz parte dos partidos estruturais da maioria dos engenheiros e arquitetos. No que diz respeito à associação do concreto com o aço, analise as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA.
Observe a figura a seguir:
PERFIL DE SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO À PERCUSSÃO – SPT (individual)
Para a escolha do tipo de fundação em uma edificação, várias informações podem ser obtidas do perfil de sondagem anteriormente exposto. Baseado nos resultados obtidos em sondagens de simples reconhecimento à percussão, faça uma análise das afirmativas abaixo:
I. No perfil, enquanto nas camadas siltosas as compacidades são crescentes, nas camadas argilosas as consistências são constantes, existindo, no meio do perfil, um aumento significativo de resistência, influenciado pela presença de pedregulhos na composição granulométrica da camada siltosa.
II. O amostrador utilizado nesse tipo de sondagem, amostrador Terzaghi-Peck, coleta amostras do subsolo, do tipo indeformadas, o que as habilita serem utilizadas em prensas precisas de laboratório e, assim, obter informações mais realistas das resistências das camadas de solo do subsolo em análise.
III. Por se tratar de uma importante informação para a escolha do tipo de fundação, o nível do lençol freático (8,13 m em 10/01/2000 no perfil apresentado), caso existente na perfuração do furo, deve ser informado no perfil da sondagem.
IV. Ao final da sondagem, a frase “limite de sondagem” indica a existência de início de camada rochosa no subsolo em estudo, situação na qual ocorre a impossibilidade de se continuar a utilização do amostrador Terzaghi-Peck para a coleta de amostras.
Diante do exposto, estão CORRETAS as afirmativas: