As fundações de uma edificação poderão ser rasas (superfici...
As fundações de uma edificação poderão ser rasas (superficiais) ou profundas. Existem inúmeros tipos de fundações que podem ser utilizadas em edificações. Sobre esse assunto, observe as afirmativas a seguir:
I. Em obras de pequeno porte (baixa aplicação de cargas), se as condições de resistências das camadas de solo do subsolo permitirem a aplicação de fundações rasas, pode-se optar pela adoção de blocos de concreto ciclópico ou sapatas corridas, levando-se em conta a solução mais econômica entre as duas modalidades.
II. Em obras de grande porte, as cargas transmitidas ao subsolo são elevadas. Se, neste subsolo, o lençol freático for muito próximo à superfície, a única opção de fundação será estaca pré-moldada.
III. Sob o ponto de vista da tecnologia atual, a única forma de se decidir pela finalização da cravação de uma estaca de concreto pré-moldado é a medida da “nega” da estaca.
IV. Em locais onde existem edificações vizinhas antigas, sempre que possível, deve-se pesquisar sobre o tipo de fundação dessas edificações e, caso não seja possível acessar essa informação, deve-se evitar a adoção de fundações cuja execução provoque vibrações no subsolo. Como precaução, deve-se fazer, antes da execução das fundações da nova edificação, um laudo pericial das construções vizinhas próximas, com observações e registros de imagens de patologias pré-existentes.
Diante do exposto, é CORRETO o que se afirma em: