Questões de Concurso Público IF-MS 2019 para Técnico em Edificações
Foram encontradas 20 questões
Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. No que diz respeito aos tipos de agregados e ao material fino oriundo de solos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A fim de que haja intertravamento entre os grãos de um corpo de aterro, é importante que a curva granulométrica seja bem distribuída, tanto em agregados graúdos quanto miúdos. Para tal tipo de obra, a presença de materiais finos pode ser descartada.
II. A fim de que haja intertravamento entre os grãos de um corpo de aterro é importante que a curva granulométrica seja bem distribuída, tanto em agregados graúdos quanto miúdos. Para tal tipo de obra, a presença de materiais finos pode ser descartada, desde que os agregados utilizados sejam artificiais.
III. Os agregados graúdos tipo macadame são usados em bases de pavimentos conhecidas como bases de macadame hidráulico.
IV. Um dos ensaios tecnológicos para verificação da qualidade dos agregados graúdos é conhecido como Ensaios de Abrasão Los Angeles.
V. Os agregados graúdos devem possuir resistência à compressão simples menor que a argamassa em uma peça de concreto armado, a fim de que o concreto seja o mais homogêneo possível.
Durante a análise de uma jazida de solos, foram realizados os ensaios tecnológicos de compactação de solos, índice de suporte Califórnia e expansibilidade, conforme figura a seguir, tendo obtido os seguintes resultados:
• expansibilidade: 8%; • índice de suporte Califórnia: 10,4%; • densidade seca aparente máxima: 1,592g/cm³; • umidade ótima: 25,84%;Diante do exposto, pode-se afirmar que:
Considere a seção transversal de uma rodovia, conforme figura a seguir, onde a base e a sub-base apresentam espessuras de 20 cm e o tratamento superficial duplo apresenta espessura de 2,5 cm:
De posse dos dados técnicos presentes na figura apresentada, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. O caimento apresentado na figura para drenagem superficial transversal de 3% deveria ser de, no mínimo, 10%, conforme normas técnicas em vigor.
II. A sub-base apresentada na figura é considerada drenante.
III. O tratamento superficial duplo possui 02 (duas) camadas de material pétreo.
IV. O meio-fio e a sarjeta presentes na figura podem ser executados com concreto simples, conforme normas técnicas em vigor.
V. A seção transversal presente na figura apresenta base e sub-base, cada uma com espessura de 20 cm, o
que contraria as normas técnicas em vigor, que preconizam espessuras mínimas de 30 cm para base e
para a sub-base.
I. O cimento CP IV-32 RS possui material pozolânico e escória de alto forno em sua composição. II. O cimento CP V ARI é caracterizado por possuir alta resistência inicial à compressão. III. O cimento CPB-32 é conhecido como cimento branco devido à sua coloração. IV. O cimento CP I-25 é um exemplo de cimento simples. V. É esperado que haja resistência à compressão do concreto superior a 32 Mpa após 28 dias de cura, caso seja usado o cimento CP IV-32 RS, seguindo o consumo mínimo de cimento por m³ de concreto, conforme normas técnicas em vigor.
Os agregados, tanto os graúdos como os miúdos, aplicados em concreto, devem ser inertes às reações químicas, servindo, assim, para auxiliar no preenchimento de vazios de uma peça concretada. Sobre os agregados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os agregados graúdos do concreto mais vendido no comércio são criados pelo processo artificial de britagem de rochas e por isso recebem o nome de brita. Após o processo de britagem, as britas são separadas por peneiras, que produzem, sempre, uma distribuição granulométrica bem graduada.
II. A distribuição granulométrica dos agregados miúdos e graúdos está diretamente ligada à eficiência desses materiais no preenchimento dos vazios de uma peça de concreto.
III. O excesso de pó (material pulverulento) em uma areia sempre produz um concreto de boa qualidade.
IV. A distribuição granulométrica da mistura dos agregados, classificada como bem graduada, contribui para uma maior resistência à compressão de um concreto.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A amostragem consiste na operação de coleta de uma amostra representativa para determinada análise. O ato de “pegar”, retirar, isolar ou de tomar uma quantidade de um material que se deseja conhecer analiticamente é denominado de coleta. Já o ato de amostrar é mais abrangente e trata-se de um processo no qual a coleta conduzirá à obtenção de uma porção representativa de um lote heterogêneo. Portanto, a amostragem configura-se como uma operação mais importante que a simples coleta na obtenção do resultado final de um ensaio, considerando que a amostragem correta conduz a uma análise quantitativa ou qualitativa confiável, sob o ponto de vista científico. Em vista do exposto, analise as afirmações a seguir.
I. No caso de amostras a granel, o lote compreende uma quantidade definida do material produzido, armazenado ou transportado, que não deve ultrapassar determinados valores definidos por norma técnica.
II. O amostrador, pessoa que atua na busca de uma amostra confiável no campo, a coletará de forma aleatória, principalmente quando se tratar de um material natural.
III. A amostra de campo, resultado de uma amostra parcial do lote obtida no campo, é aquela que será levada ao laboratório para a execução de ensaios.
IV. A amostra trazida do campo deverá ser reduzida no laboratório, por meio de um processo denominado quarteamento, até chegar à quantidade representativa indicada pela norma técnica de determinado ensaio.
Está CORRETO o que se afirma em:
A tabela a seguir fornece dados referentes a índices físicos de duas amostras de solo, a amostra A e a amostra B. Com base nessa tabela, assinale a alternativa CORRETA.
A escolha de um símbolo gráfico deve-se ao gosto pessoal (neste caso, deve-se ter uma legenda dos símbolos adotados pelo desenhista e, de preferência, utilizados pela maioria dos profissionais da área) e/ou àqueles preconizados pelas normas técnicas. Em qualquer um dos casos, o símbolo gráfico deve ser único, racional, simples e semelhante ao objeto real. A seguir estão representados os tipos de linhas mais utilizados no desenho técnico.
Assinale a alternativa que representa,
respectivamente, os nomes mais usuais das linhas
apresentadas na sequência anterior.
No que diz respeito à tecnologia da madeira, a umidade do material é uma importante característica a ser considerada. Quando a madeira é cortada, inicia-se uma série de situações envolvendo aspectos de deformação e resistência. Cabe, então, ao laboratorista auxiliar o responsável técnico pela obra de uma edificação, iniciando com a análise do teor de umidade em que se encontra a madeira adquirida.
A água na madeira pode assumir várias formas:
• Água de embebição ou de capilaridade, que fica entre as fibras da madeira, e água livre, que fica nos canais; • Água de adesão, de impregnação ou higroscópica, que satura as paredes das células. • Água de constitução, que fica fixada à madeira à nível molecular.Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Desde a pré-história, o homem emprega a madeira como material de construção. Até o século XIX, importantes obras de engenharia eram construídas com pedra ou madeira, ou com uma combinação dos dois materiais. Atualmente, a utilização de madeira como material de construção, competitiva economicamente e aceitável em termos ecológicos, está baseada nas modernas técnicas de reflorestamento aliadas ao desenvolvimento de produtos industrializados de madeira com minimização de perdas. Porém, as peças de madeira utilizadas nas construções apresentam vários defeitos que prejudicam a resistência, o aspecto ou a durabilidade. Sobre os defeitos na madeira, observe as informações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Nós: imperfeição da madeira nos pontos dos troncos onde existiam galhos.
II. Esmoada: canto arredondado, formado pela curva natural do tronco.
III. Arqueadura: Encurvamento na direção da largura da peça.
IV. Abaulamento: Encurvamento na direção longitudinal, ou seja, no comprimento da peça.
V. Fendas: separação entre os anéis anuais, provocada por tensões internas devido ao crescimento lateral da árvore.
VI. Fibras Reversas: fibras paralelas ao eixo da peça.