Questões de Concurso Público IF-PA 2015 para Professor - Sociologia

Foram encontradas 15 questões

Ano: 2015 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2015 - IF-PA - Professor - Sociologia |
Q540319 Sociologia
Para saber qual a religião mais primitiva e mais simples que a observação nos permite conhecer, é preciso primeiro definir o que convém entender por religião, caso contrário correríamos o risco de chamar de religião um sistema de ideias e de práticas que nada teria de religioso, ou deixar de lado fatos religiosos sem perceber sua verdadeira natureza (DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 1ªed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996, p. 3). Diante disto, qual a alternativa que melhor se aproxima da definição de Religião para Durkheim:
Alternativas
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Q540320 Sociologia
Estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de nós próprios como sujeitos integrados. Esta perda de um sentido de si estável é chamada, algumas vezes, de deslocamento ou descentralização do sujeito. Esse duplo deslocamento – descentralização dos indivíduos tanto do lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmos – constitui uma crise de identidade para o indivíduo (HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade. 2.ed. Trad. Tomaz T.da Silva e Guaracira L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p.13).

A identidade cultural no contexto da chamada pós-modernidade continua sendo um tema recorrente nos círculos acadêmicos das Ciências Sociais. Diante disto, qual a alternativa que melhor expressa a ideia de identidade cultural no referido contexto:

Alternativas
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Q540322 Sociologia

Mas as possibilidades radicalizadoras da transformação da intimidade são bastante reais. Alguns têm declarado que a intimidade pode ser opressiva, e isso pode realmente ocorrer se ela for encarada como uma exigência de relação emocional constante. No entanto, se considerada como uma negociação transacional de vínculos pessoais, estabelecida por iguais, ela surge sob uma luz completamente diferente (GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1994,p. 11)


Anthony Giddens faz uma análise sobre a “evolução” da intimidade nas sociedades modernas. Diante disto, a alternativa que mais se aproxima da argumentação de Giddens em relação ao tema da intimidade é:

Alternativas
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Q540323 Sociologia
Em relação às abordagens sociológicas clássicas acerca do tema trabalho é INCORRETO afirmar:
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Q540324 Sociologia

Na exata medida em que a iniciação é, inegavelmente, uma comprovação da coragem pessoal, esta se exprime – se é que podemos dizê-lo – no silêncio oposto ao do sofrimento. Entretanto, depois da iniciação, já esquecido todo sofrimento, ainda subsiste algo, um saldo irrevogável, os sulcos deixados no corpo pela operação executada com a faca ou a pedra, as cicatrizes das feridas recebidas. Um homem iniciado é um homem marcado. O objetivo da iniciação, em seu momento de tortura, é marcar o corpo: no ritual iniciatório, a sociedade imprime sua marca no corpo dos jovens. Ora, uma cicatriz, uma marca, são indeléveis (...) A marca é um obstáculo ao esquecimento, o próprio corpo traz impressos em si os sulcos da lembrança – o corpo é uma memória (CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1988, p.128)


No referido trecho, o antropólogo francês Pierre Clastres, demonstra como nas chamadas sociedades primitivas o corpo tinha o status de uma escritura, sobre a qual as normas, os costumes sociais eram inevitavelmente inscritos. Diante disto, qual a alternativa que NÃO se aproxima do debate por Clastres:

Alternativas
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Q540325 Sociologia
 Os Tuareg dominaram os territórios do Sahara onde a presença da água era a determinante para o traçado das rotas transaarianas, transformando os oásis no ponto de encontro onde os intercâmbios culturais e comerciais se realizavam. Quando a água se tornava escassa, estes povos nômades se deslocavam para outras direções na imensidão do Sahara, até encontrarem suas valiosas fontes (RIBEIRO,Luiz Dario e LEAL, Maria Eliane Caminha. Tuareg, os “homens azuis" do Sahara: história de um povo nômade. In Revista da Faculdade Porto-alegrense de Educação, n.44, Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, Nov. 1998, p. 35-54).


O trecho acima se refere a um grupo nômade que transita na região do deserto do Sahara. Diversos autores das ciências sociais refletiram acerca do conceito de Cultura. Diante disto, qual conceito de Cultura não se aplica a definição realizada por seus autores: 


Alternativas
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Q540326 Sociologia
Um importante sociólogo contemporâneo é polonês Zygmunt Bauman. Preocupado com as novas dinâmicas da vida social, propõe um empreendimento reflexivo que tem como norte as recentes modificações do mundo atual. Em relação às análises de Bauman é INCORRETO afirmar:
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Q540327 Sociologia
O tema dos Direitos Humanos e da Cidadania é recorrente no debate contemporâneo. Boaventura Sousa Santos elabora uma teoria das seis que seriam fundamentais para a construção de um pensamento emancipatório. Em relação isto, e INCORRETO afirmar:
Alternativas
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Q540328 Sociologia

 "As etapas do pensamento sociológico", de Raymond Aron, constitui-se numa das obras mais importantes para a compreensão do desenvolvimento da teoria sociológica. Tendo como escopo a discussão presente na mesma, analise as afirmativas a seguir e marque a única alternativa correta:


I Karl Marx descreveu o prodigioso desenvolvimento do Estado administrativo centralizado - este mesmo Estado que Tocqueville analisou e do qual ele mostrou as origens pré-revolucionárias -, que ele viu ganhar progressivamente amplitude e poderio à medida que se processava o desenvolvimento democrático.

II Para Tocqueville a sociedade moderna era definida pelo seu caráter democrático, que para ele queria dizer a atenuação das distinções de classes, ou de Estado, a tendência à igualdade progressiva da condição social e até mesmo, num prazo mais longo, da condição econômica.

III O pensamento de Vilfreto Pareto se baseia no reconhecimento da contradição entre a racionalidade das teorias econômicas e a irracionalidade do comportamento humano

IV Para Durkheim a sociedade moderna não se baseia no contrato, como a divisão do trabalho não se explica a partir de decisões racionais dos indivíduos de repartir as ocupações para aumentar a produção coletiva.

V Segundo Max Weber, a sociologia é a ciência da ação social, que ela quer compreender interpretando, e cujo desenvolvimento quer explicar socialmente.

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Q540330 Sociologia
Em "O que faz do brasil, Brasil?", o antropólogo Roberto Damatta estabelece uma distinção radical entre um "brasil" - com b minúsculo - que sob influência dos teóricos do século XIX era visto como um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social, e um Brasil - com b maiúsculo - que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida. A partir dessa interpretação podemos afirmar que:
Alternativas
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Q540331 Sociologia

O conceito de gênero tem estimulado os estudos atuais de pesquisadores em diferentes campos de conhecimento, embora hoje sua utilização, enquanto categoria de análise, tenha pontos de divergência entre algumas pesquisadoras feministas. Elas questionam, segundo Scott (1992), que a formulação do conceito tem "despolitizado" o movimento feminista, pois gênero é um termo aparentemente neutro, desprovido de propósito ideológico imediato (ALVARES, M. L. M, D'INCAO, M. A. A Mulher Existe? Uma contribuição ao estudo da mulher e gênero na Amazônia. Belém: GEPEM, 1995).


Acerca do tema gênero marque a única alternativa correta.

Alternativas
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Q540332 Sociologia

Sobre a globalização econômica e a mundialização da cultura analise as afirmativas abaixo e marque a única alternativa correta.


I - Em sua obra "A Ideologia Alemã" Karl Marx sugeria que a globalização das forças produtivas era a única maneira de estabelecer um intercâmbio universal entre os homens tornando cada uma deles dependentes das perturbações dos restantes e fazendo com que finalmente eles vivessem sua história local em âmbito mundial.


II - Para Octavio Ianni a globalização pode ser definida como a subordinação do local aos eventos econômicos mundiais, de modo que a "transformação local" é tanto uma parte da globalização quanto a extensão lateral das conexões sociais através do tempo e do espaço.


III - Para Anthony Giddens a mundialização da cultura é um fenômeno exclusivamente moderno que se desenvolve a partir da emergência das forças produtivas europeias ao longo do século XVII.


IV - Para Alex Fiúza de Mello a hegemonização universal do estilo de vida burguês (na condição de cultura mundial) só é devidamente completada quando suas características societárias fundamentais, sua forma típica de produção e de distribuição rompem com as tradições locais por meio de redes de relações mantidas entre as elites econômicas (que também são culturais) transnacionais.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2015 - IF-PA - Professor - Sociologia |
Q540333 Sociologia
De acordo com Antonio Davi Cattani, "Contra o coletivo, ou melhor, os coletivos, o capitalismo estimula o individualismo e a fragmentação dos interesses. Contra as identidades universais, favorece o multiculturalismo; contra o interesse público, o interesse individual ou o neocorporativo; contra a igualdade, a seletividade; contra a utopia, elege o realismo do consumo imediato. Contra a ordem anterior, instaura-se uma anarquia que favorece o darwinismo social e econômico (CATTANI, A. D. Trabalho e Autonomia. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 119). Segundo esta perspectiva a capacidade que os indivíduos e grupos tem para mobilizar-se em torno de interesse comuns é limitada principalmente porque:
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Q540334 Sociologia
Os espaços urbanos são apropriados por grupos cuja identidade é socialmente construída através de redes de relações. Em diálogo com a conhecida dicotomia “rua versus casa” de Roberto Da Matta (1979), Guilherme Cantor Magnani (1984) identificou que alguns destes espaços podem revelar outros domínios da relação social pois situam-se numa zona intermediária entre o privado e o público, onde se desenvolve a sociabilidade básica, mais ampla, densa, significativa e estável que as relações formais e individualizadas impostas pela sociedade. Assim, enquanto a casa é o domínio dos parentes e a rua, o dos estranhos, há o espaço dos “chegados” que, entre a casa e a rua, instaura uma outra ordem de sociabilidade. A estes espaços podemos chamar de:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2015 - IF-PA - Professor - Sociologia |
Q540335 Sociologia

Segundo Maria da Glória Gohn, um movimento social é aquele que cria sua própria identidade a partir de suas necessidades e seus desejos, tomando referentes com os quais se identifica, outros igualmente carentes, excluídos ou sem direitos, reconhecimentos ou pertencimentos (GOHN, M. G. Movimentos Sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 31).


Com base nesta definição podemos afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: E
5: E
6: C
7: C
8: C
9: E
10: D
11: A
12: E
13: B
14: B
15: D