Questões de Concurso Público IF-PB 2013 para Assistente de Alunos

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611641 Pedagogia
No contexto da relação escola-família, a orientação sexual faz parte de um processo pedagógico sistemático e coordenado por metas e ações integrativas. Nesse aspecto, analise as proposições que se seguem:

I – A abordagem sobre a sexualidade deve fundar-se na visão tradicional, a partir da qual se demarca o “certo” e o “errado” em relação às concepções, valores, crenças e comportamentos.
II – Compete à escola intervir nas orientações que cada família oferece como base para a educação sexual dos filhos.
III – O respeito às diferenças é um fundamento pedagógico que deve ser considerado pela escola em relação às famílias.
IV – A escola somente poderá intervir nas famílias quando deflagradas situações sobre a sexualidade em que ocorra violação de direitos da criança e do adolescente, principalmente comunicando ao Conselho Tutelar.
V – A transversalidade da orientação sexual deve considerar, prioritariamente, os aspectos biológicos e religiosos, seguidos das condições psíquicas relacionadas aos desvios comportamentais.
Em relação às proposições apresentadas, está INCORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611645 Pedagogia
Paulo Freire, um dos maiores expoentes da educação do Século XX, desenvolveu um legado teórico de reconhecimento internacional sobre os princípios e processos da educação e da pedagogia, em particular. Como representante e defensor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Paulo Freire criou um método de alfabetização fundamentado nos seguintes aspectos, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611646 Pedagogia
No Brasil, em termos educacionais, há uma determinação legal, explicitada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que concerne à idade mínima para o ingresso na formação em Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), qual seja:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611647 Pedagogia
Fundamentando-se na questão anterior, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) também estipula o tempo referente ao cumprimento da formação em nível fundamental e médio. Nesse sentido, correlacionando os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à sua respectiva carga horária, analise as prerrogativas que se seguem:

I – Para os anos iniciais do ensino fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.
II – Para os anos finais do ensino fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
III – Para os anos finais do ensino fundamental, a duração máxima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
IV – Para o ensino médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.  V – Para o ensino médio, a duração máxima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

Com base nessas afirmações, é CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611648 Pedagogia
O trabalho em equipe, hoje, configura-se como um dos grandes desafios nas/das organizações, exigindo habilidades que devem ser desenvolvidas pelos grupos. Nessa perspectiva, que habilidades devem ser consideradas para o fortalecimento do espírito coletivo relacionado ao trabalho em equipe?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611649 Pedagogia
Com base no organograma da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sua estrutura administrativa está hierarquicamente definida como:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611650 Pedagogia
Na contemporaneidade, o problema da violência, inclusive na escola, é uma preocupação que aflige povos, culturas e nações, deflagrando-se como uma das grandes mazelas ou patologias sociais. De vez em quando, a imprensa veicula massacres em escolas, cinemas, boites, lojas, igrejas, metrôs, ônibus, dentre outros lugares, principalmente em países como Estados Unidos, França, Brasil etc. No caso específico da realidade brasileira, mecanismos legais, a exemplo da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, também conhecida como Lei Maria da Penha, determina bases para coibir uma forma de violência cada vez mais comum: a violência doméstica e familiar contra a mulher. Considerando que o ambiente escolar reproduz ou é invadido pelas influências da violência externa à escola, tipos de violência são demarcados a partir de situações vividas. No caso específico das relações de gênero, notadamente a mulher, são legalmente consideradas como tipos de violência:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos |
Q611651 Pedagogia
Na atualidade, a disciplina escolar aventa-se como um fenômeno cada vez mais pertinente para ser refletido por pais, professores e gestores escolares. Ao pensarmos que as questões que norteiam a disciplina escolar implicam ações que regem a moralidade humana e, mais além, a ética, então podemos afirmar que a indisciplina escolar também pode estar relacionada às crises nos modelos de família e de sociedade vigentes. No contexto da educação, a disciplina envolve basicamente duas dimensões: a) a disciplina por coação (educação tradicional); e b) a disciplina por convicção (educação dialético-libertadora). Nesse aspecto, avalie as prerrogativas que se seguem e, posteriormente, marque a opção CORRETA:

I – A disciplina por coação traduz-se como “fonte do dever”, cujo princípio é a obediência à autoridade para evitar o castigo. Baseia-se no respeito unilateral e propicia relações de pressão que se fundamentam na punição como práticas efetiva nos terrenos da gestão e da pedagogia de ensino. Nesse contexto, é possível obter a disciplina, conduzindo o sujeito à moral heterônoma (ser governado por outro), o que pode tolher ou negar as possibilidades do desenvolvimento da autonomia, da independência, da maturidade e da criatividade.

II – A disciplina por convicção fundamenta-se na consciência de si, nos princípios de justiça, igualdade e no equilíbrio racional e livre para com as relações humanas. Nesse processo, o educando pode perceber seus próprios erros a partir do processo reflexivo da autocrítica, da reciprocidade e da equidade. A busca sistemática pela disciplina por convicção pode propiciar o fortalecimento da personalidade, ajudando na autoconfiança, no senso comunitário, na criatividade, na vontade e na verdade. Participar da construção das regras disciplinares é um dos caminhos possíveis, fazendo com que o aluno seja copartícipe desse tipo de processo decisório de gestão escolar e de orientação pedagógica, o que seria favorável à aprendizagem e ao sucesso escolar.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: D
5: C
6: C
7: D
8: E