Questões de Concurso Público IF-PE 2016 para Médico - Psiquiatria
Foram encontradas 25 questões
Em relação aos transtornos parafílicos, podem ser feitas as seguintes afirmações:
I. a pedofilia é o ato parafílico mais frequente cometido por pacientes que buscam tratamento ambulatorial.
II. um dos tipos de parcialismo é a prática de felação com exclusão de outras práticas.
III. clismafilia é o uso de enemas como parte da estimulação sexual, relacionado com a fixação anal.
IV. o uso compulsivo do “cybersex” não deve ser diagnosticado como escatologia por computador.
V. o travestismo fetichista é um tipo parafílico de transexualismo.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
Considerando que a estimativa do aumento da população de idosos no Brasil no período entre os anos de 1980 a 2020 representa cerca de 280%, a importância do diagnóstico de Demência de Alzheimer se torna relevante. Em relação aos aspectos essenciais ou definitivos para o diagnóstico deste quadro demencial, pode-se afirmar o seguinte:
I. a Demência de Alzheimer possui início abrupto com deterioração rápida.
II. a ausência de evidência clínica sugere que o estado mental pode ser decorrente de doença sistêmica ou cerebral.
III. esta doença apresenta ausência de início súbito ou apoplético.
IV. verifica-se nos pacientes com esta doença presença de sinais neurológicos de lesão focal, tais como hemiparesia, perda sensorial ou defeitos no campo sensorial.
V. uma forma de obter o diagnóstico pela evidência histopatológica obtida de biopsia ou autopsia.
Estão CORRETAS apenas
O transtorno obsessivo-compulsivo apresenta uma prevalência de 1,6% ao longo da vida e tem como início na vida do sujeito, a fase da adolescência. Com base no DSM-5, quais as principais características do transtorno?
I. As obsessões se caracterizam apenas por pensamentos.
II. O indivíduo não tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos.
III. Entre as compulsões estão incluídos os comportamentos repetitivos.
IV. Rezar, contar ou repetir palavras em silêncio podem ser atos mentais que o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão.
V. Crianças pequenas podem não ser capazes de enunciar os objetivos desses comportamentos ou atos mentais.
Estão CORRETAS apenas
O uso de psicotrópicos na gestação e amamentação frequentemente se apresenta como uma urgência médica. A respeito do uso desse tipo de medicamento, julgue os itens abaixo.
I. Estima-se que aproximadamente 50% das medicações usadas por mulheres em idade fértil tenham algum potencial teratogênico.
II. O uso do clonazepam e do alprazolam nos primeiros três meses de gestação foi identificado com o aumento de malformações congênitas e de alterações no perímetro cefálico.
III. A decisão pelo uso de psicotrópicos na gravidez e na amamentação não é apenas do médico, por isso é importante a participação do paciente e família.
IV. O uso de carbonato de lítio não requer cuidados especiais, tanto na gravidez quanto na amamentação.
V. Na amamentação, os antidepressivos de escolha são a sertralina, a paroxetina e a fluvoxamina por apresentarem meia vida mais curta e menor concentração no leite materno.
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas CORRETAS.
Julgue as afirmativas, a seguir, que tratam do que diz a Lei da Reforma da Atenção Psiquiátrica (Lei Federal n°10.216/2001), a respeito da internação voluntária.
I. Ainda que os recursos extra-hospitalares se mostrem suficientes, deve ser adotada como medida de precaução.
II. Em relação a menores de 16 anos e aos absolutamente incapazes, basta a autorização do representante legal.
III. Em situação de emergência, na falta de médico especialista, poderá ser realizada pela autoridade civil.
IV. A internação psiquiátrica voluntária exige a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
V. Quando da internação involuntária, esta deverá ser comunicada ao Ministério Público no prazo de 72 horas da admissão e por ocasião da alta do paciente.
Pela análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS.
Em relação à perícia de imputabilidade penal, podemos afirmar que
I. é bastante que à época do delito seja possível caracterizar ter havido doença mental grave.
II. a lei brasileira adota o critério biopsicológico, caracterizando transtorno mental, incapacidade de compreensão e de determinação.
III. a paixão e a emoção são condições consideradas necessárias para a determinação da imputabilidade do réu.
IV. a substituição da pena requer especial tratamento curativo para o transtorno mental que levou à prática do delito.
V. no caso de reduzida a capacidade de entendimento em função de transtorno mental, a lei faculta a condição de semi-imputabilidade.
Assinale a alternativa que reúne apenas as afirmativas CORRETAS.