Questões de Concurso Público IF-PE 2017 para Arquivista
Foram encontradas 40 questões
Leia o TEXTO 01 para responder à questão.
TEXTO 01
MÃES SURPREENDEM TORCEDORES UNIFORMIZADOS EM CLÁSSICO EM PE
Jogo entre Sport e Náutico na Arena PE teve iniciativa inédita de combate à violência
Por Daniel Gomes (08/02/2015)
Escoltados pela Polícia Militar, torcedores organizados chegam à Arena Pernambuco. Enfileiram-se e tiram o ingresso do bolso para passar pelas catracas. Entram no palco da partida e, quando começam a entoar gritos de ordem, se deparam com seguranças de rostos bem conhecidos: suas próprias mães. Foi o que aconteceu antes do clássico entre Sport e Náutico, neste domingo. A ação, inédita, logicamente pegou de surpresa os uniformizados.
A iniciativa foi idealizada por uma agência internacional como mais uma medida de combate à violência. Há uma semana, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, cenas lamentáveis foram registradas antes de Sport x Santa Cruz.
Cerca de 30 mães se dividiram nas seguranças do setor onde são instaladas normalmente as organizadas. Todas elas, na torcida do Sport. Cristyane dos Santos Almeida era uma delas. Mãe de Jonatas Santos da Silva, de 22 anos e membro da principal organizada do Sport.
- Acho que ele é da Torcida Jovem desde a primeira vez que foi para o campo. Não sei nem quem levou. Ele escondeu de mim durante um bom tempo que era da Torcida Jovem. Só me disse quando já estava maior de idade. Ele já se meteu em algumas fugindo de confusões... Por isso que eu acho válida esta ação.
(GOMES, Daniel. Mães surpreendem torcedores uniformizados em clássico em PE (Adaptado).
Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/campeonato-pernambucano/noticia/2015/02/maessurpreendem-torcedores-uniformizados-em-classico-em-pe.html>.
Acesso em: 08 out. 2016.)
I. A expressão “torcedores organizados” (1º parágrafo) mantém-se sem a necessidade do uso de pronomes pessoais do caso reto. II. Há uma relação anafórica entre “seguranças de rostos bem conhecidos” e “suas próprias mães” (1º parágrafo). III. As expressões “a ação” (1º parágrafo) e “a iniciativa” (2º parágrafo) relacionam-se ao mesmo referente. IV. O pronome relativo “onde” (3º parágrafo) foi utilizado adequadamente, pois refere-se à palavra “setor”, que constitui lugar. V. O pronome demonstrativo “isso”, presente na última frase do TEXTO 01, se relaciona à presença das mães dos torcedores nos estádios disfarçadas de seguranças.
Estão CORRETAS, apenas, as assertivas
I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções” (2º parágrafo), se os vocábulos destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos”, desse modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos. II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivo-comportamentais chamam” (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a”, embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores” (6º parágrafo), os termos destacados poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções” sem que houvesse alteração de sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
I. Em “Agora, pesquisadores encontraram as primeiras evidências” (2º parágrafo), o advérbio funciona como um articulador de discurso e indica uma sequência temporal iniciada no período anterior, o qual sugere uma constatação antecedente a que é tratada no texto.
II. No trecho “eles tinham problemas como repetir uma matéria na faculdade” (4º parágrafo), o vocábulo em destaque refere-se, anaforicamente, a “cientistas”, termo que, embora esteja no período anterior, é retomado pelo uso do pronome.
III. Em “Eles recrutaram 186 estudantes universitários” (3º parágrafo), e “eles tinham problemas como repetir uma matéria” (4º parágrafo), os pronomes pessoais em destaque possuem o mesmo referente.
IV. Em “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais positivas” (5º parágrafo) os pronomes destacados constituem elementos coesivos e referem-se, respectivamente, a “problema” e “emoções”.
V. No trecho “usavam uma estratégia muito inteligente para controlar suas emoções” (4º parágrafo), o termo em destaque refere-se, cataforicamente, aos “participantes que tinham o córtex pré-frontal dorsolateral mais ativos”.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
Leia o TEXTO 03 para responder à questão.
TEXTO 03
Disponível em: <http://pehdechinelo.blogspot.com.br/2012/06/havaianas-qual-sua.html>. Acesso em: 11 out. 2016.
Leia o TEXTO 04 para responder à questão.
TEXTO 04
Leia o TEXTO 07 para responder à questão.
TEXTO 07
No TEXTO 07, a construção do efeito de humor se baseia
I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição. II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. – Conformidade. III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. – Concessão. IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação. V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Segundo Schellenberg, a Revolução Francesa foi um marco histórico importante para a Arquivologia, pois
I. Criou uma administração Nacional e independente dos arquivos.
II. Foram destruídos muitos documentos sem relevância, diminuindo a massa documental.
III. Reconheceu a responsabilidade do Estado pela conservação dos documentos.
IV. Estabeleceu a teoria das três idades.
V. Proclamou o princípio de acesso do público aos arquivos.
Está INCORRETO o que se afirma em
Acerca da Tabela de Temporalidade, analise as proposições a seguir.
I. A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de classificação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.
II. A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e atividades desempenhadas pelos órgãos públicos, tomando-se por base o conteúdo da informação contida nos documentos.
III. Os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-meio.
Está CORRETO o que se afirma em
Assinale V para as questões Verdadeiras e F para as questões Falsas
( ) Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e histórica.
( ) A origem da Diplomática está ligada à questão da falsificação e das relações comerciais desenvolvidas na idade média.
( ) Documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, consequencia, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.
( ) O objeto da tipologia é a lógica orgânica dos conjuntos documentais.
( ) A espécie torna-se tipo quando agregamos a sua gênese, a atividade/função/razão funcional que lhe gera a aplicação de uma actio em uma conscriptio (a espécie).
Em relação à profissão do arquivista, considere as afirmações a seguir.
I. É responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos.
II. Promove a difusão educativa e cultural, na orientação do público, na consulta e manuseio de documentos em qualquer unidade de informação.
III. A legislação brasileira obriga que governos municipais, estaduais e federal preservem documentos da gestão em curso, abrindo espaço para o arquivista na administração pública.
IV. Em sua formação, estuda, somente, disciplinas específicas de classificação, higienização, preservação e gestão de documentos.
V. Há formação desse profissional em nível superior em todas as regiões do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em
Com relação à NOBRADE, assinale V para a alternativa Verdadeira e F para a Falsa.
( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G) e ISAAR (CPF);
( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária;
( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF);
( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição;
( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel.