Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Artes Visuais
Foram encontradas 33 questões
I. No excerto “Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias” (2º parágrafo), o acento diferencial foi utilizado para indicar a pluralização do verbo em destaque, promovendo a concordância com o seu sujeito. II. Em “contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química” (4º parágrafo), a expressão destacada está pluralizada, mas poderia estar no singular (realizado o devido paralelismo) para concordar apenas com “automobilística”, elemento mais próximo. III. A forma verbal “remontam” (1º parágrafo), rege, naquele contexto, um objeto indireto, função desempenhada pelos complementos “ano” e “surgimento”, nomes determinados pelo artigo “o”. A substituição desses termos por formas femininas determinadas pelo artigo “a” provocaria a ocorrência da crase. IV. Em “elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã” (3º parágrafo), a regência do termo em destaque exige que ele se ligue, pela preposição “a”, aos seus complementos, que são determinados pelo artigo “a”, o que justifica o uso do acento grave. V. Em “as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão” (2º parágrafo), a forma verbal no particípio torna facultativo o uso do acento grave indicativo de crase, uma vez que sua regência é alterada por compor uma locução verbal.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
I. No 1º parágrafo, o sintagma nominal “duas expressões” se refere aos dois primeiros nomes que a instituição recebeu antes de se tornar IFPE propriamente: Escola de Artífices e Escola Agrotécnica Federal. II. No 1º parágrafo, a menção à origem, em 1909, da instituição que se transformaria em IFPE evidencia o aspecto “instituição centenária”, enquanto a parte “inovadora” se relaciona à informação de que o IFPE, hoje, está à frente do seu tempo. Essas conexões entre partes do texto favorecem a sua coesão. III. Em “permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios” (4º parágrafo), o pronome destacado refere-se ao porto de Suape e suas empresas. IV. No trecho “a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades” (5º parágrafo), o termo em destaque refere-se às mesorregiões de Pernambuco (Agreste, Sertão e Zona da Mata) mencionadas no início do mesmo parágrafo. V. No 6º parágrafo, “casa de educação” e “instituição” estão no mesmo campo semântico e fazem referência a “IFPE”, favorecendo a coesão textual e minimizando a necessidade de repetir um mesmo termo.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
I. O post de Caetano é eminentemente multimodal: significa por palavras, por fotografias, pela cor (coração negro), pelo simbolismo dos emojis (a rosa) e até mesmo por referentes imagéticos (máquina fotográfica). II. O TEXTO 2 tem caráter objetivo, explicitado na forma direta e clara de Caetano dialogar com seus seguidores. III.O post de Caetano reflete seu estilo pessoal de escrever – uma prosa poética –, como demonstra o uso de metonímia (“alma”), de repetições (“todos”), de metáfora (“iluminação mística). IV. Por ser um texto que circula na internet, o post do Instagram não pretende atender à norma culta da língua, tampouco aceita uma linguagem erudita. V. Como uma característica formal do gênero, destaca-se o uso de hashtags, espécies de palavras-chave usadas para marcar o tópico que está sendo discutido e indexá-lo em redes sociais.
Estão CORRETAS, apenas,
Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão.
No trecho, Caetano Veloso usa conectores (subentendidos ou explicitados) para sinalizar determinadas relações de sentido e imprimir o rumo argumentativo que deseja dar ao seu texto. Nos quatro casos, as relações sintático-semânticas expressas pelos conectores são, respectivamente, de
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
I. representa produções artísticas vinculadas, prioritariamente, aos espaços onde serão produzidas. II. estabelece uma relação direta com a land art, que, por sua vez, faz do ambiente natural o locus da produção de arte. III. pode se relacionar com produções artísticas classificadas como instalações. IV. faz uso de materiais apenas encontrados nos lugares onde os trabalhos serão realizados. V. não leva em conta o posicionamento ativo dos espectadores, aprisionando-os em lugares específicos, orientando a leitura da obra.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Equilíbrio
2. Tensão
3. Nivelamento e aguçamento
4. Atração e agrupamento
5. Positivo e Negativo
( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.
( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.
( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.
( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.
( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.
“Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e progressistas.”
BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 – 292.
Tendo em vista o contexto da produção de artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.
FIG. 01 – O último Tamoio, 1883. Rodolpho Almoêdo (Brasil)
FIG. 02 – Episódios da conquista, 1877. Félix Parra (México)
Considerando a teoria da cor, analise as afirmações abaixo.
I. Considerando a natureza pigmentar da cor, o azul, o amarelo e o branco são considerados cores primárias.
II. As cores podem indicar sensações táteis como calor e frio.
III. As expressões “vida cor de rosa” e “roxo de inveja” são exemplos de como as cores nos ajudam a construir sentidos na vida cotidiana.
IV. A cores frias aproximam o observador da obra analisada.
V. No grupo cor luz, o vermelho, o verde e o azul são considerados cores primárias, e sua mistura produz o branco.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
Existem diversas técnicas de estamparia têxtil e cada uma traz suas especificidades, proporcionando resultados variados. Considerando os tipos de técnicas e suas descrições, associe as colunas a seguir, assinalando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Serigrafia
2. Devorê
3. Impressão digital
4. Batik
5. Estêncil
( ) Técnica oriental que faz uso de cera para isolar determinadas partes do tecido. Após a colocação das tintas, as partes vedadas não são tingidas.
( ) Faz uso de telas com o negativo das imagens que serão estampadas. É uma das técnicas mais utilizadas em fábricas e confecções.
( ) Técnica que utiliza veludo e outros tecidos com textura. O desenho é feito pela queima, deixando uma marca com textura lisa que contrasta com a textura do tecido.
( ) Método contemporâneo de estamparia que faz uso de novas tecnologias.
( ) Técnica que faz uso de moldes vazados, de diferentes materiais, que formam as imagens.
A descrição a seguir apresenta uma técnica de modelagem em argila. Leia com atenção.
Ela é uma técnica de construção muito simples, mas exige de quem a usa uma integração intensa com o material, uma percepção sensorial da matéria através da concentração e dedicação do artista ou artesão. A confecção do objeto feito com esta técnica não exige qualquer tipo de costura ou agregação de massas durante sua construção. A técnica consiste em fazer uma bola grande de argila e, com o punho, fazer um furo no centro dela, deixando uma quantidade de material no fundo do buraco da espessura de mais ou menos 1 a 2 cm. Do lado de fora do buraco, usamos a mão inteira para pressionar o material. Golpeamos a argila com uma madeira semelhante a uma pequena raquete, com a intenção de eliminar as bolhas de ar e nivelar a parede do pote. Com esses movimentos, o recipiente vai automaticamente se abrindo. Repita essas pressões subindo e descendo as mãos, pois, dessa forma, as paredes se formarão. O objetivo desses movimentos é fazer com que todas as paredes do pote sejam da mesma espessura, facilitando a secagem uniformemente, sem rachaduras e trincas.
Disponível em: http://www.ufrgs.br/lacad/pressao.html. Acesso em: 10 jul. 2019. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica descrita.