Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Artes Visuais

Foram encontradas 33 questões

Q1036890 Português
Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

TEXTO 1 

(1) Uma instituição centenária e, ao mesmo tempo, inovadora. Duas expressões que traduzem o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), cujas origens remontam ao ano de 1909, quando foi criada a Escola de Artífices do estado, e ao surgimento das escolas agrotécnicas federais ao longo da primeira metade o século XX. Hoje, essa tradição secular é ressignificada numa proposta pedagógica que está à frente do seu tempo.
(2) No IFPE, as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão. O envolvimento com trabalhos científicos é incentivado desde as etapas iniciais através de bolsas, programas e eventos acadêmicos. Os pesquisadores são amparados por uma ampla e moderna infraestrutura de salas e laboratórios especializados com equipamentos de última geração. Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias. Produtos desenvolvidos por docentes e estudantes do IFPE são, atualmente, patenteados e absorvidos pelo mercado, contribuindo para avanços nas mais diversas áreas.
(3) Os projetos de extensão, por sua vez, cumprem o papel de fazer com que o conhecimento ultrapasse, de fato, os muros da instituição. São ações que realizam uma intervenção direta na comunidade, socializando saberes, experiências e, sobretudo, permitindo trocas. A cultura do empreendedorismo, da inovação e da economia criativa são dimensões que também pautam toda a comunidade escolar e acadêmica. No IFPE, o estudante ainda encontra um ambiente propício para a prática de atividades esportivas e o envolvimento com atividades artísticas e culturais, elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã.
(4) É graças a essa atuação pluricurricular, sistêmica e conectada às demandas do mercado e da sociedade que o IFPE, hoje, tem um papel estratégico nas cidades onde os campi estão instalados e no cenário socioeconômico de Pernambuco. No litoral sul, atua fortemente na qualificação da mão de obra que atende ao porto de Suape e suas empresas. No lado norte, contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química com a mão de obra local, permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios.
(5) No Agreste, Sertão e Zona da Mata, é mantido o olhar especial à agricultura e à pecuária, sempre pautado pela sustentabilidade, mas a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades. Em 2014, a terceira fase da expansão do IFPE permitiu o desembarque em mais seis municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão, Olinda e Paulista), além de Palmares, na Mata Sul, formando uma rede de suporte à região com o maior PIB do estado.
(6) Ao longo de sua história, o IFPE se consolidou como um espaço ofertante de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma casa de educação que contribui diretamente com o desenvolvimento econômico local, mas sobretudo para a formação e inclusão de milhões de cidadãos. Uma instituição sólida, eficiente, renomada, em permanente estado de expansão e evolução.

Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 18 jun. 2019. Adaptado. 

A criação dos Institutos Federais, entre os quais o IFPE, contribuiu para a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para a sociedade. Sobre algumas características dessa instituição centenária e inovadora, depreendidas do TEXTO 1, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1036891 Português
Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

TEXTO 1 

(1) Uma instituição centenária e, ao mesmo tempo, inovadora. Duas expressões que traduzem o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), cujas origens remontam ao ano de 1909, quando foi criada a Escola de Artífices do estado, e ao surgimento das escolas agrotécnicas federais ao longo da primeira metade o século XX. Hoje, essa tradição secular é ressignificada numa proposta pedagógica que está à frente do seu tempo.
(2) No IFPE, as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão. O envolvimento com trabalhos científicos é incentivado desde as etapas iniciais através de bolsas, programas e eventos acadêmicos. Os pesquisadores são amparados por uma ampla e moderna infraestrutura de salas e laboratórios especializados com equipamentos de última geração. Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias. Produtos desenvolvidos por docentes e estudantes do IFPE são, atualmente, patenteados e absorvidos pelo mercado, contribuindo para avanços nas mais diversas áreas.
(3) Os projetos de extensão, por sua vez, cumprem o papel de fazer com que o conhecimento ultrapasse, de fato, os muros da instituição. São ações que realizam uma intervenção direta na comunidade, socializando saberes, experiências e, sobretudo, permitindo trocas. A cultura do empreendedorismo, da inovação e da economia criativa são dimensões que também pautam toda a comunidade escolar e acadêmica. No IFPE, o estudante ainda encontra um ambiente propício para a prática de atividades esportivas e o envolvimento com atividades artísticas e culturais, elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã.
(4) É graças a essa atuação pluricurricular, sistêmica e conectada às demandas do mercado e da sociedade que o IFPE, hoje, tem um papel estratégico nas cidades onde os campi estão instalados e no cenário socioeconômico de Pernambuco. No litoral sul, atua fortemente na qualificação da mão de obra que atende ao porto de Suape e suas empresas. No lado norte, contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química com a mão de obra local, permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios.
(5) No Agreste, Sertão e Zona da Mata, é mantido o olhar especial à agricultura e à pecuária, sempre pautado pela sustentabilidade, mas a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades. Em 2014, a terceira fase da expansão do IFPE permitiu o desembarque em mais seis municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão, Olinda e Paulista), além de Palmares, na Mata Sul, formando uma rede de suporte à região com o maior PIB do estado.
(6) Ao longo de sua história, o IFPE se consolidou como um espaço ofertante de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma casa de educação que contribui diretamente com o desenvolvimento econômico local, mas sobretudo para a formação e inclusão de milhões de cidadãos. Uma instituição sólida, eficiente, renomada, em permanente estado de expansão e evolução.

Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 18 jun. 2019. Adaptado. 

A atenção às regras de concordância e de regência permite, respectivamente, que haja correspondência harmoniosa entre os constituintes de um sintagma e que sejam respeitadas as suas relações de dependência. Sobre sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal no TEXTO 1, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. No excerto “Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias” (2º parágrafo), o acento diferencial foi utilizado para indicar a pluralização do verbo em destaque, promovendo a concordância com o seu sujeito. II. Em “contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química” (4º parágrafo), a expressão destacada está pluralizada, mas poderia estar no singular (realizado o devido paralelismo) para concordar apenas com “automobilística”, elemento mais próximo. III. A forma verbal “remontam” (1º parágrafo), rege, naquele contexto, um objeto indireto, função desempenhada pelos complementos “ano” e “surgimento”, nomes determinados pelo artigo “o”. A substituição desses termos por formas femininas determinadas pelo artigo “a” provocaria a ocorrência da crase. IV. Em “elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã” (3º parágrafo), a regência do termo em destaque exige que ele se ligue, pela preposição “a”, aos seus complementos, que são determinados pelo artigo “a”, o que justifica o uso do acento grave. V. Em “as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão” (2º parágrafo), a forma verbal no particípio torna facultativo o uso do acento grave indicativo de crase, uma vez que sua regência é alterada por compor uma locução verbal.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Alternativas
Q1036892 Português
Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

TEXTO 1 

(1) Uma instituição centenária e, ao mesmo tempo, inovadora. Duas expressões que traduzem o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), cujas origens remontam ao ano de 1909, quando foi criada a Escola de Artífices do estado, e ao surgimento das escolas agrotécnicas federais ao longo da primeira metade o século XX. Hoje, essa tradição secular é ressignificada numa proposta pedagógica que está à frente do seu tempo.
(2) No IFPE, as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão. O envolvimento com trabalhos científicos é incentivado desde as etapas iniciais através de bolsas, programas e eventos acadêmicos. Os pesquisadores são amparados por uma ampla e moderna infraestrutura de salas e laboratórios especializados com equipamentos de última geração. Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias. Produtos desenvolvidos por docentes e estudantes do IFPE são, atualmente, patenteados e absorvidos pelo mercado, contribuindo para avanços nas mais diversas áreas.
(3) Os projetos de extensão, por sua vez, cumprem o papel de fazer com que o conhecimento ultrapasse, de fato, os muros da instituição. São ações que realizam uma intervenção direta na comunidade, socializando saberes, experiências e, sobretudo, permitindo trocas. A cultura do empreendedorismo, da inovação e da economia criativa são dimensões que também pautam toda a comunidade escolar e acadêmica. No IFPE, o estudante ainda encontra um ambiente propício para a prática de atividades esportivas e o envolvimento com atividades artísticas e culturais, elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã.
(4) É graças a essa atuação pluricurricular, sistêmica e conectada às demandas do mercado e da sociedade que o IFPE, hoje, tem um papel estratégico nas cidades onde os campi estão instalados e no cenário socioeconômico de Pernambuco. No litoral sul, atua fortemente na qualificação da mão de obra que atende ao porto de Suape e suas empresas. No lado norte, contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química com a mão de obra local, permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios.
(5) No Agreste, Sertão e Zona da Mata, é mantido o olhar especial à agricultura e à pecuária, sempre pautado pela sustentabilidade, mas a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades. Em 2014, a terceira fase da expansão do IFPE permitiu o desembarque em mais seis municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão, Olinda e Paulista), além de Palmares, na Mata Sul, formando uma rede de suporte à região com o maior PIB do estado.
(6) Ao longo de sua história, o IFPE se consolidou como um espaço ofertante de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma casa de educação que contribui diretamente com o desenvolvimento econômico local, mas sobretudo para a formação e inclusão de milhões de cidadãos. Uma instituição sólida, eficiente, renomada, em permanente estado de expansão e evolução.

Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 18 jun. 2019. Adaptado. 

Analise as proposições a seguir, acerca dos aspectos coesivos do TEXTO 1.
I. No 1º parágrafo, o sintagma nominal “duas expressões” se refere aos dois primeiros nomes que a instituição recebeu antes de se tornar IFPE propriamente: Escola de Artífices e Escola Agrotécnica Federal. II. No 1º parágrafo, a menção à origem, em 1909, da instituição que se transformaria em IFPE evidencia o aspecto “instituição centenária”, enquanto a parte “inovadora” se relaciona à informação de que o IFPE, hoje, está à frente do seu tempo. Essas conexões entre partes do texto favorecem a sua coesão. III. Em “permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios” (4º parágrafo), o pronome destacado refere-se ao porto de Suape e suas empresas. IV. No trecho “a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades” (5º parágrafo), o termo em destaque refere-se às mesorregiões de Pernambuco (Agreste, Sertão e Zona da Mata) mencionadas no início do mesmo parágrafo. V. No 6º parágrafo, “casa de educação” e “instituição” estão no mesmo campo semântico e fazem referência a “IFPE”, favorecendo a coesão textual e minimizando a necessidade de repetir um mesmo termo.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Alternativas
Q1036893 Português
Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

TEXTO 2


caetanoveloso João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. Aos 88 anos, com aspecto de quem não viveria mais muito tempo, João morrer é acontecimento assustador. Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão. O Hino Nacional não seria o mesmo. O mundo não existiria. Sobretudo não existiria para o Brasil. Que era uma região ensimesmada e descrente da vida real fora de suas fronteiras. João furou a casca. O samba não seria samba sem Beth Carvalho cantando “Chega de Saudade”. A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória.

1. Em SP, na inauguração do Credicard Hall em 1999.
2. Caetano e João – Buenos Aires, em 1999.
3. Caetano, João e Gal | No estúdio da Tupi, em 71.
4. Turnê na Europa, com @zecaveloso e Luana Costa.
5. Em 1990, durante o festival Internacional de Jazz na França.

#CaetanoVeloso #JoãoGilberto #RIPJoaoGilberto #ChegaDeSaudade

VELOSO, Caetano. Texto do Instagram, Rio de janeiro, 7 jul. 2019. Instagram: caetanoveloso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/. Acesso em: 7 jul. 2019.
Em 2010, o Instagram surgiu como uma rede social centrada no compartilhamento de fotografias e vídeos, e não em textos verbais como linguagem principal de interação. Hoje, uma boa foto ou selfie pode ser, além de “boa”, instagramável. Sobre posts de Instagram de modo geral e o TEXTO 2, analise as afirmações a seguir.
I. O post de Caetano é eminentemente multimodal: significa por palavras, por fotografias, pela cor (coração negro), pelo simbolismo dos emojis (a rosa) e até mesmo por referentes imagéticos (máquina fotográfica). II. O TEXTO 2 tem caráter objetivo, explicitado na forma direta e clara de Caetano dialogar com seus seguidores. III.O post de Caetano reflete seu estilo pessoal de escrever – uma prosa poética –, como demonstra o uso de metonímia (“alma”), de repetições (“todos”), de metáfora (“iluminação mística). IV. Por ser um texto que circula na internet, o post do Instagram não pretende atender à norma culta da língua, tampouco aceita uma linguagem erudita. V. Como uma característica formal do gênero, destaca-se o uso de hashtags, espécies de palavras-chave usadas para marcar o tópico que está sendo discutido e indexá-lo em redes sociais.
Estão CORRETAS, apenas,
Alternativas
Q1036894 Português
Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

TEXTO 2


caetanoveloso João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. Aos 88 anos, com aspecto de quem não viveria mais muito tempo, João morrer é acontecimento assustador. Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão. O Hino Nacional não seria o mesmo. O mundo não existiria. Sobretudo não existiria para o Brasil. Que era uma região ensimesmada e descrente da vida real fora de suas fronteiras. João furou a casca. O samba não seria samba sem Beth Carvalho cantando “Chega de Saudade”. A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória.

1. Em SP, na inauguração do Credicard Hall em 1999.
2. Caetano e João – Buenos Aires, em 1999.
3. Caetano, João e Gal | No estúdio da Tupi, em 71.
4. Turnê na Europa, com @zecaveloso e Luana Costa.
5. Em 1990, durante o festival Internacional de Jazz na França.

#CaetanoVeloso #JoãoGilberto #RIPJoaoGilberto #ChegaDeSaudade

VELOSO, Caetano. Texto do Instagram, Rio de janeiro, 7 jul. 2019. Instagram: caetanoveloso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/. Acesso em: 7 jul. 2019.
Releia o trecho:
Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão.
No trecho, Caetano Veloso usa conectores (subentendidos ou explicitados) para sinalizar determinadas relações de sentido e imprimir o rumo argumentativo que deseja dar ao seu texto. Nos quatro casos, as relações sintático-semânticas expressas pelos conectores são, respectivamente, de
Alternativas
Q1036895 Português
Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

TEXTO 2


caetanoveloso João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. Aos 88 anos, com aspecto de quem não viveria mais muito tempo, João morrer é acontecimento assustador. Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão. O Hino Nacional não seria o mesmo. O mundo não existiria. Sobretudo não existiria para o Brasil. Que era uma região ensimesmada e descrente da vida real fora de suas fronteiras. João furou a casca. O samba não seria samba sem Beth Carvalho cantando “Chega de Saudade”. A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória.

1. Em SP, na inauguração do Credicard Hall em 1999.
2. Caetano e João – Buenos Aires, em 1999.
3. Caetano, João e Gal | No estúdio da Tupi, em 71.
4. Turnê na Europa, com @zecaveloso e Luana Costa.
5. Em 1990, durante o festival Internacional de Jazz na França.

#CaetanoVeloso #JoãoGilberto #RIPJoaoGilberto #ChegaDeSaudade

VELOSO, Caetano. Texto do Instagram, Rio de janeiro, 7 jul. 2019. Instagram: caetanoveloso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/. Acesso em: 7 jul. 2019.
Ao afirmar: “João furou a casca.”, Caetano se refere à(ao)
Alternativas
Q1036896 Português
Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

TEXTO 2


caetanoveloso João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. Aos 88 anos, com aspecto de quem não viveria mais muito tempo, João morrer é acontecimento assustador. Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão. O Hino Nacional não seria o mesmo. O mundo não existiria. Sobretudo não existiria para o Brasil. Que era uma região ensimesmada e descrente da vida real fora de suas fronteiras. João furou a casca. O samba não seria samba sem Beth Carvalho cantando “Chega de Saudade”. A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória.

1. Em SP, na inauguração do Credicard Hall em 1999.
2. Caetano e João – Buenos Aires, em 1999.
3. Caetano, João e Gal | No estúdio da Tupi, em 71.
4. Turnê na Europa, com @zecaveloso e Luana Costa.
5. Em 1990, durante o festival Internacional de Jazz na França.

#CaetanoVeloso #JoãoGilberto #RIPJoaoGilberto #ChegaDeSaudade

VELOSO, Caetano. Texto do Instagram, Rio de janeiro, 7 jul. 2019. Instagram: caetanoveloso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/. Acesso em: 7 jul. 2019.
Releia: “Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte.”. Nesse trecho e nesse contexto, considerando o fato de “ele” fazer referência a um cantor e compositor, Caetano brincou com a polissemia, ou seja, com sentidos possíveis da palavra
Alternativas
Q1056175 Artes Visuais

Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.

TEXTO 3

TEXTO 4

A AMBIÇÃO DO DESENHO


Desenhos inconformados. É isso que nos mostra a presente exposição de Kilian Glasner na Galeria Marcantonio Vilaça. Se, por um lado, estamos diante de trabalhos realizados em meios tão diversos como a fotografia, o desenho, o vídeo e a intervenção direta no espaço, ouso dizer que estamos sempre diante de desenhos. Obras construídas por luzes e sombras, contornos, linhas, pelo gesto marcado do artista, pela (des)construção de espaço, de uma paisagem. Desenhos que, no entanto, não se rendem à condição planar, que desejam ganhar o espaço tridimensional e para tanto abusam da perspectiva, essa técnica que remonta ao Renascimento, idade de ouro para a cultura ocidental. Mas, a perspectiva tradicional, ela mesma, mostra-se insuficiente. Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular.

RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado

Na obra Sem título (da série Rua do Futuro), o artista recifense Kilian Glasner utiliza o desenho para construir sua narrativa visual. Com base na interpretação dos TEXTOS 3 e 4, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1056176 Artes Visuais

Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.

TEXTO 3

TEXTO 4

A AMBIÇÃO DO DESENHO


Desenhos inconformados. É isso que nos mostra a presente exposição de Kilian Glasner na Galeria Marcantonio Vilaça. Se, por um lado, estamos diante de trabalhos realizados em meios tão diversos como a fotografia, o desenho, o vídeo e a intervenção direta no espaço, ouso dizer que estamos sempre diante de desenhos. Obras construídas por luzes e sombras, contornos, linhas, pelo gesto marcado do artista, pela (des)construção de espaço, de uma paisagem. Desenhos que, no entanto, não se rendem à condição planar, que desejam ganhar o espaço tridimensional e para tanto abusam da perspectiva, essa técnica que remonta ao Renascimento, idade de ouro para a cultura ocidental. Mas, a perspectiva tradicional, ela mesma, mostra-se insuficiente. Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular.

RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado

No trecho “Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular”, a autora dá pistas de que parte da produção artística de Kilian Glasner se aproxima de um conceito presente na arte contemporânea denominado site specific, que:
I. representa produções artísticas vinculadas, prioritariamente, aos espaços onde serão produzidas. II. estabelece uma relação direta com a land art, que, por sua vez, faz do ambiente natural o locus da produção de arte. III. pode se relacionar com produções artísticas classificadas como instalações. IV. faz uso de materiais apenas encontrados nos lugares onde os trabalhos serão realizados. V. não leva em conta o posicionamento ativo dos espectadores, aprisionando-os em lugares específicos, orientando a leitura da obra.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
Alternativas
Q1056177 Artes Visuais

Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.

TEXTO 3

TEXTO 4

A AMBIÇÃO DO DESENHO


Desenhos inconformados. É isso que nos mostra a presente exposição de Kilian Glasner na Galeria Marcantonio Vilaça. Se, por um lado, estamos diante de trabalhos realizados em meios tão diversos como a fotografia, o desenho, o vídeo e a intervenção direta no espaço, ouso dizer que estamos sempre diante de desenhos. Obras construídas por luzes e sombras, contornos, linhas, pelo gesto marcado do artista, pela (des)construção de espaço, de uma paisagem. Desenhos que, no entanto, não se rendem à condição planar, que desejam ganhar o espaço tridimensional e para tanto abusam da perspectiva, essa técnica que remonta ao Renascimento, idade de ouro para a cultura ocidental. Mas, a perspectiva tradicional, ela mesma, mostra-se insuficiente. Os desenhos querem mais, querem incorporar o espaço real, do mundo da vida, onde se desenrolam acontecimentos cotidianos: a chuva, o pássaro que cruza o céu, a árvore a que o vento faz tremular.

RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado

Considerando o que é possível perceber das especificidades técnicas do trabalho de Kilian Glasner, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1056178 Artes Visuais

Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

1. Equilíbrio

2. Tensão

3. Nivelamento e aguçamento

4. Atração e agrupamento

5. Positivo e Negativo

( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.

( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.

( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.

( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.

( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.

Alternativas
Q1056179 Artes Visuais
Uma composição visual é composta a partir de uma lista básica de elementos, que também são conhecidos como estruturas morfológicas da linguagem visual. Analise as alternativas a seguir, assinalando a que traz informações CORRETAS sobre o assunto.
Alternativas
Q1056180 Educação Artística

“Diferente do projeto modernista, que na década de 1920 tinha como foco principal a construção da nação, interessando-lhe tudo o que dizia respeito à brasilidade e ao “abrasileiramento dos brasileiros”, como dizia Mario de Andrade, em 1950, o Concretismo renuncia à busca por um espírito nacional a caminho de si mesmo e, nos seus próprios contornos, tenta romper com o círculo de ferro imposto pela herança do programa das gerações anteriores para legitimar, no seu próprio tempo, concepções igualitárias, universalistas e progressistas.”

BÔAS, Glácia Kruse Villas. Concretismo. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. (org.) Sobre arte brasileira: da Pré-História aos anos 1960. Edições SESC São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2015. p. 263 – 292.

Tendo em vista o contexto da produção de artes visuais no Brasil, na década de 1950, e as características estéticas das produções concretas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1056181 Educação Artística
O Indianismo é um tema muito recorrente na produção artística do século XIX, na América Latina. No entanto, as produções brasileiras apresentam significados diferentes das produções dos demais países, como por exemplo das produções artísticas mexicanas. Considerando esse contexto e os exemplos de pinturas a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

FIG. 01 – O último Tamoio, 1883. Rodolpho Almoêdo (Brasil)
Imagem associada para resolução da questão


FIG. 02 – Episódios da conquista, 1877. Félix Parra (México) Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1056182 Artes Plásticas

Considerando a teoria da cor, analise as afirmações abaixo.

I. Considerando a natureza pigmentar da cor, o azul, o amarelo e o branco são considerados cores primárias.

II. As cores podem indicar sensações táteis como calor e frio.

III. As expressões “vida cor de rosa” e “roxo de inveja” são exemplos de como as cores nos ajudam a construir sentidos na vida cotidiana.

IV. A cores frias aproximam o observador da obra analisada.

V. No grupo cor luz, o vermelho, o verde e o azul são considerados cores primárias, e sua mistura produz o branco.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações

Alternativas
Q1056183 Artes Plásticas
Tendo em vista o conceito de simetria, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1056184 Artes Plásticas

Existem diversas técnicas de estamparia têxtil e cada uma traz suas especificidades, proporcionando resultados variados. Considerando os tipos de técnicas e suas descrições, associe as colunas a seguir, assinalando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

1. Serigrafia

2. Devorê

3. Impressão digital

4. Batik

5. Estêncil

( ) Técnica oriental que faz uso de cera para isolar determinadas partes do tecido. Após a colocação das tintas, as partes vedadas não são tingidas.

( ) Faz uso de telas com o negativo das imagens que serão estampadas. É uma das técnicas mais utilizadas em fábricas e confecções.

( ) Técnica que utiliza veludo e outros tecidos com textura. O desenho é feito pela queima, deixando uma marca com textura lisa que contrasta com a textura do tecido.

( ) Método contemporâneo de estamparia que faz uso de novas tecnologias.

( ) Técnica que faz uso de moldes vazados, de diferentes materiais, que formam as imagens.

Alternativas
Q1056185 Artes Plásticas
A gravura de encavo é um processo que faz uso de matrizes de metal, como por exemplo cobre, ferro e até alumínio. Diversos materiais são utilizados para marcar e corroer as matrizes, já que nesse tipo de procedimento técnico a tinta deve se acumular em sulcos produzidos na matriz e não na superfície dela, como é o caso da xilogravura. Assinale a alternativa que apresenta um método desse tipo de gravura que faz uso de materiais químicos para construir a imagem que será impressa.
Alternativas
Q1056186 Artes Plásticas

A descrição a seguir apresenta uma técnica de modelagem em argila. Leia com atenção.

Ela é uma técnica de construção muito simples, mas exige de quem a usa uma integração intensa com o material, uma percepção sensorial da matéria através da concentração e dedicação do artista ou artesão. A confecção do objeto feito com esta técnica não exige qualquer tipo de costura ou agregação de massas durante sua construção. A técnica consiste em fazer uma bola grande de argila e, com o punho, fazer um furo no centro dela, deixando uma quantidade de material no fundo do buraco da espessura de mais ou menos 1 a 2 cm. Do lado de fora do buraco, usamos a mão inteira para pressionar o material. Golpeamos a argila com uma madeira semelhante a uma pequena raquete, com a intenção de eliminar as bolhas de ar e nivelar a parede do pote. Com esses movimentos, o recipiente vai automaticamente se abrindo. Repita essas pressões subindo e descendo as mãos, pois, dessa forma, as paredes se formarão. O objetivo desses movimentos é fazer com que todas as paredes do pote sejam da mesma espessura, facilitando a secagem uniformemente, sem rachaduras e trincas.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/lacad/pressao.html. Acesso em: 10 jul. 2019. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica descrita.

Alternativas
Q1056187 Artes Plásticas
Um estudante da disciplina de desenho do curso técnico em Artes Visuais do IFPE precisa escolher os grafites ideais para utilização em seus desenhos. Levando em consideração a análise técnica dos materiais, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: E
6: B
7: A
8: A
9: B
10: D
11: E
12: C
13: A
14: D
15: A
16: E
17: B
18: C
19: D
20: E