Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Enfermagem

Foram encontradas 26 questões

Q1056457 Enfermagem
A Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os objetivos desse sistema, elencados no art. 5º , está
Alternativas
Q1056458 Enfermagem
Juliane é técnica de laboratório do curso de Bacharelado em Enfermagem e, juntamente com os docentes, apoia as atividades práticas no laboratório com os discentes do curso. Através da integração ensinoserviço, o referido laboratório tem, em seu anexo, uma unidade que dá apoio ao município, realizando parte dos exames de baciloscopia de escarro para diagnóstico de tuberculose nas pessoas sintomáticas respiratórias. Portanto, a coleta das amostras de escarro é feita pela referida técnica, que, para tal, deverá obedecer às normas de biossegurança, tomando a(s) seguinte(s) precaução(ões):
Alternativas
Q1056459 Enfermagem
Sr. Antônio, 47 anos, procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) para participar de uma reunião com os profissionais da equipe sobre hábitos de vida saudáveis, destacando-se, na pauta, alimentação, atividade física e uso do fumo e do álcool. Ele não costuma procurar a unidade de saúde para realizar consultas de rotina, exceto quando adoece. Na ocasião, a técnica em enfermagem da referida unidade afere a pressão arterial do Sr. Antônio e constata o valor de 130/80 mmHg, encaminhando-o, em seguida, para uma consulta de enfermagem com a enfermeira da unidade. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, podemos classificar o quadro do Sr. Antônio como
Alternativas
Q1056460 Enfermagem
O diabetes mellitus é uma síndrome clínica caracterizada pela elevação da glicose sanguínea associada a vários fatores de risco, tais como predisposição genética, obesidade e hábitos alimentares. Está associada diretamente a complicações, tanto agudas quanto crônicas, que comprometem a qualidade de vida do indivíduo, além de contribuir fortemente para a elevada morbimortalidade por doenças cardiovasculares. Diante do exposto, assinale a alternativa na qual encontramos apenas complicações agudas do diabetes.
Alternativas
Q1056461 Enfermagem
Um paciente de 55 anos deu entrada na emergência clínica com palpitações, dor torácica e dispneia. Ao aferir os sinais vitais, mais especificamente o pulso, a técnica em enfermagem esteve atenta à frequência (72 bpm), ao ritmo (a cada pulsação tinha a ideia de dois batimentos) e à amplitude (cheio). Nesse caso, no que tange ao ritmo, essa condição é denominada
Alternativas
Q1056462 Enfermagem
O aleitamento materno é a principal fonte de nutrientes e imunoglobulinas para a criança, sobretudo nos seus primeiros seis meses de vida. A produção de leite materno começa ainda durante a gestação, através da atividade hormonal. Assinale a alternativa cujo hormônio é responsável pela produção de leite materno.
Alternativas
Q1056463 Enfermagem
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado em 1973 e tem como missão organizar a Política Nacional de Vacinação, contribuindo para o controle, a eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis. A maioria das vacinas disponíveis na rede pública é destinada às crianças. De acordo com o calendário nacional de vacinação, assinale a alternativa cujas vacinas devem ser aplicadas no segundo mês de vida.
Alternativas
Q1056464 Enfermagem

No Brasil, a Lei nº 9.431, de 6 de janeiro de 1997, obriga as instituições de saúde públicas e privadas a implantarem um programa de controle de infecções nosocomiais. A Portaria GM nº 2.616 de 1998 normatiza as diretrizes para a adoção de medidas de prevenção e controle de infecções hospitalares. A partir do exposto na referida portaria, analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I. Infecção Comunitária (IC) é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

II. A infecção em recém-nascido cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e tornou-se evidente logo após o nascimento é considerada Infecção Hospitalar.

III. Considera-se Infecção Hospitalar aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifestou durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

IV. Quando se desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se considerar Infecção Hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 (setenta e duas) horas após a admissão.

V. É considerada Infecção Comunitária (IC) aquela que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, embora haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas sugestivos de aquisição de nova infecção.

Estão CORRETOS apenas:

Alternativas
Q1056465 Enfermagem
Uma criança de 12 anos é vítima de acidente automobilístico. Encontrava-se no banco traseiro e, por não estar utilizando o cinto de segurança, foi projetada para frente. Devido ao forte impacto no abdome, foi constatado um trauma abdominal fechado. Levada ao pronto-socorro, apresentava-se consciente, porém sonolenta, pulso levemente filiforme 132 bpm, P.A. 90 x 60 mmHg e discreta palidez. O cirurgião solicita o seu encaminhamento ao centro cirúrgico para uma laparotomia exploradora. Nesse caso, quanto à indicação da cirurgia, podemos classificá-la como:
Alternativas
Q1056466 Enfermagem
A Resolução Cofen nº 564/2017 se refere ao novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o qual contempla princípios fundamentais que representam imperativos para a conduta profissional. De acordo com o referido código de ética, assinale a alternativa que constitui um direito do profissional de enfermagem.
Alternativas
Q1056467 Enfermagem
O trabalho de parto é o processo pelo qual o produto da concepção é expelido para o ambiente externo. É dividido em três fases ou estágios, nos quais o técnico de enfermagem auxilia no acompanhamento da mulher juntamente com os demais integrantes da equipe. Assinale a alternativa que caracteriza os sinais do segundo estágio do trabalho de parto.
Alternativas
Q1056468 Enfermagem
O técnico em enfermagem está inserido na equipe de enfermagem, cuja filosofia do serviço aponta para o modelo de Planejamento Estratégico Situacional (PES), uma vez que essa modalidade de planejamento foi adotada na Administração do Serviço de Enfermagem. Assinale a alternativa que caracteriza o PES.
Alternativas
Q1056469 Enfermagem
A RDC/Anvisa no 15 de 15 de março de 2012 preconiza que a Central de Material e Esterilização (CME) é a unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde. A CME realiza a inspeção do material sujo e o controle, a limpeza, o preparo, a esterilização, a embalagem e a distribuição dos materiais hospitalares (BRASIL, 2012). Em relação aos métodos de esterilização, o vapor úmido sob pressão é considerado seguro por
Alternativas
Q1056470 Enfermagem
A assistência de enfermagem perioperatória compreende três fases: a pré-operatória, a transoperatória e a pós-operatória. Quanto à assistência de enfermagem no período perioperatório, associe os itens relacionados na primeira coluna aos enunciados apresentados na segunda coluna.
(1) transoperatório. (2) pré-operatório mediato. (3) pré-operatório. (4) pré-operatório imediato. (5) pós-operatório.
( ) Compreende as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) Compreende o período desde o momento em que o paciente é recebido na sala de cirurgia a sua admissão na sala de recuperação pós-anestésica. ( ) Período a partir do momento da admissão na sala de recuperação pós-anestésica até a avaliação domiciliar/clínica de acompanhamento. ( ) É o período desde a internação até as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) É o período desde a indicação da cirurgia até a realização do ato cirúrgico.
A sequência CORRETA será, de cima para baixo,
Alternativas
Q1056471 Enfermagem
A Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde e ensino para reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. As respectivas consequências das possíveis falhas nos sistemas de saúde trazem impactos negativos tanto para os pacientes e suas famílias quanto para as organizações e para a sociedade (BRASIL, 2013). Quanto a essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1056472 Enfermagem
Segundo a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro 1990, a Conferência de Saúde se reunirá com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Essas reuniões acontecerão a cada
Alternativas
Q1056473 Enfermagem
Segundo o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é direito dos profissionais de enfermagem
Alternativas
Q1056474 Enfermagem
O teste do pezinho ou triagem neonatal biológica tem a finalidade de detectar e impedir o desequilíbrio do crescimento e do desenvolvimento da criança ainda pequena. Nesse teste podem ser detectadas sequelas nas crianças, como deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações. O exame, obrigatório para todos os recém-nascidos, é gratuito na rede pública de saúde e
Alternativas
Q1056475 Enfermagem
A Sra. Anselma, de 28 anos, foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Metropolitana do Recife com queixa de amígdalas inchadas e avermelhadas, placas brancas, dores na garganta, dificuldade para deglutir, febre, nódulos linfáticos na região do pescoço, mau hálito e dores de cabeça. O médico, ao diagnosticá-la com amigdalite, prescreveu penicilina G benzatina (Benzetacil®) 900.000 UI IM. Na farmácia só havia disponíveis frascos de 1.200.000 UI e diluentes de 4 ml. Para atender a prescrição, quanto deverá ser administrado de Benzetacil®?
Alternativas
Q1056476 Enfermagem

A hipertensão arterial, doença crônica que tem acometido muitos adultos e idosos e é caracterizada pelos níveis elevados da pressão arterial, desenvolve uma condição clínica multifatorial devido à sobrecarga cardíaca, alterando o funcionamento e as estruturas dos órgãos nobres. A doença é um dos fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para controle da crise hipertensiva, o médico, dependendo do quadro clínico do paciente, prescreve medicação antihipertensiva adequada para o controle da hipertensão. Analise essas informações e correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, no que diz respeito ao tratamento indicado.

(1) Captopril (VO) ( ) Insuficiência ventricular esquerda.

(2) Nifedipino (VO) ( ) Maioria das emergências hipertensivas.

(3) Nitroglicerina (IV) ( ) Situação de maior volemia.

(4) Furosemida (IV) ( ) Insuficiência cardíaca congestiva.

(5) Hidralazina (IV) ( ) Angina.

6) Clonidina (VO) ( ) Hipertensão arterial.

(7) Nitroprussiato de sódio (IV) ( ) Eclampsia


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: B
5: D
6: E
7: A
8: B
9: D
10: C
11: E
12: E
13: A
14: C
15: D
16: B
17: A
18: C
19: E
20: X