Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Enfermagem
Foram encontradas 26 questões
No Brasil, a Lei nº 9.431, de 6 de janeiro de 1997, obriga as instituições de saúde públicas e privadas a implantarem um programa de controle de infecções nosocomiais. A Portaria GM nº 2.616 de 1998 normatiza as diretrizes para a adoção de medidas de prevenção e controle de infecções hospitalares. A partir do exposto na referida portaria, analise os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Infecção Comunitária (IC) é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
II. A infecção em recém-nascido cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e tornou-se evidente logo após o nascimento é considerada Infecção Hospitalar.
III. Considera-se Infecção Hospitalar aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifestou durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
IV. Quando se desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se considerar Infecção Hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 (setenta e duas) horas após a admissão.
V. É considerada Infecção Comunitária (IC) aquela que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, embora haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas sugestivos de aquisição de nova infecção.
Estão CORRETOS apenas:
(1) transoperatório. (2) pré-operatório mediato. (3) pré-operatório. (4) pré-operatório imediato. (5) pós-operatório.
( ) Compreende as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) Compreende o período desde o momento em que o paciente é recebido na sala de cirurgia a sua admissão na sala de recuperação pós-anestésica. ( ) Período a partir do momento da admissão na sala de recuperação pós-anestésica até a avaliação domiciliar/clínica de acompanhamento. ( ) É o período desde a internação até as 24 horas que antecedem a cirurgia. ( ) É o período desde a indicação da cirurgia até a realização do ato cirúrgico.
A sequência CORRETA será, de cima para baixo,
A hipertensão arterial, doença crônica que tem acometido muitos adultos e idosos e é caracterizada pelos níveis elevados da pressão arterial, desenvolve uma condição clínica multifatorial devido à sobrecarga cardíaca, alterando o funcionamento e as estruturas dos órgãos nobres. A doença é um dos fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Para controle da crise hipertensiva, o médico, dependendo do quadro clínico do paciente, prescreve medicação antihipertensiva adequada para o controle da hipertensão. Analise essas informações e correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, no que diz respeito ao tratamento indicado.
(1) Captopril (VO) ( ) Insuficiência ventricular esquerda.
(2) Nifedipino (VO) ( ) Maioria das emergências hipertensivas.
(3) Nitroglicerina (IV) ( ) Situação de maior volemia.
(4) Furosemida (IV) ( ) Insuficiência cardíaca congestiva.
(5) Hidralazina (IV) ( ) Angina.
6) Clonidina (VO) ( ) Hipertensão arterial.
(7) Nitroprussiato de sódio (IV) ( ) Eclampsia
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.