Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Saúde Coletiva/Enfermagem

Foram encontradas 40 questões

Q721730 Legislação Federal
Quanto à estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, instituído pela Lei n° 12.772/2012, pode-se afirmar que: 

( ) São atividades das Carreiras e Cargos Isolados do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal aquelas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além daquelas previstas em legislação específica.

( ) A Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico destina-se a profissionais habilitados em atividades acadêmicas próprias do pessoal docente no âmbito da educação básica e da educação profissional e tecnológica.

( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, tendo como requisito de ingresso o título de doutor na área exigida no concurso.

( ) O Professor das IFE, ocupante de cargo efetivo do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, com regime de trabalho de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas em lei.

( ) O ocupante de cargos do Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal poderá afastar-se de suas funções, assegurados todos os direitos e vantagens a que fizer jus, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. 
Analise as afirmativas acima identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
Alternativas
Q721731 Legislação Federal
Segundo a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a Organização Acadêmica e Curricular orienta:
I. Os cursos técnicos integrados. II. Os cursos técnicos concomitantes. III. Os cursos superiores de tecnologia. IV. Os cursos de bacharelado. V. Os programas de pós-graduação.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721732 Legislação Federal
Segundo estabelece a Lei 12.772/2012, no regime de dedicação exclusiva será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de:
I. Remuneração de cargos de direção ou funções de confiança.
II. Retribuição por participação em comissões julgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão, quando for o caso.
III. Retribuição pecuniária na forma de pro labore ou cachê pago diretamente ao docente pelo exercício de atividades de magistério junto a outra instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação.
IV. Retribuição pecuniária por colaboração esporádica de natureza científica ou tecnológica em assuntos de especialidade do docente, inclusive em polos de inovação tecnológica, devidamente autorizada pela IFE de acordo com suas regras.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721733 Legislação Federal
O Regulamento da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS considera como atividades de ensino:
I. As aulas. II. A preparação didática. III. O atendimento ao aluno. IV. A orientação de alunos. V. A orientação de projetos sociais, culturais e esportivos.
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Alternativas
Q721734 Legislação Estadual
Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:
Alternativas
Q721735 Legislação Federal
O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS estabelece que compete à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional:
Alternativas
Q721736 Legislação Federal
Em relação aos atos administrativos previstos no Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS: 
( ) Resolução. ( ) Instrução Normativa. ( ) Portaria. ( ) Ordem de Serviço.
1. É um instrumento expedido pelo Reitor, em razão de sua atribuição na qualidade de presidente do Conselho Superior. 2. É o instrumento pelo qual o Reitor, Pró- Reitores e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre o funcionamento acadêmico e administrativo. 3. É o instrumento pelo qual o Reitor e os Diretores-Gerais dos Campi, em razão de suas respectivas atribuições, dispõem sobre a gestão acadêmica e administrativa. 4. É o ato através do qual são expedidas determinações de caráter administrativo a serem executadas por membros ou servidores. 
Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, na ordem de cima para baixo. 
Alternativas
Q721737 Legislação Estadual
Segundo o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, são exemplos de políticas de ensino:
I. O compromisso com a educação profissional. II. A verticalização do ensino. III. A construção e reconstrução permanente de seus currículos. IV. As práticas avaliativas. V. A busca por paradigmas democráticos para inclusão, acesso e permanência na instituição.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Q721738 Legislação Federal
No que diz respeito ao procedimento de acesso à informação, de acordo com a Lei nº 12.527/2011, avalie as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS e assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) O interessado na obtenção de informações deverá identificar-se no pedido, especificando qual é a informação requerida.
( ) O encaminhamento dos pedidos de acesso a informações deve ser realizado através de correspondência oficial escrita.
( ) O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.
( ) Para ter acesso à informação, o requerente deverá efetuar o pagamento de uma taxa para custeio de despesas com impressão e envio postal.
( ) Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio dos seus sites oficiais na internet.
Alternativas
Q721739 Legislação Federal
Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:
Alternativas
Q725033 Enfermagem
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. ( ) A análise da situação de saúde é um dos usos da epidemiologia na interface entre a produção de conhecimentos e sua aplicação aos serviços de saúde. ( ) O conceito de prevalência implica a magnitude com que as doenças subsistem na população. ( ) Tendências seculares ou históricas se referem a variações nas frequências de uma doença por um longo período de tempo, em geral anos ou décadas. ( ) A migração é um dos processos demográficos e sociais que mais implicações trazem para o estado de saúde de indivíduos e populações. ( ) Do ponto de vista biológico, a idade se relaciona com a probabilidade de ocorrência de doença e com sua gravidade; entretanto, a idade não é um dos principais determinantes do estado de saúde e do perfil de morbimortalidade de uma população.
Alternativas
Q725034 Enfermagem
Considere as seguintes assertivas sobre fundamentos de pesquisa em saúde. I. A pesquisa qualitativa apresenta uma abordagem objetiva interessada no microssocial, baseada em histórias e narrativas. II. O uso de questionários autoaplicáveis é uma das possíveis técnicas de coleta de dados na abordagem quantitativa. III. Na pesquisa qualitativa, o observador está envolvido com o objeto de avaliação; sua presença na cena influencia para que a informação se torne disponível. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está (ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725035 Enfermagem
Considere as afirmativas a seguir, relativas à Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária. I. A vigilância epidemiológica é uma técnica de monitoramento desenvolvida com o objetivo de acompanhar e analisar, sistematicamente, um conjunto de agravo, bem como seus fatores de risco, com o propósito de orientar intervenções para controle, eliminação ou erradicação. II. A vigilância ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente, estando estes relacionados ou não com a saúde humana. III. Uma das ações da vigilância sanitária no país é a regulação, que pode ser compreendida como o modo de intervenção do Estado em setores relacionados a produtos e serviços, para impedir possíveis danos ou riscos à saúde da população. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) estão INCORRETA(S):
Alternativas
Q725036 Enfermagem
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. ( ) Um dos objetivos da organização da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas consiste em garantir acesso ao cuidado integral. ( ) Apesar de haver adequada adesão aos tratamentos das doenças crônicas não transmissíveis, a preocupação mundial com essa temática deve-se ao número elevado de doentes na atenção básica, que onera o sistema de saúde. ( ) O objetivo do Plano de Enfrentamento de DCNT é o de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados às doenças crônicas. ( ) O Plano de Enfrentamento de DCNT aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).
Alternativas
Q725037 Enfermagem
Considere as afirmativas a seguir sobre análise de situação de saúde. I. Problema de saúde pode ser definido como a representação social de necessidade de saúde, derivadas de condições de vida e formuladas por um determinado ator social a partir da percepção da discrepância entre a realidade vivida e a desejada ou idealizada. II. As necessidades de serviços de saúde não são determinadas pela deterioração dos meios de vida, mas sim pela incorporação de informações e conhecimentos acerca dos processos de reposição do consumo nos serviços de saúde. III. Vulnerabilidade pode ser definida como a chance ou probabilidade de ocorrência de um evento. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725038 Enfermagem
Considere as afirmativas a seguir sobre avaliação em saúde. I. Efetividade refere-se à capacidade de produzir o efeito desejado quando o serviço é colocado em condições ideias de uso. II. Legitimidade refere-se ao grau de aceitabilidade por parte da comunidade ou da sociedade como um todo dos serviços ofertados. III. Otimização refere-se ao cuidado efetivo obtido por um programa. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725039 Saúde Pública
Considere as afirmativas a seguir sobre as Ciências Sociais e Humanas em Saúde Coletiva. I. A preocupação central da antropologia da saúde com questões relacionadas ao processo saúde-doença foi substituída, ao longo dos últimos anos, pela ênfase na compreensão dos sistemas de saúde, as relações estabelecidas entre profissionais e pacientes e os universos simbólicos relacionados aos fenômenos da vida, considerando que o processo saúde-doença é multidimensional. II. A cultura fornece modelos para interpretar comportamentos humanos, não se aplicando ao processo saúde-doença e todas as atividades de cuidados, pois as respostas do organismo frente às doenças não podem ser estudadas como um sistema cultural. III. O conceito de illness, ou enfermidade, refere-se ao modo como uma doença é trazida à experiência individual e se torna significativa para quem a possui, ou seja, remete ao significado que a pessoa atribui aos sinais e sintomas corporais. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725040 Saúde Pública
Considere as seguintes assertivas sobre os Determinantes Sociais na Saúde. I. O modelo de Dahlgren e Whitehead inclui os DSS dispostos em diferentes camadas, segundo seu nível de abrangência, desde uma camada mais próxima aos determinantes individuais até uma camada distal onde se situam os macrodeterminantes. II. Segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, os indivíduos estão na base do modelo, com suas características individuais de idade, sexo e fatores genéticos que, evidentemente, exercem influência sobre seu potencial e suas condições de saúde. III. Desigualdades e iniquidades são sinônimos e referem-se a situações relevantes e evitáveis. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725041 Enfermagem
Considere as afirmativas a seguir sobre indicadores de saúde. I. Um indicador de saúde tem a conotação de revelar a situação de saúde de um indivíduo ou da população. II. Validade refere-se à capacidade de um indicador discriminar corretamente um evento de outros, assim como detectar as mudanças ocorridas com o passar do tempo. III. Um indicador de baixa confiabilidade não tem utilidade prática, enquanto um de alta confiabilidade tem grande utilidade independentemente de sua validade. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q725042 Enfermagem
Considere as assertivas a seguir sobre os Sistemas de Informação em Saúde. I. Informação em saúde consiste na descrição ou representação limitada de um evento, agravo, atributo ou dimensão da situação de saúde-doença-cuidado de indivíduos ou população. II. Os Sistemas de Informação em Saúde alimentam os fluxos correntes de informação e repositórios de registros de forma instantânea. III. O modelo de gestão da informação em saúde existente no Brasil caracteriza-se pela multiplicidade de instâncias coordenadoras, conformando uma gestão coesa, de responsabilidade centralizada e sem fragmentação. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: D
6: C
7: B
8: C
9: C
10: E
11: D
12: E
13: A
14: D
15: A
16: A
17: D
18: C
19: D
20: C