Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Zootecnia/Medicina Veterinária
Foram encontradas 16 questões
A ensilagem é um método de conservação baseado na ação de micro-organismos anaeróbicos sobre os carboidratos solúveis presentes nas plantas. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito da ensilagem de plantas forrageiras, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Durante o processo de fermentação do material ensilado são produzidos ácidos orgânicos, principalmente o lático e, com menor expressão, o acético e propiônico, que acidificam o meio e conservam o material ensilado.
( ) As silagens diferem quanto à qualidade da fermentação e ao valor nutritivo. Milho e sorgo, por exemplo, são forrageiras ricas em carboidratos solúveis e, portanto, de fácil e rápida fermentação.
( ) Silagens de capim apresentam teores mais restritos de carboidratos solúveis, são de fermentação mais difícil e lenta, resultando num produto final menos rico em energia, pois não possuem grãos.
( ) O momento ideal de ensilar o sorgo é quando o teor de matéria seca estiver entre 30% e 33%.
( ) O momento ideal de ensilar o milho é quando o teor de matéria seca estiver entre 35% e 39%.
A lã tem utilização das mais variadas formas, desde abrigos até adornos de alto requinte, possuindo propriedades naturais e aptidões particulares que a intitula como a rainha das fibras. A respeito das características da lã, analise as afirmativas abaixo:
I. A medulação é uma características desejável, pois valoriza a lã, melhorando o processo de tingimento da mesma.
II. Higroscopicidade é a propriedade da lã de absorver água da atmosfera, sendo que a quantidade de água absorvida pela lã influi sobre o diâmetro e modifica suas propriedades físicas.
III. O sexo influi sobre o diâmetro das fibras de lã, e as lãs das ovelhas, que são a maior parte da produção, normalmente apresentam menor diâmetro de fibras devido ao menor peso de velo e peso corporal das fêmeas em relação ao macho.
IV. Ordenando as raças de lã com maior expressão no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde está a quase totalidade da produção de lã, temos as raças Merino, Ideal, Corriedale, Romney Marsh e Crioula, que apresentam lãs com diâmetros de 13 a 25; 21 a 26; 25 a 32; 28 a 37; e 20 a 60 micra, respectivamente.
Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Abaixo são apresentados alguns alimentos utilizados na confecção de rações para os animais de produção. Identifique e marque a alternativa que apresenta TODOS os alimentos classificados como ALIMENTOS PROTEICOS:
Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de ionóforos resultantes da fermentação de vários tipos de actinomicetos, produzidos principalmente por bactérias do gênero Streptomyces, mas somente a monensina, lasalocida, salinomicida e laidlomicidapropionato são aprovados para uso em dietas de ruminantes. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito dos ionóforos, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A ação dos ionóforos no rúmen ocorre por meio de mudanças na população microbiana, selecionando as bactérias Gram-negativas, produtoras de ácido succínico ou que fermentam ácido lático, e inibindo as Gram-positivas, produtoras de ácido acético, ácido butírico, ácido láctico e hidrogênio.
( ) Os ionóforos aumentam a eficiência do metabolismo de energia das bactérias ruminais e/ou do animal, alterando a proporção dos ácidos graxos de cadeia curta produzidos no rúmen e diminuindo a produção de metano.
( ) Os ionóforos contribuem na diminuição das desordens resultantes da fermentação anormal no rúmen, como acidose e timpanismo.
( ) Os ionóforos melhoram o metabolismo do nitrogênio pelas bactérias ruminais e/ou do animal, diminuindo a absorção de amônia e aumentando a quantidade de proteína de origem alimentar que chega ao intestino delgado.
O cálculo da quantidade de silagem a ser feita a cada ano em uma propriedade baseia-se no número de animais a serem alimentados, na quantidade média que cada animal irá consumir, nas perdas que ocorrem e no número de dias que os animais receberão silagem. Dessa forma, considere o exemplo a seguir:
Um produtor de leite possui um rebanho de 40 vacas em lactação, em sistema de confinamento, as quais apresentam um peso médio vivo de 600 kg cada. As vacas recebem de alimentação, diariamente, 3,0% do peso vivo, em base de matéria seca, de concentrados e silagem, sendo que, a participação da silagem representa 50%. Esse produtor possui um silo trincheira com silagem de milho, o qual apresenta as seguintes dimensões: 4,5 metros de base inferior, 5,5 metros de base superior, 2 metros de altura e 32 metros de comprimento. É de conhecimento que a densidade da silagem no silo é de 625 kg de matéria verde/m³, que as perdas de silagem representam 10% do total do silo e conforme análise bromatológica, a silagem apresenta 36% de matéria seca. Com base nos dados apresentados, calcule quantos dias a silagem que o produtor possui armazenada no silo atenderá o consumo de silagem das vacas leiteiras e assinale a alternativa CORRETA.
A alimentação do cavalo de esporte ou competição deve ser adaptada conforme suas exigências. A dieta deve ser equilibrada, suprindo as necessidades do cavalo sem deficiências nem excessos, e para um melhor aproveitamento e desempenho atlético é fundamental seguir alguns procedimentos de manejo alimentar no dia de competição. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito do manejo alimentar de cavalos atletas em dias de competição, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Se a competição for de curta distância, como corrida, rédeas ou salto, deve-se manter o animal com água e volumoso à vontade. A forragem aumenta o consumo hídrico, de eletrólitos e nutrientes, aumentando a disponibilidade durante exercícios, auxiliando no desempenho animal.
( ) Não oferecer alimento à base de grãos nas 2 a 3 horas que antecedem uma competição. Essa alimentação eleva a concentração de insulina sanguínea, diminuindo a utilização de gorduras. Esse alto valor de insulina sanguínea levará à hipoglicemia no início da competição, quando o animal deverá ter maior disponibilidade energética, diminuindo a resistência e velocidade, com consequente queda no desempenho.
( ) Se a competição for de longa distância, como concurso completo de equitação ou enduro, deve-se manter o animal somente com água à vontade. A diminuição da disponibilidade de volumoso nesse momento diminui o preenchimento intestinal, diminuindo a quantidade de peso que o animal sustenta, auxiliando no desempenho.
Em relação ao controle da brucelose bovina é CORRETO afirmar que:
Bovinos são hospedeiros naturais da bactéria Mycobacterium bovis, agente etiológico da tuberculose bovina e um dos responsáveis pela tuberculose humana. Em relação ao controle deste agente nos animais é CORRETO afirmar que:
Estimular a secreção de ácido gástrico, a motilidade intestinal, a secreção enzimática e o crescimento das mucosas pancreáticas e gastrintestinal são funções exercidas pelo hormônio:
Na infecção por Haemonchus contortus em ovinos é comumente observado edema submandibular. Esta alteração clínica se dá em razão de:
Em se tratando de indicadores de eficiência econômica e zootécnica em criações de frango de corte, é CORRETO afirmar que:
Em relação aos fatores de controle e prevenção de doenças infectocontagiosas nos animais é importante que se conheça a fonte de infecção da doença, que pode ser primária ou secundária. Assim, é CORRETO afirmar que a fonte de infecção pode ser:
Em relação às regras básicas para elaboração de um programa de luz para poedeiras comerciais, assinale a alternativa INCORRETA.
Relacionado à debicagem de poedeiras, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) O objetivo primário da debicagem nas aves tem sido o de reduzir a bicagem de penas e o canibalismo. Secundariamente, essa prática resulta em economias significativas de ração. Lotes de aves debicadas corretamente apresentam melhor uniformidade, maiores pico e persistência de produção.
( ) A primeira debicagem deverá ser feita entre o 14º e o 21º dia de idade das pintainhas, cortando a porção superior e inferior ao mesmo tempo, usando um orifício no debicador que permita o corte e cauterização a uma distância média de 3 a 5 mm dos orifícios nasais.
( ) A redebicagem (segunda debicagem) é realizada entre a 10ª e 11ª semana de idade das frangas.
( ) São cuidados importantes na debicagem: administrar vitamina K na água três dias antes e três dias após a realização da prática; não debicar lotes que apresentem alguma alteração no seu estado de saúde; aumentar a quantidade de ração nos comedouros para evitar que as frangas machuquem os bicos no fundo dos equipamentos; verificar se a temperatura da lâmina de debicagem está condizente para a adequada cauterização.
Em relação à reprodução de suínos, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a elaboração, composição e qualidade do mel, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. O mel é produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores. O mel apresenta baixo teor de água (13 a 20 %) e alta concentração de matéria seca. Um quilo de mel corresponde, em média, a setecentos mililitros.
II. Um dos açúcares principais do néctar, a sacarose, é desdobrada, por meio da enzima invertase, presente no papo da abelha, em glicose e frutose.
III. A cristalização acontece pela separação da glicose que é menos solúvel em água do que a frutose. O mel pode ser descristalizado mediante aquecimento controlado (45 a 50°C) em banho-maria, ou sem contato direto com o fogo.
IV. As abelhas podem, na ausência ou escassez de flores atrativas, coletar soluções açucaradas em frutos, xaropes, sucos, refrigerantes, secreções de insetos que se alimentam de seiva vegetal. O mel produzido a partir dessas coletas é denominado como pseudo-mel, melato ou “honeydew”. O “honeydew” é mais rico em açúcares, superior no conteúdo de sais minerais e nitrogênio. Apresenta o pH mais alto que o mel e possui menor quantidade de frutose e glicose.