Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de ionóforos res...
Atualmente são conhecidos mais de 120 tipos de ionóforos resultantes da fermentação de vários tipos de actinomicetos, produzidos principalmente por bactérias do gênero Streptomyces, mas somente a monensina, lasalocida, salinomicida e laidlomicidapropionato são aprovados para uso em dietas de ruminantes. Dessa forma, analise as afirmativas a respeito dos ionóforos, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A ação dos ionóforos no rúmen ocorre por meio de mudanças na população microbiana, selecionando as bactérias Gram-negativas, produtoras de ácido succínico ou que fermentam ácido lático, e inibindo as Gram-positivas, produtoras de ácido acético, ácido butírico, ácido láctico e hidrogênio.
( ) Os ionóforos aumentam a eficiência do metabolismo de energia das bactérias ruminais e/ou do animal, alterando a proporção dos ácidos graxos de cadeia curta produzidos no rúmen e diminuindo a produção de metano.
( ) Os ionóforos contribuem na diminuição das desordens resultantes da fermentação anormal no rúmen, como acidose e timpanismo.
( ) Os ionóforos melhoram o metabolismo do nitrogênio pelas bactérias ruminais e/ou do animal, diminuindo a absorção de amônia e aumentando a quantidade de proteína de origem alimentar que chega ao intestino delgado.