Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Zootecnia/Medicina Veterinária

Foram encontradas 10 questões

Q2730936 Não definido

A produção animal, baseada no uso de pastagens, consiste seguramente em uma das alternativas mais competitivas e rentáveis de exploração do fator produtivo terra. No entanto, para que os benefícios potenciais dessa alternativa de alimentação dos ruminantes sejam realizados, é fundamental a compreensão de fatos e conceitos relacionados com o ambiente das pastagens e a interface planta-animal. Portanto, a respeito do consumo de forragem pelos ruminantes, analise as afirmativas abaixo:


I. O tempo de pastejo é a variável mais importante na determinação do consumo de animais em pastejo e a mais influenciada pela estrutura do dossel forrageiro.

II. Os ruminantes distribuem seu tempo entre as atividades de pastejo, ruminação e ócio, sendo observado três a cinco picos de pastejo no decorrer do dia, os mais intensos ocorrendo no início da manhã e no final da tarde.

III. Em pastagens cujo valor nutritivo e disponibilidade não são limitantes, quanto maior a altura e maior a massa de forragem do dossel forrageiro, maior é o número de movimentos de apreensão e menor os de mastigação realizados pelos ruminantes.

IV. A ingestão de forragem por bocado é muito sensível a variações estruturais, particularmente em altura do dossel forrageiro.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:

Alternativas
Q2730938 Não definido

O desmame é o momento de separação do bezerro da vaca, sendo de grande importância para ambos. Além disso, é uma ferramenta de manejo que conta o produtor para alcançar uma alta eficiência reprodutiva em seu rebanho de cria, sendo que existem vários tipos de desmame que o produtor pode fazer uso. Em relação aos diferentes tipos de desmame são feitas as seguintes afirmativas abaixo:


I. O desmame convencional é considerado o desmame realizado entre os décimo e décimo segundo mês de idade do bezerro.

II. O desmame intermediário é realizado quando o bezerro apresenta de seis a oito meses de idade.

III. O desmame precoce é realizado quando o bezerro apresenta de 90 a 120 dias de idade.

IV. O desmame temporário ou aleitamento interrompido é realizado através da separação do bezerro da vaca por 48 a 72 horas, ou também, através da colocação de tabuleta nasal por 2 a 13 dias, ficando o bezerro junto com a vaca.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2730943 Não definido

A sanidade é um dos fatores essenciais para a produção animal e está relacionada à saúde do rebanho. Sofre influência direta da nutrição e é extremamente importante para a obtenção de elevados ganhos na produtividade e lucratividade. A respeito dos agentes causadores de doenças, assinale a alternativa que apresenta a ÚNICA enfermidade causada por vírus.

Alternativas
Q2730946 Não definido

Na produção de bovinos de corte, o primeiro acasalamento constitui o começo da etapa reprodutiva da fêmea. Nesse contexto, a recria da fêmea constitui uma importante etapa do ciclo produtivo, pois haverá, conforme a idade ao primeiro acasalamento, modificações estruturais do rebanho e econômicas do sistema de produção. Dessa forma, analise as afirmativas abaixo sobre a idade ao primeiro acasalamento.


I. Para a novilha acasalada aos 14 – 15 meses de idade, o baixo ganho de peso durante o primeiro inverno após o desmame significa que será necessário alto ganho de peso durante a primavera, previamente ao início do acasalamento.

II. Para a novilha acasalada aos dois anos de idade, o peso ao início do acasalamento entre 280 kg e 300 kg para raças britânicas e suas cruzas permite obter altos índices de prenhez imediatamente ao início do período de acasalamento.

III. O acasalamento aos três anos de idade ocorre em sistemas extensivos, onde as novilhas são manejadas em campo nativo e pastagens temperadas, com ajuste de carga animal, sendo adotadas estratégias de alimentação para o período de déficit forrageiro.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2730974 Não definido

A muda (troca) de penas é um processo natural que ocorre em todas as espécies de aves. Considerando muda forçada em poedeiras, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:


I. A muda forçada tem como objetivo produzir ovos, num segundo ciclo de produção, de forma econômica. Através da adoção da muda forçada reduzem-se os custos com a reposição das frangas, com o volume de ração consumida e com a otimização do uso das instalações, além do aumento nas percentagens de ovos extras e grandes produzidos.

II. Normalmente a muda forçada é realizada entre 60 e 70 semanas de idade e o período de produção se estende por mais um ciclo de 25 a 30 semanas, atingindo uma produção, em média, 10 a 12% inferior ao primeiro ciclo de produção.

III. Recomenda-se antes de iniciar o processo de muda, realizar uma seleção, objetivando retirar as aves refugos, improdutivas, excessivamente gordas, com problemas locomotores ou quaisquer outras alterações que forem elevar a mortalidade durante a muda ou comprometam os índices produtivos após a realização dessa.

IV. Ao final do processo de muda, o lote deverá perder em torno de 25% de peso.

V. A mortalidade durante a muda não deverá ultrapassar a 2%.

Alternativas
Q2730977 Não definido

Sobre o manejo, produção e reprodução de coelhos, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A ovulação da coelha é induzida por estímulos sexuais internos e/ou, externos (cópula, pipeta de inseminação ou cavalgamento por outra fêmea). A fêmea pode ser acasalada mesmo sem estar receptiva ao reprodutor, adotando a monta forçada.

( ) Os testículos dos coelhos deslocam-se facilmente do interior das bolsas escrotais para o interior da cavidade abdominal e vice-versa. A finalidade dessa movimentação dos testículos é manter constante a temperatura dos testículos, até 4º C abaixo da temperatura corporal, necessária para espermatogênese, além de proteger de traumatismo. A produção de espermatozoides inicia-se na puberdade, o que ocorre em média aos 70 a 80 dias de idade.

( ) A cobrição da coelha é extremante rápida, em condições normais, cerca de 8 segundos. Sabe-se que a monta foi realizada adequadamente pelo comportamento do macho que cai de costas ou lado, às vezes com pelos arrancados da fêmea na boca, pode emitir sonorização após a cobertura. A gestação da coelha dura em média 30 dias. Os partos ocorrem com maior frequência à noite e os trabalhos de parto duram de 20 a 30 minutos. Coelhas nervosas ou perturbadas podem parir fora do ninho ou comer suas crias.

( ) A coelha possui até seis pares de glândulas mamárias, distribuídas simetricamente, em duas linhas paralelas na região ventro-lateral. Os filhotes mamam apenas uma vez por dia. O leite produzido nos quatro primeiros dias é mais rico, o colostro. A produção de leite aumenta até vinte dias após o parto. A partir de 30 dias de lactação a produção de leite diminui acentuadamente e os filhotes já estando adaptados à ração, pode ser realizada a desmama.

Alternativas
Q2730979 Não definido

Considerando o manejo na criação de coelhos, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS.


I. Durante todo período de gestação, as matrizes devem receber água e forragem de boa qualidade. O fornecimento de ração balanceada deverá ser controlado em torno de 50 g nos 10 dias iniciais de gestação, e 80 g nos 20 dias restantes. Nos primeiros 20 dias de lactação, fornece-se 250 g de ração balanceada e forragem à vontade para cada matriz. A partir do 21° dia de lactação deve aumentar para 450 g/dia, pois, a partir dessa idade, os filhotes são induzidos à ingestão de ração.

II. Existem diferentes métodos de diagnosticar a prenhez da coelha. Entre eles, o mais prático é o da palpação ventral, executado a partir do 15° dia o 20° dia após a cobrição.

III. Aos vinte e oito dias após a cobrição, é necessário colocar o ninho na gaiola da matriz. A sobrevivência dos recém-nascidos depende de uma temperatura em torno de 28 a 35°C. Os ninhos devem ser retirados das gaiolas quando os filhotes completarem 15 a 20 dias de idade.

IV. A transferência consiste em colocar os filhotes excedentes de uma matriz junto a outra(s), que tenha(m) pequeno número de filhotes. Para transferência ser bem sucedida, a diferença entre filhos das matrizes (receptora e doadora) não deve exceder quatro dias. A partir do sexto dia após o parto, as glândulas mamárias não utilizadas involuem e se tornam não funcionais nessa lactação, uma vez que cada filhote utiliza somente uma teta.

V. Constantemente na criação é necessário o manuseio com os animais. Os reprodutores e matrizes grávidas ou lactantes são contidos pela pele da região da escápula (cernelha) com uma das mãos, de maneira que o animal fique pendurado na vertical, e a outra mão apoia a garupa do animal. Os filhotes são contidos pela pele da região da escápula ou seguros pelo flanco sem pressionar.

Alternativas
Q2730980 Não definido

Em relação à produção e o manejo de peixes de água doce, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2730985 Não definido

Com relação à produção e manejo de suínos, analise as afirmativas abaixo identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS. A seguir assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA, de cima para baixo:


( ) A gestação suína dura aproximadamente 114 dias. O alojamento individual é indicado para o período que vai da cobertura até 30 dias de gestação. Durante a gestação, as porcas recebem ração com elevado teor de fibra em duas refeições. No início da gestação, a alimentação é mais restrita (1,8 kg/porca/dia ou de acordo com escore corporal) e após 80 dias de gestação aumentá-la para 2,5 a 3,0 kg/porca/dia, dependendo da condição corporal.

( ) Após o nascimento, os leitões devem ser auxiliados na primeira mamada, a fim de que possam ingerir o colostro, nas primeiras 24 a 36 horas de vida. O colostro é rico em imunoglobulinas que são absorvidas intactas pelas paredes do intestino. Não existe transferência de imunoglobulinas e anticorpos através da placenta.

( ) O objetivo da marcação de leitões é que se tenha o melhor controle do rebanho. Podem-se utilizar brincos, tatuagem ou marcação australiana. A marcação australiana é com piques e furos nas orelhas, sendo: 100, 200, 400 e 800 usados uma vez; 1 e 10 até duas vezes; 3 e 30 usado até três vezes. Permite marcar 1599 animais.

( ) É recomendada a aplicação ferro contra anemia ferropriva em leitões. Deve-se fornecer ferro por aplicação subcutânea, no quinto dia de vida do leitão.

Alternativas
Q2730986 Não definido

Sobre a atividade apícola, assinale a alternativa que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:


1. Enxameação reprodutiva.

2. Enxameação por abandono da colmeia.

3. Colmeia Zanganeira.

4. Alimentação artificial de subsistência.

5. Alimentação artificial estimulante.


( ) É utilizado no período que antecede uma boa florada, com objetivo de aumentar o número de operárias.

( ) Caracteriza-se pela saída de todos os indivíduos. Pode ocorrer em função de escassez de alimento no campo; falta de água; falta de proteção contra vento; aeração inadequada inimigos naturais e outras situações que possam perturbar a colmeia.

( ) Caracteriza pela divisão da colmeia. Geralmente ocorre quando o espaço da colmeia é insuficiente para o crescimento da colônia.

( ) As abelhas não conseguem produzir uma nova rainha. Observa-se a presença de um grande número de ovos em uma única célula.

( ) O objetivo é garantir a sobrevivência das abelhas no período crítico de escassez de florada.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: E
6: A
7: D
8: A
9: B
10: C