Questões de Concurso Público IF-SC 2017 para Professor - Pedagogia
Foram encontradas 35 questões
Considerando o Decreto 9.057/2017 e a atuação do IFSC na Educação a Distância, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.
( ) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.
( ) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.
( ) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.
( ) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.
( ) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
Analise as afirmações abaixo, relativas aos cursos técnicos de nível médio:
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é sempre desenvolvida de forma articulada ao Ensino Médio.
II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, e têm suas cargas horárias mínimas de 1.400 horas.
III. É permitido atividades não presenciais de até 20% (vinte por cento) da carga horária diária dos cursos.
IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
V. As escolas particulares devem solicitar autorização ao Conselho Estadual de Educação, para a oferta de cursos técnicos.
Quais das afirmações NÃO estão corretas?
Em uma de suas obras, Pedro Demo (2015) apresenta pressupostos de educar pela pesquisa. Considerando as proposições do autor, analise as afirmativas a seguir:
I. A convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica.
II. O reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa.
III. A necessidade de fazer da pesquisa obrigação cotidiana do professor e do aluno.
IV. A definição de educação como processo de formação de competência histórica humana.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.
Conforme o estabelecido no Decreto n° 5840/06, que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) As instituições federais de educação profissional devem ofertar o PROEJA desde 2006.
( ) A oferta do PROEJA poderá ser articulada com as instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”).
( ) O PROEJA abrangerá formação inicial e continuada de trabalhadores; e educação profissional técnica de nível médio.
( ) Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e deverão ser articulados ao ensino fundamental, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores e ao ensino médio no caso de cursos técnicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F), sobre o acesso à Educação Inclusiva:
( ) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas especiais, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais.
( ) O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
( ) Escolas regulares que possuam orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.
( ) Importante que os governos adotem o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todos os sujeitos em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Autores como Maria Margarida Machado, João Ferreira de Oliveira, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos, dentre outros, vêm debatendo a relevância de uma formação integrada para o trabalhador. Formação essa que supere uma formação fragmentada ou aligeirada, pressa essa muitas vezes exigida pelo mercado de trabalho e pela realidade econômica e social dos brasileiros.
Já a educação integral, vem sendo discutida desde a época do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-se uma alternativa para a superação dos problemas de desigualdades sociais e educacionais do Brasil.
Todavia, existe distinção entre formação integrada e formação integral. Dessa forma, assinale as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F) sobre o assunto.
( ) A Formação Integral é considerada uma formação que visa atingir seus sujeitos no desenvolvimento qualitativo de todas as suas dimensões pessoais: afetividade, corporeidade e racionalidade.
( ) O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, apresenta meta que afirma que deve-se oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, vinte por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, dez por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.
( ) A educação integral está posta para as pessoas em desenvolvimento, crianças e adolescentes, já a educação ou formação integrada está posta para o trabalhador, que se encontra numa condição de exercício de atividades produtivas que requerem cada vez mais qualificação profissional.
( ) A formação integrada tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho: seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos como a formação inicial, como o ensino técnico, tecnológico ou superior.
( ) Considerando a realidade dos Institutos Federais, criados pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, uma das formas de educação integrada se dá pela educação profissional técnica de nível médio, que é desenvolvida de forma articulada com o ensino médio.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Relacione as colunas de acordo com a associação entre conceitos:
1. Ensino Médio
II. Formação Integral
III. Formação Integrada
IV. Educação Profissional
V. Reconhecimento de saberes
( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia
( ) É o processo de certificação de competências adquiridas fora do ambiente escolar
( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
( ) Articula a formação geral, profissional, social, ética e cultural, voltado para um projeto de vida e formação cidadã.
( ) Tem como propósito fazer com que a educação geral se torne parte inseparável da educação profissional em todos os campos onde se dá a preparação para o trabalho seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos.
Qual a sequência CORRETA?
A concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas que precisam constituir-se como parte do currículo escolar em diferentes níveis de oferta. Considerando essa premissa, leia as afirmativas que seguem e coloque (F) quando forem falsas e (V) quando forem verdadeiras.
( ) A pesquisa como princípio educativo articula o conhecimento a um Projeto Político Pedagógico, a uma concepção de educação. Essa concepção estabelece relações entre prática pedagógica e projeto de sociedade desejado influenciando o conhecimento que se quer construir.
( ) O diálogo é elemento fundamental na concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo, pois elimina as condições da pesquisa como mera descoberta ultrapassando os limites da análise teórica.
( ) O pesquisador nasce nos meandros da pós-graduação, pois é nesse espaço que se torna possível dialogar e fazer pesquisa pela primeira vez inserindo-se na realidade a ser pesquisada.
( ) O papel da educação e da pesquisa é fundamental para o processo emancipatório, pois é através da educação permeada pela pesquisa que o sujeito será capaz de conhecer sua realidade e conhecer-se para criticamente criar condições de transformação das diferentes realidades vividas.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
Analise os textos a seguir:
Texto 1
“ Hoje, no mundo digital, temos uma geração de crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações, fazem duas ou três atividades simultâneas. Na escola, apresentam grande dificuldade em prestar atenção às explicações do professor, distraindo-se e, consequentemente, conversando mais durante a aula. O que fazer? Simples! Basta criar aulas mais motivadoras nas quais os alunos sejam convidados a participar ativamente e a aprendizagem ocorra de maneira natural. Já conhecemos essa resposta há quase dez anos, mas a dificuldade é como produzir essas aulas. Esse é o desafio do professor atualmente.”
(http://educacao.estadao.com.br/bloas/coleaio-pentaaono/o-desafio-de-ser-professor-nos-diasatuais/ acesso em 28/09/2017).
Texto 2
“Pode-se dizer que, de modo geral, vigora nos sistemas de ensino e nas políticas públicas educacionais uma concepção estreita de educação, disseminada no senso comum, de que o papel único da escola fundamental é a passagem de conhecimentos e informações às novas gerações” (PARO, V. H. A educação, a política e a administração, reflexões sobre a prática do diretor de escola.
In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, set./dez. 2010, p. 771)
“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade. Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).
Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre planejamento escolar, implica em diferentes níveis e ações voltadas para o estabelecimento de objetivos, metas, princípios e estratégias de ação para a consolidação da proposta da instituição educativa.
De acordo com enunciado associe a segunda coluna com a primeira.
I. Plano de Desenvolvimento Institucional
II. Projeto de curso
III. Plano de ensino
IV. Plano de aula
V. Sequência didática
VI. Projeto Pedagógico Institucional
( ) é uma previsão das atividades, organizadas e distribuídas de maneira que sejam desenvolvidas em etapas sucessivas e interligadas.
( ) indica a definição dos objetivos a ser alcançados pelos alunos, conteúdo programático adequado para o alcance dos objetivos, estratégias, e critérios de avaliação.
( ) é um o instrumento que concentra a concepção, os objetivos e perfil de formação em determinada área.
( ) é o documento que registra como a instituição se organiza, o que quer alcançar, o que falta para realizar os objetivos levantados e os objetivos de ação.
( ) corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.
( ) documento que traça o perfil da instituição, conferindo-lhe identidade e intenções comuns de todos os envolvidos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Analise as seguintes características relacionadas a tendências pedagógicas.
I. O conteúdo é trabalhado de forma isolada, isto é, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade.
II. O professor deve colocar os alunos em condições adequadas de aprendizagem, considerando as suas necessidades, para estimulá-los a buscar por si mesmos conhecimentos e experiências.
III. Constitui uma tendência inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
IV. Inspirada no materialismo histórico-dialético, enfatiza que a escola pública cumpre a sua função social e política, possibilitando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos.
V. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, isto é, alunos e professores analisam problemas e realidades do meio social.
Assinale a alternativa abaixo em que a sequência das correntes pedagógicas está de acordo com as assertivas acima.
Qual das alternativas a seguir expressa as habilidades sugeridas pela autora?
Segundo Libâneo (2013), o pensamento pedagógico de Comênio (1592-1670), Rousseau (1712- 1778), Pestalozzi (1746-1827) e Herbart (1766-1841), além de muitos outros formaram os fundamentos do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo. Considerando a contribuição de cada pensador, associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.
(1) Comênio
(2) Rousseau
(3) Pestalozzi
(4) Herbart
( ) Os interesses e necessidades imediatas do aluno determinam a organização do estudo e seu desenvolvimento.
( ) A educação é um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.
( ) Estabelece quatro passos didáticos denominados: clareza, associação, sistematização e método.
( ) Interessava mais a formação do caráter do que a aquisição do conhecimento.
( ) Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, portanto a educação é um direito natural de todos.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
Filatro (2004, p. 32), acerca das tecnologias da informação e comunicação, declara:
“Compreender de que forma as tecnologias de informação e comunicação contribuem para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem representa uma oportunidade de redescobrir a natureza ímpar, insubstituível e altamente criativa da educação no processo de desenvolvimento humano e social. Este é o campo de pesquisa________________________________, entendido como o planejamento, o desenvolvimento e a utilização sistemática de métodos, técnicas e atividades de ensino para projetos educacionais apoiados por tecnologias”.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima:
No artigo "Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica”, Philippe Perrenoud (1999) aborda algumas diferenças entre pesquisa e prática reflexiva.
Considerando o posicionamento do autor, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm o mesmo objeto. Isso porque, a pesquisa em educação interessa-se por todos os fatos, processos e sistemas educativos e por todos os aspectos das práticas pedagógicas. Já o professor reflexivo dirige seu olhar, prioritariamente, sobre seu próprio trabalho e seu contexto imediato.
( ) Pesquisa e prática reflexiva exigem a mesma atitude. Contudo, a pesquisa quer descrever e explicar, exibindo a sua exterioridade, e a prática reflexiva quer compreender para regular, otimizar, ordenar, fazer evoluir uma prática particular a partir do seu interior.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não têm a mesma função. A pesquisa visa saberes de caráter geral, duráveis, integráveis a teorias e a prática reflexiva contenta-se com conscientizações e saberes da experiência úteis localmente.
( ) Pesquisa e prática reflexiva não possuem os mesmos critérios de validação. A pesquisa exige um método e um controle intersubjetivo. Já o valor da prática reflexiva se julga pela qualidade das regulações que ela permite operar e pela sua eficácia na identificação e resolução de problemas profissionais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.