Questões de Concurso Público IF-SP 2019 para Educação/Pedagogia
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A obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” está dividida em três capítulos: “Não há docência sem discência”; “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”. Com isso o autor apresenta, analisa e discute uma série de características, conceitos e fundamentos sobre o ato de ensinar.
Assinale a alternativa que contemple de forma correta alguns dos pressupostos desta obra sobre o ato de ensinar:
No livro Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo, Tomaz Tadeu da Silva, argumenta que um currículo crítico inspirado nas teorias sociais que questionam a construção social da raça e da etnia também evitariam tratar a questão do racismo de uma forma simplista. Para o autor, o racismo não poderia ser tratado simplesmente como uma questão de preconceito individual, pois isso geraria uma pedagogia e um currículo centrados numa simples “terapêutica” de atitudes individuais consideradas erradas.
Considerando tais argumentações, uma unidade educacional que estivesse diante de uma situação de racismo praticada entre estudantes, estaria alinhada corretamente com os pensamentos do teórico, se:
Freire (2011, p.49) aponta que “o clima do pensar certo não tem nada a ver com o das fórmulas pré-estabelecidas, mas seria a negação do pensar certo se pretendêssemos forjá-lo na atmosfera da licenciosidade ou do espontaneísmo”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre “pensar certo” e “método” para Freire (2011):
Demerval Saviani descreve onze teses sobre educação e política em sua obra Escola e Democracia, mostrando como se configuram as relações entre educação e política e evidenciando que “toda prática educativa, como tal, possui uma dimensão política assim como toda prática política possui, em si mesma, uma dimensão educativa.”
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição sobre a dimensão política da educação presente na obra referida acima:
Ao caracterizar a relação entre educação e sociedade para as teorias não-críticas, Saviani (2018, p. 4) afirma que concebem “a educação com uma ampla margem de autonomia em face da sociedade”, cabendo-lhe “um papel decisivo na conformação da sociedade evitando sua desagregação e, mais do que isso, garantindo a construção de uma sociedade igualitária”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as pedagogias que Saviani (2018) define como teorias não-críticas.
“A questão da periodização é, sem dúvida, uma das mais relevantes e também das mais complexas e, por isso mesmo, das mais controvertidas no campo dos estudos históricos. Em verdade, a periodização não é um dado empírico, isto é, não está inscrita no próprio movimento objetivo dos fenômenos históricos investigados. A periodização, enquanto uma exigência de compreensão do objeto, é, antes, uma questão teórica que se põe para o historiador ao enfrentar a tarefa de organizar os dados visando a explicar o fenômeno que se propôs investigar”. (SAVIANI, 2008, p.12).
Ao realizar a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2008) aponta quatro períodos que vão de 1549 a 2001. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica geral das ideias pedagógicas no 4° período.
Saviani (2008) considera que a educação colonial no Brasil pode ser classificada em três etapas distintas: a primeira denominada de período heroico, que abrange de 1549 até 1599. A segunda etapa (1599-1759) é circunscrita pela organização e consolidação da educação jesuítica e por seu plano de estudos denominado Ratio Studiorum e a terceira etapa (1759-1808) representada pelas reformas do Marquês de Pombal.
Dada a importância da educação jesuítica para a educação brasileira, indique qual o ideário pedagógico subjacente ao plano de ensino Ratio Studiorum:
Na obra sobre Piaget, Vygotsky e Wallon, especificamente sobre Piaget, o autor La Taylle (et al, 1992, p. 49) apresenta o “Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget” (capítulo primeiro da Parte II). Ao estudar crianças em situações de jogos com regras, ele conclui que: “A evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas. A primeira delas é a etapa da anomia. Crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas. Interessam-se, por exemplo, por bolas de gude, mas antes para satisfazerem seus interesses motores ou suas fantasias simbólicas, e não tanto para participarem de uma atividade coletiva”.
A segunda etapa é denominada heteronomia e a terceira autonomia.
Sobre a heteronomia e a autonomia, assinale a alternativa que apresente as características dessas fases de modo correto:
Segundo Machado (1995), o conhecimento é concebido como “uma rede de significados em um espaço de representações, uma teia de relações cuja construção não se inicia na escola, e que se agrega, possivelmente, a uma proto-rede inata” (p. 31). Sobre as concepções de conhecimento e inteligência, apresentadas na pirâmide elaborada pelo autor, denominada de “Pirâmide Informacional”, pode-se dizer que:
Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p.106), ao analisarem documentos sobre educação publicados por organismos internacionais, identificam que, para atender às demandas da nova fase do projeto de modernização capitalista, esses documentos enfatizam que “a necessidade de criar uma cultura tecnológica para expansão do capital, além da requalificação dos trabalhadores e da ampliação do mercado de consumo, tem realçado a importância da universalidade do ensino fundamental com base em três princípios”.
Assinale alternativa que apresenta corretamente esses três princípios:
“(...) é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminha mento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2008, p. 419-420).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a pedagogia descrita no trecho acima, conforme denominada por Saviani (2008)
Leia o excerto abaixo:
“(...). As lutas pela autonomia profissional avançaram nas últimas décadas junto com o crescimento do movimento docente. Autonomia e autorias que se chocam não apenas com os controles gestores, mas com a rigidez do ordenamento curricular” (ARROYO, 2011, p. 34).
De acordo com os estudos de Arroyo (2011) sobre as relações entre os docentes e os ordenamentos curriculares, é possível afirmar que:
O autor Tomaz Tadeu da Silva (1999), no livro Documentos de identidade, um a introdução às teorias do currículo, apresenta como forma útil distinguir as diferentes teorias do currículo, o exame dos diversos conceitos que cada uma delas emprega. O autor apresenta em um quadro o resumo das grandes categorias das teorias do currículo de acordo com os conceitos que elas enfatizam.
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos defendidos pelas Teorias Críticas: