Questões de Concurso Público IF-SP 2019 para Educação/Pedagogia
Foram encontradas 4 questões
“A questão da periodização é, sem dúvida, uma das mais relevantes e também das mais complexas e, por isso mesmo, das mais controvertidas no campo dos estudos históricos. Em verdade, a periodização não é um dado empírico, isto é, não está inscrita no próprio movimento objetivo dos fenômenos históricos investigados. A periodização, enquanto uma exigência de compreensão do objeto, é, antes, uma questão teórica que se põe para o historiador ao enfrentar a tarefa de organizar os dados visando a explicar o fenômeno que se propôs investigar”. (SAVIANI, 2008, p.12).
Ao realizar a periodização das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2008) aponta quatro períodos que vão de 1549 a 2001. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica geral das ideias pedagógicas no 4° período.
Saviani (2008) considera que a educação colonial no Brasil pode ser classificada em três etapas distintas: a primeira denominada de período heroico, que abrange de 1549 até 1599. A segunda etapa (1599-1759) é circunscrita pela organização e consolidação da educação jesuítica e por seu plano de estudos denominado Ratio Studiorum e a terceira etapa (1759-1808) representada pelas reformas do Marquês de Pombal.
Dada a importância da educação jesuítica para a educação brasileira, indique qual o ideário pedagógico subjacente ao plano de ensino Ratio Studiorum:
Silva Jr. e Sguissardi (2001) discutem a questão do público e do privado em face da tendência de mercantilização da Educação Superior, conforme o trecho a seguir, extraído da obra dos autores:
“(...) Na atual conjuntura histórica do país, faz-se presente um processo de profunda tecnificação da política conduzido por um Poder Executivo, de ilimitados poderes, e comandado por lideranças cuja ação rememora o tempo dos déspotas esclarecidos” (SILVA JR. E SGUISSARDI, 2001, p. 78).
Diante da perspectiva de análise dos autores nesse período, é correto afirmar que: