Questões de Concurso Público IF-SP 2023 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 6 questões
Quando pensamos em uma mudança tão significativa como a de implementação do Novo Ensino Médio, precisamos levar em conta minimamente a estrutura de nossas escolas, principalmente as da rede pública.
Será que todas estão preparadas para receber essa nova organização? Foram feitas reformas, melhorias que permitam a divisão de turmas e atendimento em contraturno? Foram comprados equipamentos para que os estudantes tenham contato com as novas tecnologias, tão importantes no mundo atual e que, ___________, precisam estar presentes na educação?
___________ as instituições privadas, preocupadas com as novas exigências legais e com mais recursos do que as públicas, já vêm promovendo encontros com toda a sua comunidade escolar ___________ discutir como serão implementadas as novidades do ensino médio, grande parte das escolas públicas trazem consigo todas as dificuldades ___________ já estamos acostumados. Eis o desafio.
Adaptado de texto do E-docente, de 28/04/2022: O Novo Ensino Médio e a realidade do nosso país.
1. “As mãos que dizem adeus são pássaros” (Mário Quintana, 1994).
2. Novos sem-teto passaram a sonhar com a possibilidade de moradia digna, ao retornar o programa habitacional para pessoas de baixa renda.
3. Convocaram tanto servidores administrativos quanto servidores docentes para a reunião de planejamento semestral.
4. O diretor-geral comunicou a seu servidor de apoio que ele seria exonerado.
“De tempos em tempos, tais termos aparecem como pragas, e se proliferam em terrenos férteis para esse tipo de discurso, como determinados grupos sociais ou mídias. Por exemplo, na década de 70, do século passado, os radialistas tornaram epidêmico o uso da expressão “a nível de”, para enunciar coisas que não dependiam de gradação alguma. Se queriam dizer que o prefeito tratou de algum tema de mobilidade urbana, lascavam ao microfone: “A nível de transporte público a administração municipal…”
FONSECA, O. E os vícios de linguagem. O do momento, a partir de Jair Bolsonaro, é “questão”. Disponível em: https://claudemirpereira.com. br/2020/04/cronica-orlando-fonseca-e-os-vicios-de- linguagem-o-do-momento-a-partir-de-jair-bolsonaro-e- questao/. Acesso em: 12 de agosto de 2023
Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de fenômeno linguístico discutido no texto:
1. A portaria dispõe sobre o regulamento; a instrução normativa, orientações para acompanhamento.
2. A convocação foi finalizada. O documento trata da reunião geral para eleição de membros do conselho de campus.
3. Os auditores da SETEC apontaram estas irregularidades: inconsistência nos dados apresentados quanto ao uso de recursos e falta de assinatura no documento.
4. O diretor-geral compareceu à assembleia dos servidores, pois identificou o interesse de sua gestão na pauta discutida.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2002), há na língua alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto, como referência, substituição, elipse e uso de conjunção. Tendo em vista esses mecanismos, assinale a alternativa correspondente aos recursos utilizados em cada frase: