Questões de Concurso Público IF Sudeste - MG 2017 para Pedagogia
Foram encontradas 20 questões
No livro Dimensões de gestão escolar e suas competências, Lück (2009) destaca a existência de áreas e dimensões da gestão escolar que, juntas, tornam possível, como fim último, a formação e o aprendizado de seus alunos. Na obra em questão, a autora apresenta dez dimensões distribuídas em duas grandes áreas: as dimensões de organização e as dimensões de implementação.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2009.
Relacione as duas áreas com as dez dimensões apresentadas no livro de Lück e depois assinale a alternativa CORRETA.
A. Dimensões de organização
B. Dimensões de implemenação
( ) Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar
( ) Gestão da cultura escolar
( ) Gestão pedagógica
( ) Monitoramento de processos e avaliação institucional
( ) Gestão do cotidiano escolar
( ) Gestão administrativa
( ) Gestão de pessoas
( ) Gestão democrática e participativa
( ) Planejamento e organização do trabalho escolar
( ) Gestão de resultados educacionais
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando o planejamento de ensino como construção de ações previstas a partir do cotidiano escolar, analise as proposições abaixo, assinalando V nas que forem verdadeiras e F nas que forem falsas.
( ) O planejamento deve ser flexível, a fim de não engessar a prática docente.
( ) O planejamento deve trabalhar com um aluno ideal, visando à qualidade que se quer alcançar.
( ) O planejamento escolar deve partir da situação atual dos alunos e permanecer nela.
( ) O planejamento prevê o diagnóstico, a execução, a avaliação e a readequação de tudo que foi planejado.
( ) O planejamento visa realizar um trabalho intencional de ensino-aprendizagem.
A sequência CORRETA é:
Leia a passagem a seguir:
O primeiro passo para a gestão de resultados é definir os indicadores de desempenho, tomados como referência de qualidade de ensino. Esses indicadores são utilizados tanto como referência de desempenho de alunos, individualmente e agregados em grupos diversos, como sexo, nível socioeconômico, grupo étnico, etc., como referência ao desempenho de turmas de alunos, professores, escolas, redes ou sistemas de ensino. O indicador vem a constituir-se no elemento mensurável que permite concluir que ocorreu um determinado resultado.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 2.
ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 58.
É possível, na área educacional, classificarmos alguns indicadores como forma de medir a efetividade da escola. Posto isso, analise as sentenças abaixo e, posteriormente, marque a alternativa CORRETA.
I. Os indicadores de insumo representam os meios pelos quais um projeto escolar é implementado, como o número de pessoas envolvidas nesse projeto.
II. Os indicadores de processo mostram como os insumos foram utilizados para obter os resultados esperados, como a descrição passo a passo das ações que foram operadas.
III. Os indicadores de resultado mostram os resultados obtidos, como as medidas de realização dos objetivos e das metas definidas no projeto escolar.
IV. Os indicadores de impacto mostram os efeitos do projeto escolar, como a utilização de instrumentos, equipamentos e materiais de apoio pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto a seguir:
[...] valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise e problematização dessa prática e a consideração do conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram em ato.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência.
São Paulo: Cortez, 2004. p. 65.
A partir do texto, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o Art. 7º da Lei nº 11.892/2008, são objetivos dos Institutos Federais:
I. ministrar educação técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.
II. realizar e estimular a pesquisa acadêmica, a produção cultural, o empreendedorismo, o tecnicismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.
III. fomentar e financiar processos educativos que levem à geração de emprego, visando à qualificação da força de trabalho para os processos produtivos com inovação tecnológica.
IV. ministrar em nível de educação superior: cursos superiores de tecnologia, cursos de licenciatura, cursos de bacharelado e engenharia, cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
As afirmações estão CORRETAS nos itens:
Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando as tipologias de conteúdos com a forma de aprendizagem correspondente.
1. Conteúdos factuais
2. Conteúdos conceituais
3. Conteúdos procedimentais
4. Conteúdos atitudinais
( ) por muitas vezes, esses conteúdos têm caráter arbitrário, portanto não necessitam de uma compreensão, aprende-se pela cópia e memorização.
( ) trata-se de um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo.
( ) a aprendizagem deve provocar um verdadeiro processo de elaboração e de construção mental e linguística de um objeto concreto ou abstrato.
( ) engloba valores, normas e atitudes.
Assinale a resposta que apresenta a sequência CORRETA.
Leia o texto a seguir, relacionando-o com os conceitos de objetivo, conteúdo e método.
Segundo Castells (apud LIBÂNEO, 2004, p. 25), a tarefa das escolas e dos processos educativos é desenvolver em quem está aprendendo a capacidade de aprender, em razão das exigências postas pelo volume crescente de dados acessíveis na sociedade e nas redes informacionais, da necessidade de lidar com um mundo diferente e, também, de educar a juventude em valores e ajudá-la a construir personalidades flexíveis e eticamente ancoradas.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. p. 25.
A partir do que foi apresentado no texto, marque a alternativa CORRETA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, instituída na Resolução nº 2, de 1° de julho de 2015, pelo Ministério da Educação, é produto de longo debate em torno da necessidade de repensar a formação de professores da educação básica. Elas se inserem, ainda, como importante ação para o cumprimento das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no que concerne à formação desses profissionais.
Posto isso, assinale a alternativa que NÃO corresponde às DCNs em observância, no que compete à
formação inicial do magistério da educação básica em nível superior.
Durante as reuniões pedagógicas de uma determinada escola de educação básica, a equipe percebeu que os alunos se encontravam em um nível escolar abaixo do esperado. Tal fato gerou uma discussão em torno do planejamento escolar que deveria ser elaborado a partir desse diagnóstico. Vários professores apresentaram possíveis soluções para essa situação, tal como pode ser visto abaixo.
Professor I “Vamos esclarecer aos alunos que os resultados escolares dependem deles e que nós estamos aqui para ajudá-los a dar conta daquilo que nós planejamos”.
Professor II “É preciso usar esse diagnóstico como o roteiro básico da construção de nosso planejamento. A realidade dos alunos será nosso ponto de partida!”.
Professor III “Vamos fazer um planejamento inicial, observando nosso aluno e trazendo as suas percepções para o nosso planejamento, a fim de contribuir com nosso trabalho”.
Professor IV “Não é necessário realizar um planejamento específico, pois cada aluno aprende de uma forma, cada turma está de um jeito. Planejar algo pode engessar nossa prática”.
A partir das falas dos professores e considerando as proposições de Lück (2009), marque a alternativa
CORRETA.