Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2021 para Professor - Letras – Português/Inglês
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Na introdução ao volume que organizara selecionando importantes ensaios de Silviano Santiago, Ítalo Moriconi lembra que, na metacrítica do autor, o deslocamento é um gesto crítico preventivo, é uma preliminar da empreitada metodológica; é o exercício da vontade de operar a substituição brusca de um ponto de vista ou paradigma; é a dimensão contra-hegemônica que todo ato crítico deve ter. Tal movimento crítico/interpretativo identificado na produção de Santiago agenciaria, dos anos de 1990 em diante, um radical deslocamento, a partir da problematização do cosmopolitismo, das margens, das fronteiras, e dos limites – tanto sociais quanto discursivos.
Nessa perspectiva, em “O cosmopolitismo do pobre”, o autor propõe a
Na Moderna Gramática Portuguesa, Evanildo Bechara elucida alguns conceitos fundamentais para a compreensão da estrutura das palavras.
Analisando-os, é correto afirmar que
Rita Terezinha Schmidt, em texto que integra o volume organizado por Heloisa Buarque de Hollanda sobre o pensamento feminista brasileiro, ataca a invisibilidade da autoria feminina no século XIX, período da formatação da identidade nacional e da institucionalização da literatura. Para a autora, na construção da genealogia brasileira, não houve espaço para a alteridade, de modo que a produção literária local traduziu a intenção programática de construção de uma literatura nacional, perspectivada a partir de um nacionalismo romântico abstrato e conservador, e atravessada pela contradição entre o desejo de autonomia e a dependência cultural. Ou seja, a nação se consolidou nas bases de uma ordem social simbólica pautada na imagem de um sujeito nacional universal – dentro do paradigma do colonizador –, cuja identidade se impôs de forma abstrata.
Ao questionar essa matriz ideológica do paradigma universalista, Schmidt
Margareth Rago afirma que o feminismo propõe uma nova relação entre teoria e prática, a partir da qual se delineia um novo agente epistêmico, não isolado do mundo, mas inserido no coração dele, não isento e imparcial, mas subjetivo e afirmando sua particularidade. Esse é um pressuposto teórico que auxilia a compreender, por exemplo, o ensaio de Lélia Gonzalez, cuja enunciação analítica coincide com o locus discursivo do sujeito (epistêmico) analisado, articulando consciência e memória no desvelamento do racismo e do sexismo como sintomáticos da “neurose cultural brasileira”.
Os estudos feministas, adotando o diálogo crítico como premissa para a construção do conhecimento, a partir da reflexão de Margareth Rago, permitem
Ao sintetizar as propriedades sintático-semântico-pragmáticas do verbo – as suas funções –, Marcos Bagno destaca que essa complexa classe gramatical (1) cria um molde que comporta espaços passíveis de serem preenchidos por sintagmas nominais; (2) estabelece uma perspectiva, isto é, um ponto de vista a respeito do estado das coisas enunciado e dos seus participantes; (3) obriga-nos a examinar a categoria de “pessoa”; (4) carrega, em sua morfologia, informações acerca do “tempo”; (5) permite a expressão de “aspectos”; (6) permite, também, modalizar o estado de coisas que descrevemos; e, por fim, (7) comporta informações de “voz”.
Ao detalhar seus pressupostos, o autor elabora a seguinte tipologia:
Qualitativa |
Imperfectivo |
inceptivo |
cursivo | ||
terminativo | ||
Perfectivo |
pontual |
|
resultativo | ||
Quantitativa |
Iterativo |
imperfectivo |
perfectivo | ||
Semelfactivo |
(BAGNO, M. Gramática peddagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012).
A tipologia reproduzida acima, importante para o estudo dos verbos, diz respeito
Marcos Bagno trabalha com a ideia de que a ortografia oficial do português não é estritamente racional, exibindo uma série de incoerências e incongruências que inevitavelmente conduzem os aprendizes a fazerem deduções que, embora lógicas do ponto de vista intuitivo, não encontram respaldo nas convenções da ortografia oficial.
Para o autor, é correto afirmar que os erros de ortografia detectados na escrita dos alfabetizados
Ao discutir procedimentos didáticos para a elaboração de propostas de produção textual, M. L. Abaurre e M. B. Abaurre elencam alguns critérios objetivos a serem considerados pela/pelo docente durante a correção, etapa cuja função primordial é orientar a/o estudante no aprimoramento de seu trabalho em função de características associadas à situação de escrita – finalidade, perfil de leitor, contexto de circulação, estrutura do gênero discursivo, grau de formalidade de linguagem.
Sobre o conjunto de parâmetros apresentados pelas autoras acerca da tarefa de analisar tais produções escritas, é correto afirmar que
Teresa Cristina Wachowicz define a argumentação como sendo a arte de persuadir, construindo, transformando ou desfazendo verdades, numa relação com os fatos que se dá mediante as inferências, com vistas à produção de uma nova tese.
Nessa direção, a tipologia argumentativa adotada pela autora, ao discutir as categorias da argumentação, estabelece que os argumentos de ligação baseados na estrutura do real podem abarcar uma relação de
Evanildo Bechara se refere ao “enunciado” como sendo uma unidade linguística que faz referência a uma experiência comunicada que deve ser aceita e depreendida cabalmente pelo interlocutor.
Tomando o conceito de “enunciado” trabalhado por Bechara, afirma-se que
I. na tradição gramatical brasileira, sua nomenclatura mais consolidada é “período”.
II. um de seus tipos é a “oração”, representando o objeto mais propício à análise gramatical.
III. ele também aparece sob a forma de “frase”, cuja estrutura interna apresenta relação predicativa.
IV. sua significação fundamental é desdobrada em cinco tipos: declarativo, interrogativo, imperativo, vocativo e exclamativo.
Estão corretas apenas as afirmativas
Ao discutir a abolição na imprensa e no imaginário social, Juremir Machado da Silva recupera as contradições e as ambivalências do jornalismo brasileiro da segunda metade do século XIX acerca da barbárie escravocrata. Além dos textos abrigados pelos jornais, o autor também faz menção a outros gêneros, tais como cartas, discursos parlamentares e obras literárias, oferecendo um panorama da intelectualidade e do pensamento político da época. Inserido numa historiografia literária linear, esse período – Realista – representa, nas palavras de Alfredo Bosi em sua “História concisa da literatura brasileira”, a superação da mitização romântica e a prevalência da posição incômoda do intelectual em face da sociedade tal como esta se veio configurando a partir da Revolução Industrial.
Em meio à “hesitação conservadora intencional”, traço da grande imprensa brasileira dos últimos anos da escravidão, Juremir Machado da Silva destaca