Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 38: Química II
Foram encontradas 40 questões
( ) Os íons 23Na+ e 24Mg2+ são classificados como isoeletrônicos e isótonos;
( ) O F- no estado fundamental possui 9 prótons e 9 elétrons. No entanto, como sua carga é - 1, significa que ele perdeu 1 elétron, ficando com 8 no total;
( ) O Al3+ no estado fundamental possui 13 prótons e 13 elétrons. No entanto, como sua carga é 3+, significa que ele perdeu 3 elétrons, ficando com 10 no total;
( ) Os isótopos do hidrogênio recebem os nomes de prótio (1H1 ), deutério (1H2 ) e trítio (1H3 ). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, iguais a: 0, 1 e 2;
( ) Isótopos são variações de um elemento químico que possuem o mesmo número de prótons, mas diferem no número de nêutrons, resultando em massas atômicas distintas para cada isótopo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Utilizando-se do comportamento ácido-base, analise as afirmativas abaixo, indicando, nos parênteses, se são verdadeiras ou falsas.
( ) Na reação H2SO4 + HF ⇄ HSO4 - + H2F + o ácido fluorídrico é uma base de Brönsted-Lowry.
( ) Na reação BF3 + F- ⇄ BF4 - a espécie química BF3 é uma base de Lewis.
( ) Na reação CO3 2- + H2O ⇄ OH- + HCO3 - o íon OH- é uma base de Arrhenius.
A sequência correta, de cima para baixo, é
As espécies químicas I, II e III são representadas, respectivamente, pelas seguintes fórmulas:
Analise as afirmativas abaixo:
I – Na problematização inicial apresentam-se situações hipotéticas que estão envolvidas nos temas, embora também exijam, para interpretá-las, a introdução dos conhecimentos contidos nas teorias científicas.
II – Na organização do conhecimento, os conhecimentos selecionados como necessários para a compreensão dos temas e da problematização inicial são sistematicamente estudados neste momento, sob a orientação do professor. As mais variadas atividades são então empregadas, de modo que o professor possa desenvolver a conceituação identificada como fundamental para uma compreensão científica das situações problematizadas.
III – Na aplicação do conhecimento, a meta pretendida neste momento é de capacitar os alunos apenas ao emprego dos conhecimentos, no intuito de formá-los para que articulem, constante e rotineiramente, a conceituação científica com situações reais, e simplesmente encontrem uma solução, ao empregar algoritmos matemáticos que relacionam grandezas ou resolver qualquer outro problema típico dos livros-textos.
Podemos afirmar que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Essas substâncias são contaminantes persistentes que podem ser encontrados na água, no solo contaminado e no ar. São substâncias acumulativas que podem se tornar prejudiciais à saúde. São compostos lipossolúveis, ou seja, tendem a se dissolver em tecidos gordurosos, provocando a bioacumulação dessas substâncias nos níveis tróficos mais altos da cadeia alimentar.
Qual é o principal tipo de interação responsável por essa bioacumulação?
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:
K2Cr2O7(aq) + H2SO4(aq) + C2H6O(g) → Cr2(SO4)3(aq) + H2O(l) + C2H4O(g) + K2SO4(aq)
Após o balanceamento da reação química ocorrida no etilômetro, a soma dos coeficientes estequiométricos mínimos inteiros dos produtos é
Qual a pressão parcial da água em uma mistura de 180g de água com 154g de tetracloreto de carbono, a 25ºC? (Dados: H = 1 g.mol-1 , C = 12 g.mol-1 ; O = 16 g.mol-1 ; Cl = 35,5 g.mol-1 )
2NaN3(s) → 2 Na(s)+ 3N2(g) 10 Na(s) + 2 KNO3(s) → K2O(s) + 5 Na2O(s) + N2(g)
Dados:
Na (23 g.mol-1 ), N (14 g.mol-1 ), K (39 g.mol-1 ) e O (16 g.mol-1 ) Volume molar nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP)=22,4L
Quando 100g de azida de sódio e 0,8 mol de nitrato de potássio são misturados, o volume de gás produzido na CNTP, em litros, para inflar o “airbag” será
Ao transferir-se 8,3 mL de HCl P.A. para um balão volumétrico de 500mL, qual a concentração final da solução após diluição com água destilada?
I. O autor acredita em especialização e em especialistas, pois ao emprestarmos demasiado respeito ao especialista, nós estamos contribuindo com a comunidade de aprendizagem, com a tradição racionalista e com a ciência.
II. A pesquisa, por ser mais plástica e mais aberta a experimentações, inclusive a experimentos que fracassam e não levam a lugar algum, em princípio seria mais favorável e poderia abrir novos caminhos para o conhecimento.
III. O ensino é por demais conservador, ultradisciplinar, os departamentos funcionam como verdadeiros cartórios e há os problemas dos concursos e dos diplomas. Então, o terreno do ensino é pouco ou nada favorável a experiências extradisciplinares e à livre cooperação dos campos do conhecimento.
IV. A condição para se introduzir a transdisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é simplesmente trocar o foco nas matérias e nas disciplinas, com suas fronteiras e demarcações, pelos temas e problemas, quaisquer que sejam eles, especialmente aqueles gerados fora do campo disciplinar, nas interseções das disciplinas e nas interfaces das diferentes áreas do conhecimento.
Estão de acordo com as ideias dos autores, as afirmativas
I - C12H22O11 II - MgSO4 III - NaCl IV - Ca3(PO4)2
Quais afirmativas apresentam a maior e a menor temperatura de ebulição, respectivamente?
O primeiro, tempo de admirar-se, é quando o professor olha para saber como é, e não para saber se é como queria que fosse. Busca-se a aproximação e o diálogo; um olhar mais amplo, dedicado, sempre presente. É o tempo de aprender a observar, registrar, reunir dados, ler tarefas, escutar os alunos e trocar ideias com outros professores.
O segundo, tempo da reflexão, nos aponta maneiras de aprender a questionar nossas hipóteses o tempo todo. É o momento de termos humildade, no sentido de pensar no que somos, e sabemos para interpretar o que está havendo acerca da realidade observada.
O terceiro, tempo da reconstrução das práticas avaliativas, é o tempo da ação reflexiva, da mediação. Esse é o tempo da tomada de consciência, tempo de professores comprometidos, tempo do estudo, do preparo, da qualificação profissional.
Neste contexto, a concepção de avaliação citada é a

Qual a massa de cristais que se separam da solução, quando 400g de uma solução saturada de KNO3 a 30ºC é resfriada até 0ºC?
Nos estudos para a publicação do livro “Educação em Química: Compromisso com a Cidadania” (2010), obra de Schnetzler e Santos, foram ouvidos educadores químicos brasileiros que opinaram sobre como, se pode construir a cidadania com o ensino de química. Essas falas foram transformadas em alternativas para fazermos educação, e nos auxiliam a entender como o ensino de química para a cidadã e o cidadão deve estar centrado na interrelação de dois componentes básicos: __________ e __________ , pois para o cidadão ou a cidadã participar da sociedade ele ou ela precisa não só compreender a química, mas entender a sociedade em que está inserido(a).
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:

Utilizando-se dos potenciais fornecidos, constata-se que a reação espontânea é
Qual processo envolve liberação de calor?
Entre as citadas abaixo, a afirmativa que NÃO está de acordo com a obra é:
Dados: Zn (65 g.mol-1 ) e 1mol de elétrons equivale a 96.500 Coulombs.
No processo de galvanização, ao passar uma corrente elétrica de 1,0 A, durante 16min e 5s, depositam-se na grade:

A partir das entalpias de formação, qual a entalpia de combustão do metano?