Questões de Concurso Público IF-TO 2017 para Arquiteto e Urbanista
Foram encontradas 25 questões
O desenho urbano da cidade tradicional através do parcelamento e a divisão cadastral separa o solo privado do solo público, composto pela superposição de três conjuntos: as vias, os lotes e as edificações. Na urbanística moderna, houve a supressão de um dos termos dessa relação e o tecido urbano restringe-se a uma confrontação entre o sistema viário e as edificações, dada a ausência de propriedade do solo e, consequentemente, de parcelamento fundiário e de alinhamentos que estabeleçam o limite do domínio público. É o edifício sozinho que se relaciona com a via, devendo ser proibido o alinhamento das habitações ao longo das vias de comunicação.
Marque a alternativa correta, que apresenta o nome de uma cidade tradicional e uma cidade moderna, respectivamente, com as características morfológicas acima mencionadas.
A lei federal 12.651, de 25 de maio de 2012, conhecida como novo Código Florestal, considera Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular.
Marque a única alternativa correta a seguir que
está de acordo a Lei.
A urbanística moderna preocupar-se-á exageradamente com a distribuição dos usos do solo. O funcionamento da cidade constituirá um vetor fundamental de planejamento. Como caso extremo, os postulados da Carta de Atenas propõem o zoneamento das principais funções na cidade.
Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
A densidade urbana é um indicador fundamental para auxiliar no planejamento urbano e regional e gestão das cidades. Usualmente, há duas maneiras mais empregadas para indicar especificidades ocupacionais de um local qualquer em relação à densidade.
Com base nas afirmativas acima, marque a
alternativa correta.
As chamadas cartas patrimoniais são documentos cujo caráter é indicativo ou, no máximo, prescritivo. Constituem base deontológica para as várias profissões envolvidas na preservação, mas não são receituário de simples aplicação.
A Carta de Veneza, fruto do II Congresso Internacional de Arquitetos e de Técnicos de Monumentos Históricos realizado em Veneza, em 1964, permanece como documento-base do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), criado em 1965 e acolhido pela Unesco como órgão consultor e de colaboração.
A seguir, são reproduzidos excertos desse documento. Escolha a alternativa correta que corresponde à sequência de lacunas em branco.
Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, distinguindo-se, todavia, das partes originais a fim de que a ________ não falsifique o documento de arte e de história.
Todo trabalho de ________ deverá, no entanto, ser excluído à partida; somente a anastilose (recomposição das partes existentes mas desmembradas) poderá ser encarada. Os elementos de integração serão sempre reconhecíveis e representarão o mínimo necessário para assegurar a conservação do monumento e restabelecer a continuidade de suas formas.
A ________ de um monumento implica a preservação de um esquema em sua escala. Enquanto subsistir, o esquema tradicional será conservado, e toda construção nova, toda destruição e toda modificação que poderiam alterar as relações de volumes e de cores serão proibidas.
Os trabalhos de ________ devem ser executados em conformidade com padrões científicos e com a “Recomendação Definidora dos Princípios Internacionais a serem aplicados em Matéria de Escavações Arqueológicas”, adotadas pela UNESCO em 1956.
A ________ é uma operação de caráter
excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar
os valores estéticos e históricos do monumento e
fundamenta-se no respeito ao material original e
aos documentos autênticos. Termina onde começa a
hipótese.
O conforto térmico, uma das premissas a favor da qualidade ambiental das edificações, pode ser obtido por meio do bom emprego de brise-soleils, que são elementos recorrentes na arquitetura moderna brasileira, capazes de controlar a entrada de irradiação solar nas edificações, variando conforme orientação das fachadas.
Na maior parte do território brasileiro, qual é a melhor indicação para o posicionamento das aletas desses elementos para as fachadas, respectivamente, leste, norte e oeste? Escolha a sequência correta.
Tendo em vista algumas teorias que abordam as estruturas e a ordenação do espaço edificado na paisagem urbana, apresentam-se sinteticamente três importantes posturas metodológicas de análise urbana desenvolvidas por autores consagrados, e aplicadas ao longo da segunda metade do século XX, constituindo referências importantes para a cultura e a prática contemporânea do urbanismo:
I. Construção teórica que se concentra em abordar as relações entre o público e o privado como instância privilegiada para apreender – e, desse modo, aprender a projetar – o espaço arquitetural/urbano.
II. Proposição de visão serial como uma metodologia de análise da paisagem. Ilustra a maneira complexa e fragmentada pela qual os espaços arquitetônicos e urbanos se revelam ao nosso olhar. Baseia-se em uma análise intuitiva e artística da paisagem urbana, apresentando três maneiras (categorias) pelas quais o meio ambiente pode gerar respostas emocionais: ótica, lugar e conteúdo.
III. Contribuição teórica que se concentra no lançamento de fundamentos para uma leitura do ambiente baseada na percepção do usuário, definindo categorias de análise da forma visual da cidade. Método de leitura ambiental – perceptiva e cognitiva – baseado em cinco categorias: vias, nós, limites, bairros e marcos.
Escolha a alternativa que relaciona, em sequência correta, os nomes dos personagens responsáveis por tais proposições teóricas.
Trata-se de um tipo de alicerce raso que abrange toda a área da construção, transmitindo as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura descarregando-as sobre uma grande área do solo. Normalmente, executa-se em concreto armado simples, mas também pode ser de concreto protendido quando a obra exigir reforços.
Escolha a alternativa correta que corresponde ao enunciado.
Em 1985, o arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão Universal Design (Desenho Universal), influenciando a criação de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, em sua máxima extensão possível. Juntamente com deficientes físicos e profissionais do campo do design, Mace relacionou preocupações com a oferta de ambientes que pudessem ser utilizados por um maior número de pessoas, favorecendo, desse modo, a biodiversidade humana e proporcionando uma melhor ergonomia para todos.
Hoje em dia, o conceito de Desenho Universal é ponto recorrente na legislação, bem como em muitas normas técnicas.
Na década de 1990, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), esse conceito estabeleceu-se através de sete princípios listados a seguir, dos quais dois apresentam incorreções.
I. Uso equitativo.
II. Uso flexível.
III. Uso simples e intuitivo.
IV. Informação de fácil percepção.
V. Intolerância ao erro (segurança).
VI. Esforço físico mínimo.
VII. Dimensionamento de espaços para acesso e uso não abrangente.
Escolha a alternativa que apresenta os dois
princípios incorretos.
A ventilação é uma das variáveis que mais influem na sensação de conforto térmico do homem. Assim, os princípios básicos que governam o fluxo de ar são a inércia, as fricções por movimento e a diferença de pressão por deslocamento (Romero, 2001). Com base nas afirmativas acima, poderá haver:
Marque a alternativa correta.
Segundo Romero (2001), a ventilação urbana apresenta destacada possibilidade de alteração durante o processo de ocupação do solo. Conhecer a tendência de comportamento do movimento do ar em uma determinada zona, segundo a época do ano, permitirá modificá-lo para seu aproveitamento, controlando sua intensidade e fluxo. Esse processo só se torna possível através do (a):
Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta.
Identificar o caráter de uma região torna-se imprescindível para alcançar a sustentabilidade do espaço construído, pois, além da conservação da natureza, temos também que adotar práticas locais, tradicionais e endógenas, ou melhor, recuperar o espírito do lugar, o genius loci. Partindo dessa premissa, os espaços urbanos devem ser tratados como uma unidade e uma relação com o ambiente na qual constituem as bases para o projeto. Neste caso, leva-se em consideração:
Marque a alternativa correta.