Questões de Concurso Público IF-TO 2022 para Técnico de Laboratório/Área: Análises Clínicas
Foram encontradas 25 questões
Todas as proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Os aminoácidos possuem uma estrutura comum, contendo um grupo amino e um grupo carboxila e o chamado grupamento lateral. Esse último é a estrutura que fornece identidade ao aminoácido. A combinação de diferentes aminoácidos, bem como a quantidade de aminoácidos presentes em uma molécula de proteína, confere a ela peso e carga elétrica específica. A técnica de eletroforese de proteína é possível graças a essas características. Com base nesse conhecimento avalie o gráfico de uma corrida eletroforética padrão de soro humano.
Avalie os itens e selecione a alternativa correta.
Em imuno-hematologia, a pesquisa dos grupos sanguíneos do Sistema ABO de um indivíduo pode se dar por duas provas: Prova Direta (ou Beth-Vincent): deve ser executada com soro Anti-A, Anti-B e Anti-A,B; Prova Reversa (ou prova de Simonin): deve ser feita com hemácias tipadas A e B. A prova reversa é uma contra-prova fundamental para a conclusão da pesquisa. O quadro abaixo demonstra resultados da prova direta. Qual entre as opções abaixo preenche corretamente os resultados esperados para as colunas Prova Reversa e Sistema ABO?
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/87902/6b45f0c6bd4e24320cd4.png)
Considere a planilha abaixo criada no Microsoft Excel 2010 para verificação de intercorrências com amostras de pacientes. Na planilha estão listados números de séries referentes aos pacientes na coluna A, intercorrência na coluna B e ação na coluna C. O técnico de análises clínicas Vicente, com o intuito de aumentar sua produtividade, resolve escrever uma fórmula lógica nas células da coluna C. Identifique a fórmula utilizada corretamente por Vicente para retornar o resultado “verificar” nos pacientes 4646 e 18294.
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/87902/a990eaa8c446d50baa7b.png)
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/87902/f677f3d397a75f11377e.png)
Sobre a análise espectrofotométrica do líquido cefalorraquidiano pelo método de Brandford é possível afirmar que
Abaixo temos o desenho de dez (10) vidrarias ou equipamentos laboratoriais.
A alternativa que contêm somente vidrarias que
podem ser utilizadas para mensuração de líquidos
com a finalidade de preparo de uma solução de
concentração conhecida em laboratório é:
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/87902/b88388fccb44eee13231.png)
Qual das afirmativas a seguir expressa corretamente os conceitos de automação da determinação da glicose e o método descrito na questão e seus reagentes?
A figura a seguir é um esquema representativo de um microscópio óptico binocular, com indicação numérica de seus componentes.
Assinale a alternativa que possui correspondência
entre todos os números e os nomes corretos do
componente do microscópico óptico.
Um litro de uma solução concentrada de tampão fosfato (PBS) potencial hidrogeniônico - pH 7,2 foi preparada no laboratório utilizando a composição descrita abaixo:
NaCl (Cloreto de Sódio) 82gr
Na2HPO4 + 12H2O (Fosfato de SódioDibásico) 10,5gr
NaH2PO4 + H2O (Fosfato de Sódio Monobásico. 3,55gr
H2O (água) q.s.p. 1L
Legenda: gr - grama; L - litro; q.s.p. - quantidade suficiente para.
Após preparo da solução concentrada, retira-se 100ml (mililitro) dessa solução e dilui-se com 900ml de água ultra purifica. Ajusta-se o pH com gotas de HCl 1M (Ácido Clorídrico 1Molar) e ou NAOH 1M (Hidróxido do Sódio 1 Molar) conforme a necessidade, produzindo 1 litro da solução tampão de uso.
Sobre o preparo e uso de soluções tampão podemos
dizer que
O laboratório de Análises Clínicas, segundo a RDC222/2018, deve ter um plano de tratamento e de descarte de resíduos (PGRSS). Analise as afirmativas I a IV acerca da legislação que trata de resíduos laboratoriais e, posteriormente, assinale a alternativa correspondente.
I. Os resíduos de serviço de saúde (RSS) que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa.
II. As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.
III. Os RSS no estado sólido, quando não houver orientação específica, devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente à ruptura e ao vazamento e impermeável, devendo ainda ser respeitados os limites de peso de cada saco, assim como o limite de 1/3 (um terço) de sua capacidade, garantindo-se sua integridade e fechamento.
IV. Os sacos contendo RSS do grupo A de fácil putrefação devem ser substituídos no máximo a cada 24 (vinte e quatro) horas, independentemente do volume.
Estão corretas apenas as afirmativas