Questões de Concurso Público IFB 2017 para Professor - História
Foram encontradas 50 questões
( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. ( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. ( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. ( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. ( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
Ao longo dos anos que envolveram o processo de colonização da América portuguesa, os colonizadores submeteram as populações nativas a diversas formas de trabalho, que culminaram no declínio demográfico desses povos. Contudo, em relação à escravidão de origem africana, o mercado de escravos nativos permaneceu reduzido.
Assinale a alternativa CORRETA com relação às condições que dificultavam o trato regular
de escravos nativos:
Considerando as práticas legais pelas quais os escravos indígenas eram obtidos para o trabalho compulsório na América portuguesa, faça a correspondência entre as denominações dessas práticas e suas definições:
I) Resgates
II) Cativeiros
III) Descimentos
( ) Determinavam a posse dos cativos que fossem apresados por meio de “guerra justa”, consentida e determinada por autoridades régias. Aprisionados por esta modalidade, os índios se tornavam escravos por toda a vida.( ) Referiam-se aos deslocamentos forçados dos índios dos sertões para os aldeamentos próximos a vilas, cidades e portos, onde os nativos eram misturados e enquadrados por autoridades civis e religiosas. A mão de obra obtida desta forma só podia ser utilizada mediante o pagamento de salário, conforme a lei.
( ) Previam a troca de mercadorias por nativos que fossem prisioneiros de outros nativos. Segundo a lei (alvará de 1574), só os indígenas já presos e prontos para serem mortos podiam ser objeto de troca e sua posse seria limitada a dez anos.
A alternativa que mostra a ordem CORRETA da numeração da correspondência é:
“Pai taverneiro, filho barão, neto mendicante”.
O ditado popular acima mencionado já era conhecido nos tempos do Brasil escravista. Paradoxalmente, enquanto, por um lado, ilustrava a instabilidade financeira reinante durante a colônia e o império (o que dificultava que uma mesma família mantivesse por gerações o mesmo grau de posses), por outro lado, refletia também os mecanismos gerais de acumulação de capital e de diferenciação social naqueles contextos.
Sobre as características gerais da formação das elites do Brasil escravista, todas as afirmativas abaixo estão incorretas, EXCETO:
Vivenciando boa parte dos eventos narrados, o historiador marxista Eric Hobsbawm analisa os anos que vão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS, afirmando que este foi um período marcado pela “guerra mundial de 31 anos”.
Assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE esse ponto de vista de Eric Hobsbawm:
Abaixo, reproduzimos trechos de dois poemas que abordam o otimismo socialista diante da vitória do Exército Vermelho sobre os nazistas em Stalingrado (julho de 1942 - fevereiro de 1943).
Tua Pátria de louros e martírios,
o sangue no teu esplendor nevado,
o olhar de Stalin sobre a neve
tingida com teu sangue, Stalingrado.
(“Novo canto de amor a Stalingrado” – Pablo Neruda)
As cidades podem vencer, Stalingrado!
Penso na vitória das cidades, que por enquanto é apenas uma fumaça subindo do
Volga.
Penso no colar de cidades, que se amarão e se defenderão contra tudo.
Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres,
a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem.
(“Stalingrado” – Carlos Drummond de Andrade)
A aliança capitalista-comunista contra o nazismo foi decisiva para a vitória contra o nazismo e para a
sobrevivência da democracia. Contudo, podemos afirmar que esta encerra também uma contradição.
Todas as opções abaixo apontam aspectos importantes dessa contradição, EXCETO:
A última parte do século XX, que, de acordo com E. Hobsbawn, podemos recortar como tendo começado a partir do início da década de 1970 até os anos de 1990, configurou-se em uma era de crise geral que atingiu indistintamente economias capitalistas e socialistas. Nesse contexto, os problemas econômicos resultavam da combinação de conjunturas de mercado desfavoráveis com profundas mudanças estruturais.
Assinale a opção que aponta para uma importante mudança estrutural do período analisado:
A desintegração econômica da URSS entre final dos anos de 1980 e início de 1990 acelerou sua desintegração política, levando ao desaparecimento repentino do domínio do comunismo na vasta área sobre a qual, durante mais de meio século, havia mantido sob controle.
Assinale a alternativa que aborda uma das razões que motivaram a desintegração da URSS:
O termo Guerra Fria já encerra em si uma contradição. Durante a segunda metade do século XX, o fenômeno opôs as duas superpotências mundiais (URSS e EUA), em um cenário de medo pelo perigo iminente de destruição da humanidade diante de um possível – mas pouco provável – conflito nuclear.
A respeito da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:
“Ele estava deitado de barriga para baixo sem vida na areia, de camiseta vermelha e com seu short azul escuro. A única coisa que eu poderia fazer era tornar seu clamor ouvido. Naquele momento, eu pensei que poderia fazer isso ao acionar minha câmera e fazer sua foto”.
Depoimento da fotógrafa Nilüfer Demir, que cobria a crise migratória em Bodrum para a agência de notícias Dogan.
No dia 02/09/2015, a imagem acima correu o mundo por meio dos periódicos, dos telejornais e das redes sociais, comovendo as sociedades e levando a comunidade internacional a reconhecer a gravidade da crise de refugiados vivida atualmente.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos estudos historiográficos que pretendem
explicar o tempo presente:
Um dos argumentos utilizados quando se questiona a História do Tempo Presente como disciplina é a problemática definida por Pieter Lagrou como a “unidade temporal do sujeito e do objeto, daquele que estuda e aquilo que estuda” (LAGROU, 2000), o que coloca em xeque algumas opções metodológicas do historiador.
Em relação às questões metodológicas que informa a prática da História do Tempo Presente, podemos afirmar que todas as afirmações estão corretas, EXCETO:
O crescimento da ultradireita em países da Europa Ocidental, acompanhado de certo desprestígio pela democracia, ainda latente na América Latina, justificariam, segundo o historiador argentino Gonzalo Amézola, a inserção das temáticas da História do Tempo Presente nos currículos escolares. Contudo, algumas dificuldades com relação à sua presença nas salas de aula também podem ser identificadas, de acordo com o mesmo autor (PORTO JR., 2007, p. 146-150).
Assinale a alternativa que aborda CORRETAMENTE um problema a ser considerado quando se fala no ensino da História do Tempo Presente na Educação Básica:
Leia as afirmativas sobre o conceito de História do Tempo Presente.
I) Refere-se ao campo da história que se dedica aos estudos do período após a II Guerra ao final do século XX.
II) Consiste na produção historiográfica na qual não houve ruptura cronológica entre o tempo dos acontecimentos e o tempo da escritura de sua história.
III) Identifica-se com os estudos historiográficos da História Contemporânea, que utilizam como metodologia a história oral.
IV) Campo da história em que o historiador é contemporâneo dos acontecimentos que ele estuda, não havendo, portanto, o elemento de alteridade próprio dos estudos de períodos mais afastados.
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS: